11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Nossas Guias e Seniores e a superação de desafios!

Tropa senior em atividade nautica

[icon name=”thumb-tack” class=”” unprefixed_class=””] Coluna do Chefe

 Por Albert Sholl

A temática escolhida para o programa da Seção neste mês de Agosto foi a de atividades náuticas e, nesse sentido, foram alinhados desafios a serem superados pelos nossos jovens, dando-lhes a oportunidade de desenvolver e aplicar suas habilidades de adaptação, tais como a tomada de decisões, resolução de problemas e gerenciamento de conflitos.

[icon name=”anchor” class=”” unprefixed_class=””] O Desafio

Para isso nos dias 11 e 18 deste mês, nossas Guias e Seniores dedicaram-se ao enfrentamento do desafio de construir uma embarcação a partir de canos e conexões de PVC e lona plástica, que fosse capaz de flutuar e embarcar jovens para que navegassem um trajeto. Foram várias horas de trabalho em equipe, de busca de soluções e ouvindo as sugestões que cada um tinha a oferecer para superar os problemas que se apresentavam à medida em que tomava forma a embarcação.

Quando do teste funcional, realizado no fim da reunião do dia 18, as embarcações apresentaram capacidade de flutuação, porém as conexões dos canos que formavam a estrutura – que somente foram encaixadas e não coladas – acabaram não resistindo aos efeitos de tensão decorrentes do embarque dos jovens e fizeram água.

Porém, e mais importante que o naufrágio das embarcações, foi que decolaram muitas energias positivas para a tropa de Guias e Seniores através da dedicação ao projeto – atuando efetivamente como uma equipe – com maturidade, serenidade, exercício de liderança democrática (na execução da tarefa, liderava o jovem que propunha a solução julgada melhor pela equipe). Destacou-se a alegria, pois aprenderam divertindo-se e, ao fim e ao cabo, muitas gargalhadas com o fiasco do projeto. Tais gargalhadas também celebravam a conquista de um novo estágio nas relações interpessoais: estavam sentindo-se parte de um todo. Vivenciaram o espírito de equipe, e gostaram disso!

No dia 25, como havia sido combinado, às 8:00 horas a Tropa reuniu-se para empreender a excursão náutica programada – navegar da Praia de Santa Helena até a Praia de Camburi, mais especificamente a Ilha do Socó (que empresta o nome ao Clã de Pioneiros do Grupo) onde procederiam à coleta de lixo e limpeza do local e posterior retorno à Praia de Santa Helena. Para tal navegação foram utilizados caiaques para duas pessoas. Alguns dos pais das Guias e Seniores também resolveram embarcar no espírito desse desafio e aproveitaram a oportunidade de vivenciar um dia de “Sênior” em companhia de seus filhos, circunstância que se traduz em muita alegria e satisfação para os Dirigentes e Escotistas do Grupo, já que é o exemplo vivo da nossa proposta: “O Grupo Escoteiro como uma unidade familiar!”

 


Redação: Albert Sholl ; Edição e Revisão: Aldrey Gonçalves  Foto: Albert Sholl, chefes e responsáveis da Tropa Senior Impisa