11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Comemorando 1 ANO do novo site!

escoteiro-arthur-em-destaque

internauta_com_selo_20_anos

Hoje a cidade de Vitória, onde está baseado o nosso Grupo Escoteiro, está completando 465 anos de idade e o nosso novo site está completando 1 ANO de presença na web!

O lançamento do novo site profissionalizou e ampliou bastante a nossa presença na web pois, junto com ele, foram lançados canais e páginas em várias redes sociais, o que representou uma melhoria significativa na comunicação interna e externa do nosso Grupo.

A partir do nosso novo site, os participantes do Grupo e pessoas próximas passaram a receber e compartilhar mais as informações sobre nossas atividades e nossa exposição na web nos abriu portas para o contato com instituições e empresas com as quais estabelecemos parcerias, além de proporcionar uma integração maior com outros Grupos e com escalas superiores da organização do Movimento Escoteiro. Por exemplo, foi a partir da projeção do blog do nosso site no cenário estadual que surgiu o convite para o nosso webmaster ser nomeado o webmaster da União dos Escoteiros do Brasil, Região do Espírito Santo.

[icon name=”bar-chart” class=”” unprefixed_class=””] Estatísticas do site

Desde o dia 08/09/2015, quando foi lançado, o nosso novo site já recebeu mais de 17.000 visitas de internautas. Sabemos que essas visitas não vem só dos voluntários, pais e jovens do nosso Grupo pois somos muito poucos comparado a esses milhares de acessos. Na verdade, nesse primeiro ano de existência, nosso site teve visitas de dezenas de outros países, além do nosso Brasil.

Isso mesmo! Apesar da grande maioria dos acessos serem originados no Brasil, temos o registro de visitas de internautas de lugares distantes como a Finlândia e o Azerbaijão, e enquanto você lê esse artigo pode haver uma pessoa acessando o nosso site em um café, na Champs Elysées, em Paris!

grafico-paises-2016
Países de onde originaram a maior parte das visitas ao nosso site em 2016
Para comemorar esse um ano de existência, em que foram publicados dezenas de novos artigos no blog do nosso site, selecionamos alguns deles para recordar. Você pode clicar nos links abaixo para acessar esses artigos na íntegra, se ainda não os leu ou se simplesmente desejar recordar do conteúdo e viver as lembranças daquele dia.

[icon name=”life-ring” class=”” unprefixed_class=””] O artigo “mais do mar”

O nosso coração bate mais forte quando falamos do mar pois somos escoteiros do mar, então, o artigo que reportou a nossa visita ao Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, no ano passado, tem um significado especial para nós e ficou guardado em nossos corações.

Essa não foi a primeira visita do Grupo a esse navio escola que representa a Marinha do Brasil nos quatro cantos do mundo. Em 2011 já tínhamos feito uma outra visita e reportado em um artigo no nosso blog, na época. Mas dessa vez tiramos mais fotos, levantamos mais informações e fomos tratados de uma forma muito especial pela Capitania dos Portos do Espírito Santo, que nos proporcionou uma visita exclusiva a esse incrível veleiro.

Foi nessa visita que tiramos uma das fotos que serviu de cabeçalho para nosso site até o mês de maio de 2016, quando a mesma foi substituída pela obra de arte fotográfica produzida pelo Chefe Estêvão, em sua última visita ao nosso Grupo (volta, chefe Estêvão!)

https://escoteirosdoilha.org/2015/09/27/nossa-visita-exclusiva-ao-veleiro-cisne-branco/

[icon name=”bell” class=”” unprefixed_class=””] O primeiro artigo do novo site

Foi o artigo inicial, do lançamento. Apesar de não falar de uma atividade escoteira, esse artigo celebrava a evolução da nossa comunicação com o mundo e acenava com um novo potencial de divulgação do Movimento Escoteiro.

https://escoteirosdoilha.org/2015/09/08/surge-um-novo-site-na-web/

 

 [icon name=”bookmark” class=”” unprefixed_class=””] O artigo mais visitado

Foram 180 visitas feitas no dia 29/05/2016 ao nosso site. A maioria delas à página sobre a atividade “MasterChef Escoteiro”, que fez muito sucesso na web e no facebook. Como dizem os jovens do nosso Grupo “Esse artigo bombou!”.

