No último fim de semana, nosso chefe Frank Komati, assistente de chefia do Ramo Escoteiro, conclui o CTMar(Curso Técnico da Modalidade do Mar), na cidade de Paranaguá, Paraná. Esse curso tem por objetivo capacitar os adultos voluntários a desenvolver atividades educativas escoteiras da Modalidade do Mar. Além da conclusão do curso, nosso chefe também conquistou a habilitação de Arrais Amador. Agora ele esta apto a conduzir embarcações em áreas total ou parcialmente abrigadas.
Essas conquistas são importantíssimas para nosso grupo! Nós somos escoteiros do mar, e é nele que gostamos de realizar nossas atividades. Com a chefia capacitada, estas se tornarão cada vez mais interessantes, divertidas e educativas! Assim como foram as atividades do Grande Jogo Naval para a Tropa Escoteira!
[icon name=”anchor” class=”” unprefixed_class=””] O Grande Jogo Naval
O Grande Jogo Naval 2018 aconteceu dia 22 de setembro. Um sábado lindo de sol é um convite para ver o mar, não é mesmo?! Melhor ainda é conhecer e colocar em prática todas as atividades que envolvem esse universo marítimo.
A proposta deste ano era justamente a de colocar os participantes em contato com as variadas profissões desempenhadas no ambiente marítimo, possibilitando que conheçam suas características e importância para a sociedade. A dinâmica utilizada foi a montagem de nove bases, cada uma apresentando uma modalidade do mar, que era explicada pelo Chefe aos jovens antes de iniciarem a atividade proposta. Foram elas: Pescador; Nadador salvador/salva-vidas; Estaleiro; Meteorologista; Guarda Costeiro; Imediato; Oceanógrafo; Arqueólogo Marinho; Aquicultor. E ainda tiveram mais duas bases extras: Oficial Náutico e Pirata.
A assistente de chefia, Julia Rezende, foi responsável pela base Estaleiro, onde a atividade proposta era a construção de um barco com papel, linha e palitos.
“O objetivo era trabalhar com dobraduras para desenvolvimento da criatividade e a parte motora. Foi muito bom! Alguns jovens nunca tinham feito barquinhos de papel, então puderam aprender com os demais.”
Julia Rezende, Assistente de chefia na Tropa Escoteira
O Chefe Richardson, responsável pela Tropa Escoteira Mista Épsilon o ramo escoteiro, explica que “no Escotismo, buscamos dar a oportunidade para que as crianças, adolescentes e jovens tenham contato com diversos temas, conheçam e desenvolvam novas habilidades úteis que possam ser, quem sabe, determinantes para a profissão que irão desempenhar na vida adulta”.
Quanto aos jovens, a resposta não foi outra: adoraram as atividades! Além de conhecerem as profissões, tiveram o prazer de praticar e curtir o mar.
[icon name=”camera” class=”” unprefixed_class=””] Quer ver mais fotos?
Os chefes do nosso grupo fizeram fotos dos melhores momentos desse dia! Visite nossa o álbum das atividades daquele dia pagina no Flickr e e confira mais fotos dessa aventura.
O Flickr é um site de hospedagem de fotografias, onde temos os álbuns de fotos das nossas atividades escoteiras e eventos. Visite-nos lá também!
Outros chefes do nosso grupo já cursaram o CTMar. Quer saber mais? Clique aqui!
Redação: Adriana Nobre e Aldrey Gonçalves Revisão: Jodelson Sabino Foto: Tricia Abreu e cursantes do CTMar