11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Resumo das atividades de 07/05/2016

Integrações e progressões dos jovens, atividades lúdicas e cerimônias oficiais marcaram o nosso sábado de atividades, caracterizando a evolução contínua do nosso grupo. Com o registro e a publicação das fotos das atividades de ontem, ultrapassamos a contagem das mil fotos em nosso álbum no Flickr!

Jovens

Lobinhos, escoteiros e pioneiros realizaram suas atividades em nosso local de encontro, enquanto os seniores se encontraram do outro lado da Ilha de Vitória para uma atividade de trilha ecológica em uma montanha da Mata Atlântica.

Lobinhos

O ramo lobinho está crescendo em quantidade e qualidade: Quatro novos lobinhos fizeram a sua integração formal ao grupo ontem e outros quatro receberam uma importante insígnia de progressão do ramo.

Dando continuidade ao conhecimento os personagens da história da Jângal, os lobinhos realizaram “atividades de base”, em que cada base representava um personagem da história.

Quatro investiduras

4 lobinhos fazem investiduraQuatro lobinhos fizeram a sua integração formal ao grupo através da cerimônia de investidura:

  • Ana Julia Ladislau
  • Davi Bortolon
  • Maria Luiza Leão
  • Murilo Passigatti

Desejamos boas-vindas a esses quatro lobinhos e os parabenizamos pelas suas escolhas, desejando-lhes muitas realizações e satisfação pessoais em nosso convívio. [wp-svg-icons icon=”thumbs-up” wrap=”i”]

[wp-svg-icons icon=”info-2″ wrap=”i”] O que é INVESTIDURA?

É uma cerimônia onde a criança, adolescente ou jovem é recebido, aceito e integrado como membro do nosso Grupo Escoteiro. Nessa cerimônia, também conhecida como Cerimônia de INTEGRAÇÃO, é que o jovem passa a poder usar o TRAJE ESCOTEIRO e o LENÇO DO GRUPO, o que o torna identificável como participante do Movimento Escoteiro em suas atividades externas.

O uso do traje e do lenço desperta no jovem o sentimento de integração com os jovens e adultos com o Grupo Escoteiro a que pertence e contribui para a divulgação da imagem do Escotismo perante a comunidade.

Quatro insígnias de envolvimento com a comunidade

insiginia_envolvimento_comunidade_ramo_lobinho Os quatro jovens listado abaixo receberam ontem a insígnia de envolvimento com a comunidade do Ramo Lobinho. :

  • Gabriela Raposo
  • Karen Silvestre
  • Lavínia Constantino
  • Paula Rodrigues

Eles são os quatro primeiros lobinhos a receber essa insígnia no nosso grupo, já que se trata de uma insígnia criada pela UEB recentemente. Desejamos que esses lobinhos continuem crescendo em suas caminhadas até conquistarem a insígnia máxima do Ramos que é a Cruzeiro do Sul.

 

Escoteiros

Escoteira do nosso grupo vai conduzir a tocha olímpica

Na sessão de avisos do I.B.O.A. de abertura, a mãe da escoteira Thamirys Francez, monitora da Patrulha Jacaré, do nosso Grupo, comunicou que a mesma foi escolhida para conduzir a tocha olímpica, em sua passagem por Vitória, no dia 17/5/2016, terça-feira.

Thamirys é uma das três alunas da rede municipal de ensino que estão entre os 150 condutores da tocha olímpica em Vitória. Ela foi selecionada pelo seu desempenho em um concurso de redação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), cujo tema foi “O Brasil e os Jogos Olímpicos”. Ela ficou sabendo do concurso um dia antes da data de entrega e agora não tem dúvidas de que valeu a pena ficar acordada até mais tarde para concluir a redação!

Veja o mapa com o percurso da passagem da Tocha Olímpica em Vitória, disponível no site da Prefeitura de Vitória.

