11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória
O Escotismo é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia.
De uma forma mais precisa e detalhada, trata-se de um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
O Escotismo é o primeiro movimento jovem do mundo. Foi criado na Inglaterra em 1907 por Robert Baden Powell e introduzido no Brasil em 1910, por intermédio de marinheiros e oficiais de nossa Marinha, que trouxeram consigo uniformes escoteiros e o interesse de semear o movimento escoteiro no país.
O Movimento Escoteiro no Brasil, porém, só veio a ganhar amplitude nacional com a fundação, em 1924, no Rio de Janeiro, da UEB – União dos Escoteiros do Brasil.
Hoje há mais de 40 milhões de escoteiros no mundo, distribuídos em mais de 200 países e mais de 84.000 escoteiros filiados à União dos Escoteiros do Brasil (UEB), dos quais mais de 20.000 são voluntários adultos. No Brasil a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extra escola pela Lei nº. 8.828/46.
Se você quiser saber mais sobre o escotismo, clique nos links e acesse vídeos, documentos e páginas na web com mais informações:
O Método Escoteiro é um sistema de progressão. A intenção é estimular que cada jovem desenvolva suas capacidades e seus interesses, colocando desafios a serem superados, aventuras, incentivando a explorar, a descobrir, a experimentar, a inventar e a criar a capacidade de achar soluções, mas sempre respeitando os demais indivíduos do grupo e levando em consideração as suas barreiras.
A REGRA 010 do Capítulo I do POR – Princípios, Organização e Regras caracteriza o Método Escoteiro pelo conjunto dos seguintes pontos que são aplicados de forma planejada e avaliados sistematicamente nos diversos níveis do Movimento:
A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de valores baseados na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.
O Movimento Escoteiro, é um movimento global que produz uma real contribuição na criação de um mundo melhor.
A Organização Mundial do Movimento Escoteiro define como Princípios do Escotismo:
Proporcionar o desenvolvimento físico do jovem por meio de jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos.
A finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, pátria e próximo.
Dá-se uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas como cozinha; campismo, nós, natação e salvamento; primeiros socorros; regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza, entre outros.