Transparência


A transparência institucional, seja nos seus processos de governança, na gestão financeira e administrativa ou na aplicação do Método Escoteiro, é uma prioridade do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, como uma forma de garantir a credibilidade de suas ações para o seu corpo de associados, para a sociedade em geral e para os seus parceiros e patrocinadores.

Vários são os instrumentos de controle interno e externo que garantem a lisura da gestão do nosso Grupo Escoteiro, tais como a existência de uma Comissão Fiscal e a utilização de sistemas de gestão.


Institucional

Certificado de Funcionamento

Certificado de que o Grupo se encontra devidamente regularizado junto à União dos Escoteiros do Brasil e, portanto, pratica o escotismo legal, conforme previsto pelo Decreto 5.497/1928, pelo Decreto-Lei 8.828/1946 e pelo Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil.

Estatuto do Grupo

Composição da Diretoria, Comissão Fiscal e Delegados junto à Assembleia Regional

diretores eleitos e adjuntos

Diretores eleitos e seus adjuntos: Chefes Luciano (DME-Adj), João Gabriel (DME), Jodelson (DP), Jacqueline (DA), Pollyana (DA-Adj), Márcia (DF-Adj) e Eliana (DF)

Conforme Artigo 17 do nosso Estatuto de Grupo, a Comissão Fiscal é o órgão de fiscalização e orientação da gestão patrimonial e financeira do GRUPO ESCOTEIRO.

Estrutura Organizacional

As Equipes são compostas de dirigentes nomeados com a intenção de atuarem durante todo o mandato da diretoria vigente. Cada Equipe tem um ponto focal e uma lista de metas anuais bem definidas, as quais estão diretamente associadas à visão estabelecida no Plano de Grupo. O dirigente assina um Acordo de Trabalho Voluntário referente a cada Equipe da qual ele participa.

Diferentemente das equipes, que são permanentes e tem uma lista de atribuições que são realizadas continuamente, as comissões funcionam como pequenos projetos, com objetivo e prazo bem definidos. Cada comissão tem um nome, um ponto focal, um diretor responsável, ao qual a ponto focal da comissão se reporta e uma lista de voluntários alocados, não necessariamente todos eles sendo associados da União dos Escoteiros do Brasil.

Atas das últimas Assembleias de Grupo

Cronograma de reuniões

As reuniões ordinárias de Grupo obedecem o cronograma abaixo:

Reunião Frequência Participantes
Diretoria Mensal Diretoria e convidados especiais
Chefia Mensal Escotistas e DME
Dirigentes Sob demanda Dirigentes e diretor respectivo
Equipes e Comissões Sob demanda Pontos focais e demais membros das equipes e comissões
Indaba Semestral Diretores, escotistas e dirigentes
Pais e responsáveis Semestral Chefes e assistentes de seção, pais e responsáveis pelos jovens da respectiva seção

Nota: Os diretores eleitos podem participar de qualquer reunião do Grupo, independentemente do assunto e da formalização do convite. Por exemplo, é frequente a participação do diretor presidente e da diretora administrativa nas reuniões de chefia, apesar de suas participações não serem obrigatórias nestas reuniões, conforme tabela acima.

Premiações mais recentes

Ilha recebe Grupo Padrão Ouro

Nosso diretor presidente recebe o certificado de Grupo Padrão Ouro 2017, acompanhado dos membros do nosso Grupo presentes no Indaba Regional 2017

  • Qualificado pela União dos Escoteiros do Brasil como Grupo Padrão Ouro 2017
  • Nível DIAMANTE para a Alcateia Lobos do Mar no Scout JOTI Challenge 2017
  • Nível DIAMANTE para a Tropa Escoteira Mista Épsilon no Scout JOTI Challenge 2017
  • Qualificado pelos programas da Google para organizações sem fins lucrativos, tais como Google AdWorks e Google G Suite
  • Qualificado para o programa United Nations on line Volunteering em reconhecimento pelo comprometimento com os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)

Links para documentos da União dos Escoteiros do Brasil (UEB)

Os seguintes documentos são considerados como os mais importantes reguladores de nossas atividades pois contém os fundamentos, as orientações gerais, as regras e as normas definidas pela União dos Escoteiros do Brasil, à qual o nosso Grupo Escoteiro está vinculado.


Gestão Financeira


Programa Educativo

Local de realização das atividades do Grupo

onde-nos-encontrar-praia-de-santa-helena

Normalmente nos reunimos aos sábados de 9h as 11h30 na Praia de Santa Helena, na faixa de areia, ao lado da Praça da Ciência, no Bairro Enseada do Suá.

Realizamos acampamentos, atividades socioecológicas, excursões e outras aventuras fora do local regular de encontro, conforme nosso calendário de atividades.

Calendário de atividades

De acordo com disposições estatutárias da União dos Escoteiros do Brasil, o Grupo Escoteiro divulga uma versão preliminar de suas atividades para o ano seguinte até 30 de novembro de cada ano. A partir da versão preliminar, ajustes são feitos em reuniões semestrais (Indabas de Grupo), mensais (reuniões de chefia), ou em reação a impeditivos ou oportunidades extemporâneas como, por exemplo, condições climáticas, de segurança ou operacionais na época de realização das atividades.

Escotistas nomeados

Escotistas são adultos voluntários, devidamente registrados na União dos Escoteiros do Brasil, que cumprem o programa institucional de treinamento e, uma vez qualificados para exercer a função, lidam diretamente com os jovens, orientando e supervisionando os mesmos na realização das atividades do Programa Educativo. Eles são carinhosamente chamados pelos jovens de “Chefe”.

Outras informações relevantes da atividade-fim


Redação, edição e fotos: Jodelson Sabino