Passagem de dois lobinhos para o Ramo Escoteiro

A primeira atividade do Ramo Escoteiro na manhã de ontem foi a cerimônia de passagem oficial de dois jovens do Ramo Lobinho para o Ramo Escoteiro:

  • Sofia Munaro e
  • Filipe Cavatti

Na primeira parte da cerimônia a chefia e os demais lobinhos de nossa alcateia se despediram dos dois, manifestando a falta que irão sentir e com os desejos de boa sorte nas aventuras do novo ramo. Em seguida os dois ex-lobinhos, agora escoteiros, foram acolhidos na Tropa Escoteira Épsilon e fizeram então a promessa escoteira.

Canções, brincadeiras e progressão

Depois da cerimônia de passagem o Chefe Richardson coordenou uma roda de canções escoteiras onde os principais hits foram “Melancia” e “Amantchê tchê”.
Na sequência, os escoteiros realizaram atividades de integração que exploraram três áreas de desenvolvimento dos jovens: afetivo, caráter e físico. Os jovens escoteiros foram divididos em duas equipes escolhidas aleatoriamente, as quais foram denominadas pelos próprios componentes das equipes como “Baleia Voadora” e “Unicórnios Alados Marinhos”. As duas equipes brincaram de “A Ponte da Cobra” e “Esteira Humana”.
No final, o Chefe Richardson foi o mediador de uma discussão com o grupo sobre a progressão dos jovens e realizou a entrega de certificados da especialidade “primeiros socorros”.

Seniores

Seniores da trilha

Trilha ecológica em um Parque Municipal de Vitória, fotos de paisagens de tirar o fôlego, integração com outro Grupo Escoteiro da Região, passos para conquista de especialidades, concurso de fotografia … essas são algumas das atividades da fantástica manhã de sábado para os jovens do Ramo Sênior do nosso grupo, que por terem sido tão especiais, merecem um artigo específico no nosso blog, que será publicado nos próximos dias. Aguardem!

Pioneiros

Jovens pioneiras em reunião
Jovens pioneiras em reunião, cumprindo etapas de progressão

Os jovens do Clã Pioneiro Ilha de Socó acompanharam os escoteiros e lobinhos na cerimônia de passagem e realizaram estudos e discussões visando a conquista de etapas em seus ciclos de progressão.

Adultos

Promessa de uma dirigente, trabalho da equipe de apoio administrativo e preenchimento das fichas de inscrição do

Promessa escoteira de uma dirigente do nosso grupo

Promessa Escoteira de Alexsandra em 07/05/2016

Em uma cerimônia muito emocionante, a dirigente do nosso grupo Alexsandra Silvestre fez a sua promessa escoteira, se comprometendo, voluntariamente, a se conduzir de acordo com a orientação moral do Movimento Escoteiro, reconhecendo a existência de deveres a serem cumpridos.

Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro, conforme definido no Artigo II da Constituição da Organização Mundial do Movimento Escoteiro:

1. Dever para com Deus: Crença e vivência de uma Fé, independentemente de qual seja;
2. Dever para com os outros: Lealdade para com seu país, em harmonia com a promoção da paz local, nacional e internacional, em um clima de compreensão, cooperação e serviço ao próximo;
3. Dever para consigo próprio: Compromisso com o autodesenvolvimento, em sintonia com o propósito educacional do Movimento Escoteiro;

Apoio dos pais nas atividades de base

Os adultos podem participar de modo informal e voluntário das atividades dos jovens, mesmo sem qualquer experiência anterior, atuando em diversas funções necessárias para o bom funcionamento do grupo. Nesse contexto, nas atividades de base de ontem, tivemos o apoio dos pais Marcelo Borges, Graziela Oliveira e Glenuilde Leão e do pioneiro Otávio Rebouças, na supervisão e orientação dos lobinhos nas atividades de base, onde foram realizadas brincadeiras tendo como objetivo a fixação dos personagens da história da Jângal e suas características.

Secretaria

Secretaria em ação
Eliana, Lourdes, Silvana, Alexsandra e Sylvia: Equipe da secretaria em ação

A equipe de adultos voluntários da secretaria continuaram com o processo de recebimento das mensalidades, realizaram a venda de lenços e arganéis e deram orientações e esclareceram dúvidas dos pais dos jovens que estão em período de experiência.

