Sábado, 21 de abril, um dia repleto de atividades prá lá de educativas e animadas para nossos jovens. Enquanto escoteiros e seniores aprendiam mais sobre o mar, os lobinhos se aventuraram em atividades na terra e, porque não dizer, também no ar!
Um dia para conhecer novos lugares, viver novas experiencias e vencer desafios! Esse lindo dia de Sol certamente rendeu muitas alegrias e boas lembranças!
[icon name=”child” class=”” unprefixed_class=””] Lobinhos
O dia dos lobinhos começou cedo! Às 8:00 da manhã, a chefia, responsáveis e a alcateia se reuniram na Praça da Ciencia com objetivo de seguir em grupo até a área rural de Cariacica, município vizinho à Vitória.
Cariacica, é o segundo município mais populoso do ES, tem grande atividade industrial, mas também guarda inúmeras áreas de florestas nativas. Ele também é presenteado com lindas cachoeiras, montanhas e fazendas que preservam muitas estórias!
O local da visita foi a Estância Vale do Moxuara, que é uma área de preservação ambiental, onde há atividades agrícolas e é aberta ao publico. Na área de floresta nativa, observamos madeiras de lei, como jacarandás, jequitibás, entre outros. Já a fauna é rica em lagartos, tatus, pacas, gambás e pássaros.
As atividades começaram , sob o olhar atento dos chefes, responsáveis e do tio Bill, que trabalha na Estância e coordena e anima os visitantes.
A cada atividade percebia-se a alegria, entusiasmo, mas principalmente a superação dos desafios de todos os membros da alcateia. Aqueles jovens que demonstravam estar apreensivos por se tratar de uma nova experiência, foram apoiados pelos demais e sentiram-se encorajados a superar seus medos e aventurarem-se em diferentes experiências.
A Estancia programou atividades que envolviam arvorismo, tirolesa, cavalgada e passeio de charrete, passeio de kart ciclo e finalizando com pedalinho. Ah, também teve a pausa para o almoço, que por sinal estava delicioso.
Eu fiquei muito orgulhosa ao ver a atitude dos lobinhos durante a atividade externa. Foi a primeira que meu filho participou e o grupo fortaleceu a desenvoltura dele a todo momento. Elas (as crianças) criam um espírito de autonomia, uma vontade de vencer os desafios porque sentem o apoio dos amigos. Acredito que o grupo tem esse papel social: as crianças e adolescentes, e até nós mesmos, nos sentimos encorajados a viver novas experiencias, como também passamos a partilhar um novo circulo de amizades e boas intenções!
Tricia Abreu- mãe do lobinho Mateus
A chefia também aproveitou a oportunidade e comprovou que sabe – e gosta – de se aventurar!
[icon name=”anchor” class=”” unprefixed_class=””] Tropa Escoteira
Os escoteiros realizaram suas atividades na Praia de Santa Helena, na capital. Iniciaram com uma pequena preleção feita pelo chefe Richardson sobre normas de segurança no mar, tabua de marés, correntes marítimas e Escala de Beaufort .
Esta última classifica a força dos ventos, tendo em conta a sua velocidade e os efeitos resultantes das ventanias no mar e em terra. Foi concebida pelo meteorologista anglo-irlandês Francis Beaufort no início do século XIX.
Em seguida, a tropa contou com a participação do sd. Jardel, guarda-vidas do Corpo de Bombeiros , que ratificou as instruções de segurança no mar e acrescentou importantes informações sobre as correntes de retorno. Essas correntes são o refluxo de água que segue da costa de volta para o mar e são conhecidas por serem a principal causa de afogamento na costa brasileira.
O conhecimento sobre essa corrente e como sair dela pode salvar vidas. Observe a imagem abaixo, que ilustra adequadamente a dinâmica de uma corrente de retorno.
E não parou por aí: a tropa ainda aproveitou esse dia ensolarado e o mar calmo para cumprir itens visando a conquista da especialidade natação.
[icon name=”ship” class=”” unprefixed_class=””] Tropa Senior
A tropa senior também encontrou-se na praia de Santa Helena e participou de uma atividade cujo objetivo era aumentar os conhecimentos técnicos sobre embarcações. Sob orientação do chefe André, os jovens embarcaram no Bernunça, um veleiro que veio de Santa Catarina para cá e esta fundeado na Praia de Santa Helena, bem próximo ao nosso Veleiro Iemanjá.
Embora não tenham velejado nesse dia, os jovens puderam adentrar a embarcação, abrir as velas e conhecer um pouco mais sobre o tema.
Para ver mais fotos desse dia especial visite nossa página no flickr [icon name=”flickr” class=”” unprefixed_class=””],
Redação: Aldrey Gonçalves; Edição: Aldrey Gonçalves e Jodelson Sabino; Fotos: Tricia Abreu e chefes da tropa escoteira e senior