No final de semana dos dias 15 e 16/10/2016, nos juntamos a cerca de um milhão de escoteiros de mais de 160 países do mundo para participar do Jamboree no Ar (JOTA) e do Jamboree na Internet (JOTI).
Trata-se do maior evento da fraternidade escoteira e é realizado por meio de estações de radioamador e pela grande rede mundial de computadores.
Nossas atividades tiveram início às 08h30min, em Vila Velha na casa de um pai colaborador, que gentilmente cedeu um espaço para que nossos jovens pudessem se reunir e cumprir as tarefas do evento.
[icon name=”bookmark” class=”” unprefixed_class=””] Cruzeiro do Sul
Logo após o I.B.O.A. de abertura, a nossa Akelá Sylvia Lessa fez a entrega do distintivo e certificado do Cruzeiro do Sul para a lobinha Isis Iglesias Rocha Gomes. A lobinha e todo o Grupo comemoraram com muita alegria e orgulho essa conquista pois se trata da maior distinção que uma criança pode conquistar dentro da alcateia.
Em razão desse marco importante em sua vida escoteira a conquista do Cruzeiro do Sul pela lobinha Isis foi tema de artigo exclusivo do blog do nosso site, de posts exclusivos nas páginas do facebook privada e pública do nosso Grupo e também de post exclusivo no facebook da União dos Escoteiros do Brasil, Regional Espírito Santo! |
[icon name=”sign-in” class=”” unprefixed_class=””] Passagem para o Ramo Escoteiro
Ainda no sábado, logo depois da Conquista da Isis, os lobinhos Matheus Bottechia Senn e Murilo Souza A. Passigatti, além da própria Isis Gomes, em uma outra cerimônia inesquecível, fizeram a passagem para a terra dos homens: Cercados pelos lobinhos, eles iam desatando os nós que ainda os prendiam à matilha e passavam finalmente para o Ramo Escoteiro. Todos se emocionaram!
Chefe Richardson recebeu-os e apresentou-os às suas respectivas tropas escoteiras, mas ainda precisavam demonstrar garra e perseverança para poder penetrar na roda feita pelos escoteiros e só assim se integrarem o grupo. Mas eles estavam motivados e obstinados a participar e concretizarem suas progressões para o novo ramo. Eles conseguiram! Bravo lobinhos .. ou melhor … escoteiros!
[icon name=”laptop” class=”” unprefixed_class=””] JotaJoti 2016
Já com a cerimônia de mudanças de ramo devidamente concluída, começava então, oficialmente, o Jota Joti 2016 para Escoteiros do Ilha. Escoteiros e Seniores empenharam-se em fazer as atividades que eram postadas via Internet enquanto chefe Sylvia trazia as atividades que deveriam ser feitas pelos lobinhos. Várias atividades chegavam à todo momento, e exigiam organização, planejamento, divisão de tarefas e trabalho em grupo para poder executar no tempo estipulado. Os Chefes Paulo, André e Luis montaram a estação de rádio e iniciaram os contatos do Jota.
Os lobinhos fizeram suas atividades até às 11h30min, mas os escoteiros continuaram por toda a tarde e entraram noite adentro. No domingo continuou a gincana com jovens e chefes, que mesmo cansados, ainda encontravam ânimo para continuar executando e postando as tarefas. Esse é o espírito escoteiro!
Ao final do domingo, já exaustos, todos se reuniram para a despedida. Mas chefe Richardson havia deixado uma surpresa para o final: um escoteiro faria sua promessa. Arthur Laurett foi chamado ao centro da ferradura, relembrou os mandamentos da Lei Escoteira e se emocionou, ao lado se seus pais e tias, ao se comprometer, voluntariamente, a se conduzir de acordo com a orientação moral e com os princípios do Movimento Escoteiro, reconhecendo a existência da lei escoteira, composta dos dez artigos que constam na REGRA 085 do POR, a qual ele deverá seguir.
Foram momentos inesquecíveis para esses jovens, muito bem recebidos pela família do escoteiro Arthur, que agora já vai passar a usar o distintivo de promessa no bolso esquerdo de seu traje.
Como em todo encerramento dos eventos escoteiros, os participantes fizeram a grande roda e cantaram a Canção da Despedida, já com saudades no peito e ansiosos para o próximo acampamento que será o VII Acampilha … então … até lá!
Para ver mais fotos do final de semana do JOTA/JOTI, clique na foto abaixo para acessar o álbum correspondente em nossa página do Flickr.
Texto: Graziela Oliveira, edição Jodelson Sabino, fotos: Jodelson Sabino e Josimar Thomy