11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Visitando o Povo Miúdo – Acampamento dos Lobinhos

16 e 17 de junho! Nesse fim-de-semana, nossos lobinhos puderam viver momentos de aprendizado e diversão! Aconteceu o tão esperado acampamento da alcateia, planejado unicamente para eles! A alegria e a ansiedade estampadas em seus rostinhos demonstravam toda a animação que sentiam em passar por essa experiência única.

[icon name=”paw” class=”” unprefixed_class=””] Visitando o Povo Miúdo

O dia começou cedo! Às 8h30 da manhã, os chefes, lobinhos, pais apoiadores e responsáveis chegaram ao local, na Praia de Carapebus, no município vizinho ao nosso: Serra. O local escolhido foi a residência de praia da nossa chefe Eliana Rigo que, mais uma vez, gentilmente cedeu o espaço para as atividades do grupo.

Tão logo os lobinhos chegavam eram orientados a iniciarem a montagem das barracas. Por segurança, considerou-se mais apropriado montar em uma área coberta, pois a previsão meteorológica indicava a possibilidade de chuva.

O acampamento tornou-se então um acantonamento. Não sabe o que é? Veja aqui abaixo:

[icon name=”info-circle” class=”” unprefixed_class=””] SAIBA MAIS – Acantonamento

“Acantonamentos: são as atividades de campo em que o pernoite e as demais estruturas acontecem em instalações como casas, galpões, celeiros, etc. A programação ao ar livre acontece naturalmente e deve ser tão atraente quanto em um acampamento. A diferença está no conforto e segurança, razão pela qual é habitualmente usado para o Ramo Lobinho.” Fonte: Padrões de atividades escoteiras – um manual para escotistas e dirigentes, UEB, 2013

Barracas prontas, materiais pessoais organizados … ‘Bora p’ra atividade !

Logo após o IBOA, as matilhas receberam as orientações da nossa Akelá, chefe Sylvia, sobre as atividades a serem feitas durante o acampamento. Em seguida, as matilhas receberam seus passaportes. A cada atividade concluída, os chefes das bases de atividade faziam a marcação dos pontos. Assim, as matilhas esforçavam-se  para trabalhar cada vez melhor e em equipe , garantindo maiores pontuações.

 

[icon name=”puzzle-piece” class=”” unprefixed_class=””] Bases de Jogos

E começam os jogos! Diferentes bases estão espalhadas por toda a área do acampamento, onde os chefes passam as instruções e acompanham o desenvolvimento das atividades.

Em todas as bases, os lobinhos puderam experimentar diferentes desafios! A resolução de cada um deles reforçava a autonomia e o espírito de grupo, contribuindo de maneira importantíssima na formação de cada lobinho e lobinha do acampamento.

Enquanto as atividades corriam a todo o vapor, a equipe de cozinha também estava em intensa atividade. Além das bases de lanche, refeições muito saborosas foram oferecidas durante todo o acampamento.

Fim da manhã e hora do almoço! Cada lobinho, munido de seu material individual de alimentação (kit papinha), sentou-se e fez sua refeição, partilhando da companhia dos demais presentes.

Findo o almoço, a ansiedade imperava no ar. Os lobinhos aguardam pelo segundo turno de atividades, quando se iniciariam as…

 

[icon name=”leaf” class=”” unprefixed_class=””] Bases de rala

Água e terra juntas formam……LAMA!!! E teve muito de tudo isso ao longo da nossa tarde!

Muitas bases envolviam atividades onde os lobinhos precisavam transportar água com esponjas e arremessar balões com água para outros integrantes da matilha. Nesse percurso, muita água se espalhava! E isso é bom demais!

Na base formiga, as crianças precisavam rastejar para coletar folhas. Já na base borboleta, a resposta errada valia uma torta de farinha no rosto.

Pudemos comprovar: quanto mais sujos,mais felizes!

[icon name=”fire” class=”” unprefixed_class=””] Jantar festivo e Flor Vermelha

Deu trabalho, mas os lobinhos conseguiram ficar bem limpinhos para um gostoso jantar festivo e para a Flor Vermelha. Nesta cerimonia, as matilhas tinham que criar e apresentar esquetes sobre o Povo Miúdo. Os personagens foram os insetos propostos nas atividades realizadas ao longo do dia.

Com muita criatividade e dinamismo da chefia, foi possível receber a ilustre “visita” de Baden-Powell! Ele veio deixar uma mensagem de ânimo e encorajamento para todos os presentes.

Ainda durante a Flor Vermelha e com a presença dos nossos diretores, chefes Jacqueline, João Gabriel, Jodelson e Pollyana, os chefes Adrisson e Aldrey realizaram sua promessa. Ambos ficaram surpresos e emocionados em fazê-la durante o acampamento.

Apos a cerimônia, iniciou-se uma trilha noturna, na área de preservação ambiental próxima ao acampamento. O objetivo era que cada matilha identificasse, durante o percurso, sinais que indicavam a direção até o tesouro. Infelizmente, os macacos Bandarlogs, o povo sem lei,  passaram pela trilha e capturaram o tesouro antes de nós … 😐

Logo no retorno, após um dia feliz e cansativo, os lobinhos se recolheram, sob olhar atento dos chefes e de nossa Akelá, Sylvia Lessa.

 

[icon name=”sun-o” class=”” unprefixed_class=””] Novo dia no acampamento

Um novo dia chegou, e junto com ele, mais atividades. Após as barracas serem desmontadas, tiveram início atividades técnicas, onde os lobinhos aprenderam a comunicação com semáforas, código morse, detalhes sobre seus trajes, entre outras.

Ao término das atividades, a chefe Sylvia analisou os passaportes e a matilha amarela foi a vencedora, ganhando por apenas 1 ponto de vantagem da matilha vermelha.

Todas as matilhas receberam premiação! O importante é sempre participar com vontade e fazer o que diz o lema dos lobinhos: “Melhor Possível!”

Após o almoço, os responsáveis começaram a chegar para levar seus pequenos lobos. Muitas estórias sobre as aventuras e tudo que aprenderam nesses dias serão contadas a todos que os rodeiam. Essas experiências tão ricas fortalecem nossa equipe e nos dão a certeza que estamos aplicando verdadeiramente o método escoteiro.

O acampamento para mim significa união e felicidade. Vivemos momentos maravilhosos e aprendemos muito juntos.

Clara Gonçalves – lobinha

Certamente esses momentos permanecerão na memória e no coração de todos os presentes, que aguardam ansiosos pelo próximo acampamento. Inclusive desta humilde redatora, que sempre exibirá um largo sorriso ao lembrar da surpresa e alegria em fazer sua promessa em uma noite tão especial! Sempre alerta para servir!

Quer ver mais fotos do nosso acampamento? Visite nosso álbum no Flickr


Redação:  Aldrey Gonçalves; Revisão: Jodelson Sabino Edição:  Aldrey Gonçalves Fotos: Aldrey Gonçalves, Glen Leão e responsáveis dos lobinhos