Treinamento de adultos

caneta escrevendo anotaçõesO Sistema de Formação de Adultos é parte fundamental no processo de aprendizagem do voluntário e é um. A União dos Escoteiros do Brasil UEB) caracteriza a formação como um dos três processos da gestão de adultos. O nosso grupo escoteiro se empenha não só na formação dos jovens como também com a formação dos adultos voluntários, quer estejam eles envolvidos na coordenação das atividades dos jovens ou na administração do grupo.

Curso Básico para Escotistas e Dirigentes

No próximo final de semana teremos participantes escotistas de todos os ramos e também participantes dirigentes do nosso grupo em treinamento e, por isso, só haverá atividade para o ramo Sênior. Os seguintes escotistas e dirigentes estarão fazendo o curso básico (CB) no próximo final de semana:

  • Enilene – Assistente de chefia do Ramo Lobinho
  • Richardson, Aline e Andre – Chefe e assistentes de chefia do Ramo Escoteiro
  • Luis Paulo e Francine – Assistentes de chefia do Ramo Sênior
  • Carla – Mestra do Clã Ramo Pioneiro
  • Marcia e Alexsandra – Dirigentes

Curso Preliminar

O Curso Preliminar (CP) é o primeiro curso da grade curricular da formação de adultos do Movimento Escoteiro e tem por objetivo desenvolver no adulto os conhecimentos e habilidades iniciais para a atuação como escotista ou dirigente institucional. O CP pode ser feito por pessoas que não estão formalmente registradas na União dos Escoteiros do Brasil.

Estamos procurando reunir pais e demais voluntários do nosso grupo interessados em fazer o CP, com o objetivo de formar uma turma de 12 alunos. Essa é uma iniciativa que visa fazer com que o nosso grupo possa crescer não só em quantidade mas também em qualidade.

Os pais e demais voluntários que tiverem interesse em fazer o curso preliminar deverão procurar a Chefe Eliana Rigo, em nossas reuniões realizadas aos sábados, para esclarecimentos e pré-inscrição.

Reunião de Chefia

Reunião de Chefia em 07/05/2016
Reunião de chefia de 07/05/2016. O décimo quarto participante foi quem tirou a foto 🙂

Quem pensa que as atividades do nosso grupo terminaram no sábado, no I.B.O.A. das 11h30 está enganado!

De 13h00 às 17h00 ocorreu a reunião mensal de chefia, com a participação de 14 adultos voluntários do grupo, incluindo membros da diretoria, chefes, assistentes de chefia, membros da comissão fiscal, membros da equipe de apoio administrativo e demais dirigentes.

São nas reuniões mensais de chefia que se faz o planejamento das atividades do grupo e discute-se as questões administrativas, garantindo a gestão participativa e o compartilhamento das ações e decisões do nosso grupo.

Comemorando mil fotos em nossa página no Flickr

100 fotos no flickr

Clique na imagem do bolo acima para ter acesso ao álbum de fotografias das atividades de ontem (07/05/2016) publicadas em nossa página do Flickr. Antes da publicação dessas fotos tínhamos um total de 999 fotos publicadas, portanto, com isso rompemos a barreira das 1.000 fotos publicadas desde o lançamento de nossa página no Flickr, juntamente com o lançamento do nosso novo site na web em 08/09/2016.

O Grupo agradece aos fotógrafos amadores Marcia Naomi, Frank Komati, Eliana Rigo e Maria Tereza pelo trabalho de apoio ao webmaster no registro e publicação de fotos em nossa página privada no facebook e em nossos álbuns de fotografias no Flickr. O nosso banco de dados de fotografia é o testemunho vivo que registra e preserva os momentos vividos com nossos jovens.

Erick no IBOA Fica aqui de lembrança a nossa foto de número mil, do escoteiro Erick Kenzo em formação durante o I.B.O.A. de abertura das atividades de ontem. O Erick está usando uniforme completo, inclusive caxangá e na parte de trás do lenço está visível o brasão histórico do 11º Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória que era utilizado quando o nosso grupo ainda era da modalidade básica, ou seja, não éramos um Grupo Escoteiro do Mar.