[icon name=”thumb-tack” class=”” unprefixed_class=””] Coluna do Chefe
Por Albert Sholl
Para 2018, a temática recomendada para o Grande Jogo Naval foi a de “profissões do mar”. Convergindo com tal proposta, a Tropa Sênior optou por prestigiar talvez a mais antiga, singela, bastante sacrificada, porém de imensa utilidade e necessidade para a comunidade em geral – O Pescador.
É esse profissional que, laborando em horas insólitas, sujeitando-se aos caprichos de seu ofício, enfrentando os humores do mar que numa tempestade súbita pode ceifar lhe a vida. Cumpre assim com determinação a sua missão de buscar alimentos de extraordinária qualidade.
Em geral os frutos do mar – peixes, camarões, siris, lulas, polvos, ostras, mariscos, mexilhões – fortalecem o sistema imunológico. Contribuem também para a redução de níveis de colesterol, previnem a demência e evitam o diabetes. Diminuem as chances de depressão, ajudam na formação de músculos e previnem doenças cardiovasculares, sendo mais recomendado o seu consumo sob a forma de grelhados ou assados/cozidos. E, vamos combinar, quem não fica aguando diante de uma Moqueca de Badejo ao molho de camarões?
Mas aqui é TROPA SÊNIOR! Então, fomos buscar o fundo de cena para esta atividade num dos mais aclamados romances épicos de aventura da literatura norte-americana: Moby Dyck, de Herman Melville, que em sua dissertação exalta a busca pelo desconhecido, a dualidade entre a razão e a obstinação e o sempre presente dilema entre o bem e o mal.
[icon name=”anchor” class=”” unprefixed_class=””] Grande Jogo Naval
O jogo foi desenvolvido em duplas, embarcados em caiaques, com o objetivo de pescar MOBY DYCK (um objeto flutuante dotado de ganchos de arame grosso). As demais equipes que não conseguiram pescá-la, podiam perseguir e tentar capturar MOBY DYCK, para então cumprir a missão de leva-la até a praia. A Chefia também embarcada em caiaque, acompanhava de perto a ação e o fiel cumprimento das regras.
Mais uma dinâmica atividade embarcada de nossas Guias e Seniores, prestigiando a temática da atividade, mas seguindo a fórmula que nossos jovens gostam: SUPERAÇÃO + COOPERAÇÃO = DIVERSÃO.
Se os jovens gostaram da atividade? Veja abaixo os depoimentos:
“Ótimo. Muito legal, em especial o revezamento das duplas”
Marcos, Sênior
“Superlegal! Divertido, difícil e com muito bate-bate”
Gustavo, Sênior
“Bacana. Achei um espetáculo!”
Beatriz, Guia