11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Animação marca volta das férias do Ilha de Vitória!

Fim de férias para o GEMar Ilha de Vitória. No último sábado, dia 11 de agosto, lobinhos, escoteiros, seniores, chefes, dirigentes e familiares acordaram cedo para o encontro marcado –  o retorno das atividades do grupo escoteiro. Foi dia de receber também crianças e jovens interessados em ingressar nos diversos ramos do grupo. E eles já iniciaram fazendo parte do I.B.O.A. A animação era contagiante!  Muitas novidades e jovens recebendo insígnias e certificados. Além da alegria por recepcionar os novatos neste dia de atividades.

Acredito que o escotismo agrega conhecimento, instrução e disciplina. Valores como diversão e a atividades ao ar livre ajudam na decisão de trazer meu filho para o Ilha.

Marcelly Pedroni – mãe de Arthur Pedroni (iniciando no Ramo Lobinho)

 [icon name=”gift” class=”” unprefixed_class=””] Retornando com muitas novidades!

Logo após o hasteamento da bandeira foi a hora da entrega de certificados e distintivos de reconhecimento. A emoção toma conta do ar! A primeira a receber foi a lobinha Maria Luíza Ventura Leão, que recebeu o Distintivo de Cruzeiro do Sul. Das mãos do  chefe Giovani Abrantes, representante da UEB Região Espírito Santo, sob o olhar orgulhoso da Akelá Sylvia Lessa, perante seus pais e demais integrantes do grupo, Malu, como é carinhosamente chamada pelos colegas da alcateia, recebeu o sonhado distintivo do Ramo Lobinho. Mais um grau máximo na nossa alcatéia! Parabéns, uma conquista que orgulha todo o grupo!

[icon name=”star” class=”” unprefixed_class=””] Destaque para as Escoteiras

Na Tropa Escoteira teve entrega de distintivo também – a Insígnia de Grumete, uma especialidade da Modalidade do Mar. Ela é concedida àqueles que possuírem três especialidades relativas a Modalidade do Mar, em nível 2. Com muito empenho, disciplina e persistência, cinco escoteiras cumpriram todos os requisitos e receberam das mãos do Chefe da Tropa Escoteira Épsilon, Richardson Murta, a tão almejada insígnia.  As jovens demonstraram o crescimento e comprometimento que alcançaram ao longo de suas trajetórias no movimento escoteiro, motivo de orgulho e alegria para seus chefes de patrulhas.

Bravo! Bravo! Bravo para:

  • Bárbara Campos;
  • Cecília Oliveira;
  • Laís Yumi;
  • Letícia Salvattici;
  • Sophia Oliveira.

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””]Meus irmãos Escoteiros do Ilha de Vitória, em especial os jovens Bárbara Campos, Cecília Oliveira, Laís Yuni, Letícia Salvattici e Sophia Oliveira, no mês de agosto vocês fizeram história não somente no 011 Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, mas também na Região Escoteira do Espírito Santo. Nesta nova roupagem do Escotismo, não me recordo de ninguém conquistar a Insígnia de Grumete. Há 18 anos participei das atividades do Ilha de Vitória com a saudosa tropa Sênior Mista Impisa e tínhamos uma força incrível que transpassa o tempo. Pegando o cerne no nome GRUMETE temos que ter essa força para transpassar o tempo, com amizade e discernimento. Temos que ter humildade do trabalho que o bom Grumete tem, e mesmo sendo árduo, alguém tem que fazer. Deixo o registro de meu Bravo, Bravo, Bravíssimo para vocês e para todos os Voluntários do nosso único Grupo Escoteiro do Mar por proporcionar uma “embarcação” de conhecimento, “lastro” para o equilíbrio no dia a dia e “velas” ao vento para o Sucesso. Bons ventos para vocês meus irmãos do mar.[icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Luciano Rodrigues, Diretor-presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Região do Espírito Santo

[icon name=”trophy” class=”” unprefixed_class=””] Eficiência certificada

Teve também certificado de Eficiência! Erick Kenzo pode receber seu cordão vermelho e branco, resultado de uma trajetória de engajamento na atividade escoteira! Seus pais, os chefes Frank e Marcia e sua irmã Lais estavam radiantes com a conquista.

[icon name=”paw” class=”” unprefixed_class=””] Lobinhos chegando para reforçar Tropa Escoteira

E as novidades não param por aí, pois teve também mudança também na Jângal. Foi dia de alguns lobinhos deixarem suas matilhas para se aventurarem na “Cidade dos Homens – Tropa Escoteira”. Ao completarem 11 anos, os pequenos deixam o Ramo Lobinho e começam a explorar novos caminhos e descobertas no Ramo Escoteiro. Uma matilha inteira seguiu para a Tropa Escoteira. São eles:

  • Beatriz Trancozo;
  • Caio Francez;
  • Clara Gonçalves;
  • Edoardo Patrignani;
  • João Diego Lengruber;
  • Maria Luíza Leão.

O segundo semestre trouxe mudanças também para o Ramo Escoteiro. Despediram-se da Tropa Escoteira – Gustavo e Nicolle e foram integrar a Tropa Sênior. Abraços emocionados marcaram a despedida e deu início a uma nova fase na vida desses jovens. E para fazer o remanejamento entre chegadas e saídas dos jovens, os escoteiros fizeram o Conselho de Patrulha. Uma reunião, feita ali mesmo na praia, com o objetivo de redefinir e equilibrar as patrulhas. São observados o número de jovens por patrulha, como também a distribuição dos escoteiros mais experientes e dos novatos.

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””]Estamos retornando das férias cheias de gás. As meninas estavam ansiosas e sentindo falta das atividades. Hoje acordamos animadas e felizes para reencontrarmos os amigos do nosso Grupo![icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Cláudia Silveira – mãe da Escoteira Carol e da Lobinha Bruna

 [icon name=”lightbulb-o” class=”” unprefixed_class=””] Sênior: Construindo aprendizado!

Os seniores deram início ao desafio de construir um barco com cano de PVC e lona, e já contaram com a ajuda dos novos integrantes da Tropa. Sob a orientação das chefes Thaís e Andressa eles cortaram, lixaram e encaixaram os canos dando formato ao barco. Mas para que consigam navegar com segurança precisaram discutir, repensar e fazer algumas mudanças e adaptações no projeto. Para colaborar com os jovens, Chefe Albert Sholl trouxe sua experiência e expertise e contribui dando dicas com perguntas para aguçar a curiosidade dos jovens para analisar, pesquisar e acertar a embarcação.

[icon name=”hand-o-right” class=”” unprefixed_class=””] Concurso de curtidas

Ao final das atividades era a hora da entrega da premiação do Concurso de Curtidas lançada em comemoração ao Dia do Lenço Escoteiro. O desafio era postar uma foto usando o lenço escoteiro, no trabalho, escola… e quem conseguisse receber mais curtidas iria receber um lenço comemorativo do nosso Grupo Ilha de Vitória.

Os vencedores foram:

No Instagram:

  • Andressa Marangoni;
  • Laura Bolvolato;
  • Matheus Abreu.

No Facebook:

  • Eric Sabino;
  • Matheus Abreu;
  • Mathias Horta.

E isso tudo foi só no primeiro dia!! Vem conosco acompanhar o que preparamos nesse semestre! Atividades educativas, especialidades, mas também muita aventura! Sempre Alerta!

Mais fotos no nosso álbum no Flickr


Redação: Graziela Oliveira; Edição: Graziela Oliveira; Revisão: Aldrey Gonçalves Foto: Aldrey Gonçalves, Ana Botecchia, Chefe João GabrielTristão e Graziela Oliveira.