11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Vento em popa no segundo dia de atividades do ano

Com o retorno das operações normais da PM, voltamos às nossas atividades com os jovens do Grupo e tivemos uma manhã de sol com muita coisa boa na Praia de Santa Helena.

Veja nesse artigo o que rolou no sábado passado e, em especial, curta e compartilhe o nosso reconhecimento pela dedicação e o empenho, tanto dos nossos jovens quanto de nossos adultos voluntários, na nossa missão de construir um mundo melhor.

Três Cruzeiros do Sul de uma vez!

Início da cerimônia
Início da cerimônia de entrega dos Certificados e distintivos de Cruzeiro do Sul

O I.B.O.A. de abertura teve como parte principal a cerimônia de entrega da insígnia de grau máximo para três lobinhas do nosso Grupo: O Cruzeiro do Sul.

Tivemos a honra de receber pela primeira vez, desde o início do mandato atual, o Diretor Presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Região do Espírito Santo (UEB-ES), Luciano Rodrigues, para realizar pessoalmente a entrega dos certificados. Além do Diretor Presidente contamos também com a presença do Diretor de Relações Institucionais da UEB-ES, Leonardo Costa, que tem sempre nos prestigiado e esteve conosco também no primeiro dia de atividades desse semestre. As presenças ilustres e a emoção em dose tripla de vermos o sorriso das lobinhas e de suas famílias ao receberem o distintivo e o certificado emitido pelo Escritório Nacional da União dos Escoteiros do Brasil, fez com que a nossa cerimônia de início de atividades se transformasse em um espetáculo à parte, carregado de muita emoção … mas isso será assunto para outro artigo do nosso blog, que será publicado futuramente, já que essa honraria toda merece destaque e exclusividade.

Jovens em ação

Depois do I.B.O.A. de abertura a emoção deu lugar à diversão, às brincadeiras e às atividades do programa educativo e a praia  ficou mais bonita com os sorrisos de nossos jovens espalhados pelos arredores.

Seniores em ação
Uma patrulha de seniores em ação: Concentração para o equilíbrio e uma selfie para relaxar

Lobinhos

Os lobinhos no primeiro momento ficaram com os chefes Enilene, Josimar e Thais e fizeram o exercício da Jângal, no quebra gelo. Depois brincaram de “bandarlogs” e “pescando o próprio alimento”. Enquanto isso, a Akelá Sylvia Lessa realizou a reunião com os pais e responsáveis.

No final, todos se reuniram para a Roca de Conselho, onde houve a acolhida dos novos lobinhos nas matilhas, a reorganização das matilhas, a entrega dos certificados de  progressão, a entrega das estrelas boas ações e a escolha dos primos e segundos.

Escoteiros

A primeira atividade do dia foi a Assembleia de Tropa, onde foi definida a nova composição das Patrulhas, aprovada a bandeira da Tropa e a nova estrutura da Tropa, com a inclusão da Patrulha de Serviço.
Depois, enquanto os chefes Richardson, Lígia e Renata realizavam a reunião de pais e responsáveis da Tropa Escoteira Épsilon, o chefe André, juntamente com o Chefe Marcelo orientaram os jovens na realização de alguns jogos, trabalhando com o desenvolvimento dos aspectos físico, do caráter e afetivo dos escoteiros.

Seniores

Na tropa Sênior, após realizar algumas atividade de quebra gelo, a atividade principal foi a orientação sobre o GPS onde, após a explicação sobre o uso do equipamento e o processo de marcação de pontos, todos tiveram a oportunidade de realizar uma sessão prática, localizando pontos que os chefes Luciano e Luiz tinham definido em um raio de 200 m de distância máxima do local onde eles estavam reunidos. Os pioneiros realizaram as tarefas práticas com louvor, já que foram capazes de encontrar corretamente todos os pontos determinados.

Marcos importantes de gestão para o Espírito Santo e para o Mundo

Ainda na sessão de avisos do I.B.O.A. de abertura, foi comunicado que durante a semana ocorreram dois marcos importantes no âmbito da gestão do Movimento Escoteiro:

  • A diretoria atual da União dos Escoteiros do Brasil – Região do Espírito Santo completou o seu primeiro ano de mandato;
  • O Secretário Geral da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, Ahmad Alhendawi, assumiu a sua posição e fez o seu primeiro pronunciamento, diretamente de  Kuala Lumpur, na Malásia, para os mais de 40 milhões de escoteiros espalhados pelo mundo que ele, então, passou a liderar.

Acolhimento e Integração

Uma das prioridades da Diretoria Administrativa do nosso Grupo é dar uma atenção muito especial e acompanhamento diferenciado para os pais ou responsáveis por jovens em período de experiência e para os simpatizantes do Movimento Escoteiro que se juntam a nós para construir um mundo melhor.  É por isso que a estrutura organizacional do nosso Grupo inclui uma equipe nomeada especificamente para esse fim.

Nesse início de ano, estamos tendo muitas manifestações de interesse em entrar para o Grupo, tanto de adultos quanto de jovens que, indiretamente acabam aproximado seus pais que se mostram interessados em saber mais detalhes sobre como funciona o Movimento Escoteiro, como está organizado o nosso Grupo e como eles podem nos ajudar a construir um mundo melhor.

