11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Realizada a Assembleia Geral Ordinária 2022

Assembleia Geral Ordinária 2022

O dia 5 de fevereiro de 2022 já estava marcado na agenda dos escotistas, dirigentes e demais membros do Ilha! Este seria o dia da nossa Assembleia Geral Ordinária (AGO).

Neste ano, a pauta da AGO continha os seguintes itens

• Apresentação do Relatório Anual 2021
  • Deliberação sobre as contas e o balanço anual de 2021
  • Eleição dos delegados titulares e suplentes junto à Assembleia Regional
  • Eleição de membros suplentes da Comissão Fiscal

E como foi 2021?

A AGO iniciou-se com a apresentação do Relatório Anual 2021, conforme anunciado na pauta.

Para direcionar a discussão, o nosso Diretor Presidente Pablo Horta fez a apresentação das atividades desenvolvidas durante o ano de 2021, com ênfase nos impactos da pandemia da COVID-19, que apesar de importantes, em nosso Grupo Escoteiro foram mitigados graças às iniciativas eficientes tais como a continuidade das atividades on-line até termos os procedimentos e protocolos internos devidamente desenvolvidos, revisados, validados e comunicados. Dentre estes procedimentos destacaram-se a criação da Comissão de Crise COVID-19 do 11º/ES GEMar Ilha de Vitória (CCC-GEMAR) e a elaboração de um protocolo local de segurança, no qual se destacou a criação do nosso próprio formulário de triagem COVID-19 para participação em atividades presenciais. O nosso protocolo foi aprovado pela União dos Escoteiros do Brasil e pela Marinha do Brasil, possibilitaram o retorno às atividades presenciais a partir de setembro de 2021, com o cuidado de sempre informar os jovens, no início das atividades, sobre as regras de convivência e distanciamento nos momentos presenciais, lembrando que essa é também uma oportunidade educativa.

Na sequencia, Chefe Pablo Horta dissertou sobre as conquistas alcançadas por nossos jovens não obstante os percalços da pandemia. O nosso Grupo Escoteiro conseguiu resultados acima da média nacional no que diz respeito à manutenção de seus quadros de jovens e voluntários, mesmo com as imposições das medidas de distanciamento social. Tivemos, inclusive, inscrições de novas famílias como associadas. Tivemos um bom desempenho também quanto às iniciativas de treinamento para capacitação de voluntários e em medidas administrativas para facilitar a captação de recursos públicos para projetos de interesse do Grupo Escoteiro.

Nosso Diretor Presidente concluiu a apresentação do Relatório Anual 2021 com as referências às instituições e entidades que se destacaram no apoio ao nosso Grupo Escoteiro como a Marinha do Brasil, representada pela Capitania dos Portos do Espírito Santo, Singular contabilidade, E-Goi e-mail marketing, VMV Consultoria, Organização das Nações Unidas, através de seu programa Voluntários Online e a Google, através de seu programa Google for NonProfits.

No final da apresentação, o Chefe Pablo Horta informou que, com o retorno e aprimoramento do processo seletivo de pais, conseguimos, pelo segundo semestre seguido, zerar a lista de espera por novas vagas no nosso grupo.

O próximo item da pauta foi ainda relacionado ao desempenho do nosso Grupo Escoteiro em 2021, desta vez com relação às finanças. O Presidente da Comissão Fiscal, Albert Anthony Sholl, apresentou para a Assembleia as demonstrações contábeis apuradas em 31 de dezembro de 2021, esclarecendo sobre o desempenho econômico e financeiro da gestão da Diretoria do Grupo Escoteiro e, ao final, apresentou o Parecer da Comissão Fiscal que aprovou as contas da Diretoria.

Eleição de delegados para a Assembleia Regional e de membros suplentes da Comissão Fiscal

Os itens seguintes da AGO foram relativos à eleição de delegados e suplentes.

Como suplentes da Comissão Fiscal foram eleitas

• Anngelica Nogueira de Freitas e
  • Hellen Cristina Pedroni

e como delegados para representarem o 11º/ES GEMar Ilha de Vitória na Assembleia Regional Ordinária dos Escoteiros do Brasil – Região do Espírito Santo (ARO-ES), a ser realizada na EAMES – Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, no dia 06 de março de 2022 (domingo) foram eleitos, como titulares

• Maria de Lourdes Ferreira de Souza e
  • Erica Hemerly Scandian

e como delegados suplentes

• Frank Tetsua Komati e
  • Hugo Hemerly Scandian

sendo os diretores Pablo Horta e Sylvia Lessa designados como delegados pela Diretoria do Grupo.

Para uma lista atualizada e completa da nossa diretoria, comissão fiscal e delegados da ARO-ES, consulte a página com estas informações, aqui no site do Ilha.

Encerramento e atividade seguinte

Após o encerramento da AGO, Chefe Sylvia Lessa, nossa Diretora de Métodos Educativos, aproveitou a oportunidade para conduzir uma rápida discussão sobre o nosso calendário 2022 e sobre o registro e relatório das atividades do Grupo, que devem ser preparados pelos escotistas.

O próximo evento do nosso grupo Escoteiro, depois da AGO, foi o primeiro dia de atividades com os jovens em 2022, realizado em 12/2/2022 em nossa Sede na Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES).

Sempre alerta!

Um comentário