11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Doando frascos que salvam vidas no 18º MutCom

Sophia Rodrigues em destaque

011/ES no 18º MutCom

[icon name=”heart” class=”” unprefixed_class=””] Frascos que salvam vidas

Lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros acompanhados de dirigentes, escotistas, pais e responsáveis do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória passaram a manhã de sábado 17/09/2016 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adilson Silva Castro, localizada no Bairro Ilha de Monte Belo, em Vitória (ES), participando do 18º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária (MutCom), uma atividade de mobilização de Grupos Escoteiros de todo o Brasil com o objetivo de integrar os jovens com a comunidade, criando consciência coletiva e desenvolvendo a liderança e a proatividade.

Este ano, o nosso Grupo realizou a atividade Frascos que salvam vidas, uma sugestão da União dos Escoteiros do Brasil baseada em uma das prioridades do milênio para a Organização das Nações Unidas (ONU) que é a redução da mortalidade infantil. A doação de frascos para coleta de leite humano, além da reciclagem do material, permite que mães que tem leite em excesso doem esse excesso aos bebês cuja mãe não pode amamentar.

Nas últimas semanas, incentivamos os jovens do nosso grupo a colecionarem frascos de vidro com tampas de plástico ou alumínio vazios e a levarem hoje para a Escola onde fizemos as atividades do MutCom. Houve participação expressiva dos jovens e adultos do nosso Grupo nessa campanha e, no final, colecionamos centenas de frascos, os quais doamos ao Banco de Leite Humano do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo.

A participação em pelo menos um MutCom é pré-requisito para a conquista da Insígnia de Envolvimento na Comunidade para os Ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior, conforme apresentado no artigo da série Sobre nós -> Perguntas Frequentes desse site.

[icon name=”sign-language” class=”” unprefixed_class=””] As atividades do dia

Escolhemos a Escola Adilson Silva Castro para realizar as atividades do dia porque nesse dia a Faculdade FAESA promoveu um evento de ação social nessa escola. Foram oferecidas várias oficinas: decoração de festas infantis, decoração com balões, confeitaria, fabricação de brinquedos com materiais descartáveis e ainda verificação de pressão arterial e teste de glicose, entre outras atividades. A coleta dos potes de vidro arrecadados na campanha de arrecadação de Frascos que Salvam Vidas foi apenas uma das atividades que o nosso grupo realizou nesse dia.

[icon name=”paw” class=”” unprefixed_class=””] Lobinhos

A Alcateia se dividiu em duas turmas: Enquanto uma ficava recebendo os potes para doação aos bancos de leite a outra, acompanhada pelos chefes, circulava pela escola participando as oficinas que ofereciam atividades adequadas para a prática pelos jovens da faixa etária do Ramo Lobinho. Depois de um tempo era feito um revezamento entre a turma que recebia os potes e a turma que participava das oficinas. O empenho dos lobinhos foi um sucesso … muitos potes arrecadados e a evidência de uma uma turminha responsável e motivada!

[icon name=”anchor” class=”” unprefixed_class=””] Escoteiros, seniores e pioneiros

Os demais jovens do nosso grupo, exceto os lobinhos, fizeram juntos uma roda de canção e zumba, animando a comunidade e ajudando a divulgar o Movimento Escoteiro e seu relevante trabalho com as crianças e jovens. Foram beneficiados também pelas ações comunitárias que estão sendo desenvolvidas na escola: Assistiram a uma palestra proferida por estudantes de odontologia da FAESA com orientações sobre a saúde bucal.

[icon name=”calendar-check-o” class=”” unprefixed_class=””] Eventos marcantes para o Ramo Escoteiro

[icon name=”star” class=”” unprefixed_class=””] Estrelas de atividades

estrela_atividades_escoteiroNeste dia também foi entregue a estrela de atividades para os escoteiros:

  • Thamirys Francez;
  • Aitana Eler;
  • Marcos Celin;
  • Beatriz de Melo;
  • Eric Sabino;
  • Nicolas Spadetto;
  • Nicolas Lakatos e
  • Erick Kenzo

Os escoteiros recebem uma estrela verde para cada ano de atividades em que tenham frequência superior a 70%. Duas ou mais estrelas conquistadas em um mesmo Ramo devem ser substituídas por outra que indica a quantidade de estrelas substituídas.

[icon name=”user-plus” class=”” unprefixed_class=””] Mais dois escoteiros no Grupo

 

Já no final das atividades, tivemos ainda dois jovens integrados (ou investidos) no Ramo Escoteiro. Para surpresa de Maria Eduarda Niemeyer e Bruno Diniz, chegou o dia de colocar o lenço e poder representar o escotismo perante a comunidade da qual fazem parte. Os jovens ficaram emocionados com as palavras do Chefe Richardson, que os parabenizou pelo comprometimento e participação atuante no grupo e ressaltou que são merecedores de usar o lenço do Grupo.
Quem também nos emocionou com seu gesto de generosidade foi à escoteira Thamirys Francez que é “madrinha” dos dois. Foi através dela que esses jovens conheceram o 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória e resolveram fazer parte do Grupo. Thamirys falou da alegria de tê-los no grupo e desejou vê-los progredir a cada dia neste movimento que tanto contribui para o crescimento e desenvolvimento dos jovens. Essas duas indicações da Thamirys representam também passos importantes na conquista de um novo distintivo de recrutadora.
Palmas escoteiras para eles!!!

[icon name=”info-circle” class=”” unprefixed_class=””] Saiba mais

Inaugurado em 10 de julho de 1989, o Banco de Leite Humano do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo tem um forte apelo médico-social, estimulando o aleitamento materno e patrocinando a doação do leite humano. Conta com espaço próprio  e atende a toda a população capixaba, indistintamente, inclusive levando o leite materno para crianças internadas em outros hospitais públicos e particulares.


Redação: Graziela Oliveira, Edição Jodelson Sabino, Fotos: Jodelson Sabino e Roger Trancozo.