https://escoteirosdoilha.org/2016/05/29/master-chef-escoteiro/

[icon name=”arrows” class=”” unprefixed_class=””] O artigo mais completo

Esse artigo foi especial porque reportou uma manhã com investidura de quatro lobinhos, o recebimento de insígnia de envolvimento com a comunidade de quatro lobinhos, o comunicado de que uma escoteira do nosso grupo seria a condutora da tocha olímpica em sua passagem por Vitória, a passagem de um lobinho e uma lobinha para o ramo escoteiro, a entrega de certificados de especialidade para escoteiros, uma roda de canção, uma trilha ecológica dos seniores e um momento de reflexão, com estudos e discussões dos pioneiros do Grupo. Por fim esse artigo reportou a promessa da dirigente Alexsandra Silvestre, a participação ativa dos pais na orientação das atividades dos lobinhos, a secretaria com seu trabalho administrativo e na sua interação com os pais durante as atividades dos jovens e anunciou o Curso Básico e o Curso Preliminar para adultos. Por fim, o artigo comunicou sobre a reunião de chefia que ocorreu no período da tarde desse mesmo dia. Sobre a nossa presença nas redes sociais, esse artigo anunciou a milésima foto postada em nossa página no Flickr ( depois disso, em quatro meses, mais que dobramos o número de fotos publicadas!).

É necessário um parágrafo inteiro para resumir as progressões, atividades, evolução dos jovens e do grupo reportadas nesse artigo. Isso fez dele o artigo mais completo do novo site. Tão completo como as atividades do grupo nesse dia!

https://escoteirosdoilha.org/2016/05/08/resumo-das-atividades-de-07052016/

[icon name=”share-alt” class=”” unprefixed_class=””] Redes sociais

As redes sociais que foram lançadas junto com o site representaram um suporte recíproco, em que mais visitas e curtidas nas redes sociais representava mais visitas à página, que gerava mais visitas às páginas e perfis nas rede sociais. Veja abaixo o que evoluiu da nossa presença nas redes sociais durante esse primeiro ano de atividades das mesmas.

[wp-svg-icons icon=”flickr-3″ wrap=”i”] Flickr

Em 5/9/2016, pouco antes de nossa página completar um ano, atingimos a marca de 2.000 fotos publicadas! Hoje são 2.050 fotos em 70 álbuns que contam a nossa história desde o mês de agosto/2015, quando realizamos o Acampilha 2015, até o desfile cívico ocorrido ontem, 07/09/2016, mas incluindo um álbum muito especial, com fotos da época da fundação do Grupo.

O álbum mais visitado, até o momento, foi o do V Acampalobos, ocorrido em de 26 a 28/05/2016 e que possibilitou aos nossos lobinhos viver muitas aventuras e conhecer Akelás, Baloos, Bagheeras e lobinhos de outros Grupos Escoteiros do Espírito Santo.

 

V Acampalobos - 26/05/2016
Lobinhos do Ilha foram destaque no V Acampalobos. Foto: Estêvão Salles (f64br)

[wp-svg-icons icon=”youtube” wrap=”i”] Youtube

A estrela do nosso canal do youtube, que hoje tem centenas de visualizações, é o popularíssimo treino de  “Huga huga chá chá chá”, realizado pelos escoteiros do Ilha em 23/5/2016.

NOTA: Talvez com a revelação da popularidade desse vídeo, mais pessoas vão clicar na imagem abaixo para assisti-lo e ele vai ficar mais popular ainda  😉 .

[wp-svg-icons icon=”facebook-2″ wrap=”i”] [wp-svg-icons icon=”google-plus-3″ wrap=”i”] Facebook  e Google+

Centenas de pessoas curtiram a nossa página pública no facebook. Os artigos publicados no blog do nosso site são automaticamente replicados nessa página, que já conta com milhares de curtidas em artigos. Isso sem contar a nossa página privada em que publicamos comunicados e notícias do nosso Grupo e do mundo escoteiro em geral. Os artigos do nosso blog também são replicados em nossa página do google+.


E foi isso! Agora o nosso Grupo tem 20 anos de existência e o nosso novo site tem 1 ano de presença na web.

Que bons ventos nos levem a uma espiral crescente e sustentável de evolução de nossa presença na web, e que possamos continuar proporcionando divertimento e aprendizados para os nossos jovens de modo a estarmos, cada vez mais, dando uma contribuição importante para construirmos um mundo melhor.