Com efeito, as Chefes Jacqueline e Silvana trabalharam duro nesse sábado apresentando o Movimento Escoteiro e nosso Grupo para os pais e responsáveis pelos jovens que estão em período de experiência e ainda esclarecendo dúvidas e dando as orientações necessárias para integração dos mesmos e de seus filhos. Em particular, os adultos que estavam acompanhando seus filhos nesse sábado tiveram a oportunidade de ouvir um depoimento dos chefes Leonardo Costa e Luciano Rodrigues sobre os benefícios que a participação no Movimento Escoteiro pode trazer para os jovens e sobre como é gratificante fazer parte dessa grande família escoteira.

 Méritos e elogios para os adultos

 

No I.B.O.A.  de encerramento tivemos a entrega de alguns certificados de mérito e de reconhecimento para escotistas e dirigentes de nosso Grupo:

  • Richardson Murta, chefe da nossa Tropa Escoteira Épsilon e membro da nosso Equipe de Relacionamento com o Movimento Escoteiro recebeu uma carta de elogio da Diretoria do Grupo pelo destaque em seu trabalho voluntário realizado no Iate Clube do Espírito Santo por ocasião da realização do Opti BRA 2017 – 45º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, ocorrido em Janeiro/2017;
  • Luis Paulo Garcia, assistente de chefia da Tropa Sênior Impisa e também membro da Equipe de Gestão do Patrimônio Naval do nosso Grupo recebeu o certificado e a estrela de 1 ano de atividades;
  • Silvana Roncetti, a nossa diretora presidente anterior e atualmente participante das equipes de Acolhimento e Integração e de Religiosidade e Espiritualidade recebeu a estrela de 20 anos de atividades.

Abertas inscrições para a escolinha de vela

Optimists em volta do Iemanjá
Foto postada em 14/10/2016 em nossa página no facebook. Não se passaram nem cinco meses e o nosso sonho já está prestes a se tornar realidade

O sonho e o planejamento para torná-lo realidade

A inclusão de prática de navegação no programa educativo oferecido aos nossos jovens é uma das prioridades do Grupo. A foto com a frase acima foi postada em nossa página no facebook poucos dias antes da eleição e posse da atual diretoria. Naquela época, O Mestre Pedro Gualandi fotografou uma cena espetacular de um grupo de jovens velejando bem próximo de nosso barco Iemanjá. Poucas semanas depois de sua posse, a nova diretoria do Grupo criou a Comissão Optimist, com o objetivo de viabilizar a primeira turma de aulas de navegação a vela para os nossos escoteiros e lobinhos.

A Comissão Optimist trabalhou duro e teve o mérito de concluir a sua missão e realizar esse nosso sonho bem antes do que podíamos imaginar. No I.B.O.A. de abertura desse sábado, 4/3/2017, o nosso Diretor Presidente, Jodelson Sabino, anunciou a abertura das inscrições para a primeira turma de vela exclusiva para jovens de nosso Grupo Escoteiro, com as aulas previstas para começarem no dia 12/3/2017. As aulas serão realizadas aos domingos e a prática será em barcos da classe optimist. Dessa forma, não estamos muito distantes de ver o nosso sonho se tornar realidade.

Segunda parte do trabalho do sábado

Reunião de Chefia
Chefe Luciano fala sobre as ofertas de eventos de formação para escotistas, oferecidos pelo Escritório Regional

Os chefes e assistentes do nosso Grupo não trabalharam somente no período da manhã neste sábado. Após o almoço eles se encontraram novamente, dessa vez para a reunião mensal de chefia, onde foram discutidos assuntos operacionais e táticos de acordo com a prioridade estabelecida pela Diretoria de Métodos Educativos.

Além do nosso Diretor de Métodos Educativos, João Gabriel Tristão, que coordenou a reunião, participaram também, como convidados especiais, os Chefes Luciano Rodrigues, Leonardo Costa e Luiz Severino Neto, do Escritório Regional da União dos Escoteiros do Brasil e o Diretor Presidente do nosso Grupo, Jodelson Sabino.

[icon name=”info-circle” class=”” unprefixed_class=””] SAIBA MAIS: A programação de reuniões de adultos do nosso Grupo

A reunião de chefia é realizada mensalmente de acordo com calendário estabelecido pelo nosso Diretor de Métodos Educativos, João Gabriel Tristão. Além dessas, há também as reuniões de diretoria, que também são mensais, as reuniões de dirigentes, que são agendadas de acordo com a demanda e ainda os Indabas de Grupo e as reuniões de pais com os chefes de sessão, que são semestrais. A presença e participação ativa de escotistas e dirigentes nessas reuniões é um dos critérios de avaliação de desempenho dos adultos voluntários do nosso Grupo. O planejamento, a capacitação e a discussão das ideias são prioridades importantes de nossa diretoria.

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] O segredo de uma boa gestão está na integração da equipe e no planejamento bem feito. [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Jodelson Sabino, Diretor Presidente do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória


Redação e edição: Jodelson Sabino, Fotos: Marcelo Borges e Pedro Gualandi, 

 

Um comentário

  1. Ana LF Bottécchia Senn

    Excelente a organização deste Grupo!
    isto estimula o trabalho em equipe!
    Parabéns Grupo Escoteiros do Mar Ilha de Vitória!

Comentários estão fechados.