Situado no Maciço Central da Ilha de Vitória, o Parque Estadual da Fonte Grande é um convite irresistível para quem deseja esquecer um pouco a agitação da metrópole e relaxar, apreciando a natureza. Na capital, o parque é a última área contígua de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica.
Foi nesse cenário que os jovens do Ramo Sênior do nosso Grupo realizaram uma inesquecível trilha ecológica no dia 7/5/2016, e assim tiveram a oportunidade de conhecer um lugar novo, interagir com a natureza e fazer novas amizades.
Vejam os detalhes …
O percurso
O percurso está indicado no mapa abaixo e inclui os seguintes pontos de referência: Trilha da Pedra da Batata, no Mirante do Sumaré, Mirante da Cidade, Estrada Tião Sá, Mirante do Mangue, Trilha da Caverna dos Morcegos, Trilha do Alpinista, Pedra dos Olhos, Vale do Ganda, Ruínas da Fazenda Boa Vista e Centro de Educação Ambiental Parque da Fonte Grande.
Hora e local do encontro
O encontro foi às 08:00, na Entrada do Parque Estadual da Fonte Grande.
Participantes da aventura
Todas as atividades foram realizadas em conjunto com os jovens do 25°Grupo Escoteiro Jequitibá, de Aracruz, ES, com os quais foram formadas patrulhas mistas, para a integração dos jovens, contendo no minimo 5 jovens por patrulha.
Atividades e instruções
Os jovens utilizaram prisma e carta topográfica para se orientarem durante a subida do morro e, para tornar o desafio mais interessante, os chefes solicitaram que eles realizassem o deslocamento levando consigo uma pessoa que simulava estar ferida e impossibilitada de locomoção, de modo a poderem, com essa atividade, cumprir alguns itens de especialidades.
Durante o percurso também foi feito um concurso de fotografias, onde os jovens foram incentivados a tirarem fotos criativas. Cada um deles poderia inscrever uma foto para cada um das trÊs categorias seguintes:
- Selfie;
- Paisagem;
- Oportunidade.
O trajeto durou cerca de 4 horas e os jovens foram orientados a usar calçados fechados, boné, protetor solar e repelente, além de levar água e um lanche. Além disso a instrução dada pela chefia foi que, durante todo o trajeto da trilha, sempre que um jovem se cansasse, os demais deveriam parar e aguardarem em grupo até que pudessem prosseguir todos juntos.
No final da atividade houve um lanche compartilhado com a participação de todos os jovens e chefia. Com isso os jovens tiveram a oportunidade de se conhecer um pouco mais trocando fotos e informações.
Itens para a conquista de especialidades
Durante a atividade os jovens cumpriram os seguintes itens de especialidades.
CORRIDA DE ORIENTAÇÃO
3. Usar prisma, o mapa e a bússola;
PRIMEIROS SOCORROS
4. Realizar a imobilização de coluna cervical e utilização de prancha para evitar lesões raqui-medulares
6. Demonstrar como se aplicam ataduras, tipoias e imobilizações na cabeça, tórax, abdome, braços e pernas.
SOBREVIVÊNCIA
2. Demonstrar o uso de métodos de orientação
SOCORRISMO
5. Demonstrar as técnicas para se evitar lesões de medula espinhal (imobilização cervical e uso de prancha).
Recepção e apoio integral da equipe de administração
O grupo foi muito bem recebido pela a administração do parque e tiveram total apoio dos seguranças, que os acompanharam durante toda a atividade.
Referências do parque
Para quem se interessar em realizar esse percurso, seguem as informações de contato e localização:
Avenida Serafim Derenzi, Grande Vitória
Telefone: (27) 3381-3521 e 3382-6576.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8 às 17 horas.
Clique na foto abaixou ou acesse o álbum correspondente, diretamente em nossa página do Flickr, para ver as fotos inscritas no concurso de fotografia.