11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Master Chef Escoteiro

Palha italiana em destaque
'MasterChef Escoteiro-foto oficial
MasterChef Escoteiro – foto: Frank Komati

Na noite de sábado de 28/5/2016 a Tropa Épsilon do 011/ES GEMar Ilha de Vitória realizou o evento Master Chef Escoteiro.

O evento foi sugestão dos próprios escoteiros, definida no Jogo Democrático, realizado no início do ano, quando eles definiram as atividades que iriam realizar durante o primeiro semestre.

A assistente de chefia do Ramo Escoteiro, Aline Amaral, foi a responsável pela organização do evento, ao qual compareceram:

  • Escoteiros e escoteiras, que foram avaliados;
  • Chefes do ramo escoteiro, que foram os avaliadores;
  • Pais, parentes e amigos, que constituíram a plateia.

O encontro teve início às 18:00 no salão de festas do edifício onde reside a família da Escoteira Thamirys Francez. O salão foi preparado com uma decoração temática criada e produzida pela Escoteira Thamirys e sua mãe Ana Claudia, que desempenharam, juntamente com seu pai César, o papel de anfitriões.

Antes de iniciar as apresentações dos pratos foi realizada a cerimônia de investidura da escoteira Letícia Tolentino que estava radiante de felicidade, acompanhada de seus pais Maria Goreth e Anselmo. A partir de agora Letícia já pode utilizar o lenço escoteiro que revela a sua identidade com o nosso Grupo.

Na cerimônia de investidura, o lenço foi colocado por Nicolas Spadetto, que é o monitor da Patrulha Morsa, da qual ela passa a fazer parte.

Confira abaixo a lista dos nossos confeiteiros e cozinheiros e o prato que cada um preparou:

 

ESCOTEIRO PRATO
AITANA ELER LUCAS Macarrão ao molho gorgonzola e torta de bis
ARTHUR LAURETT P. THOMY Palha italiana
BEATRIZ DE MELO MOREIRA Rocambole de leite condensado e coco
CECILIA OLIVEIRA RODRIGUES Torta de palmito com frango desfiado
ERIC FUNDÃO SABINO Batata húngara
ERICK KENZO KOMATI Lagarto recheado
FABIO SALLES DO ESPIRITO SANTO Bolo prestígio
FERNANDO S. DO ESPIRITO SANTO Rocambole de carne moída, queijo e presunto
KLAYVER SALLES DIAS Torta de camarão
LETÍCIA SELVATICI TOLENTINO Quiche de alho poró
MARCOS CELIN VIEIRA Torta de Cachorro quente
MARIA EDUARDA F. S. DE NIEMEYER Torta de limão
NICOLAS LAKATOS FEIJÓ Churro caseiro
NICOLAS SPADETTO ANDRADE Panqueca
ROBSON ALMEIDA DE SOUZA Mousse de chocolate
SOFIA SILVEIRA BORGES Estrogonofe de carne
SOFIA MUNARO Mousse de maracujá
THAMIRYS DE OLIVEIRA FRANCEZ Caldo verde e biscoito caseiro

A banca examinadora foi constituída pelos Chefes, Aline, André e Richardson. Mais ou menos na metade da avaliação, Jodelson Sabino, nosso webmaster, foi convidado a compor a banca em substituição ao Chefe André, que teve que se ausentar para participar de um compromisso particular.

Após a apresentação dos pratos pelos escoteiros e a degustação pelos avaliadores, os mesmos eram retirados da mesa de avaliação e disponibilizados na mesa de serviço onde todos os presentes puderam também degustá-los em uma refeição comunitária. Todos os pratos estavam deliciosos, de acordo com a avaliação da chefia e dos demais presentes.

O objetivo principal da atividade foi o cumprimento de parte dos itens para a conquista das especialidades CONFEITARIA (total: 6 itens), para os que fizeram pratos de sobremesa e CULINÁRIA (total: 15 itens), para os que prepararam pratos salgados.

Especialidade confeitaria
Distintivo da especialidade confeitaria

Especialidade culinária
Distintivo da especialidade culinária

O total de itens necessários para se atingir o nível três de uma especialidade é sempre divisível por 3, sendo que para conquistar o nível 1 é necessário cumprir um terço dos itens e para conquistar o nível 2 é necessário cumprir dois terços dos itens. Dessa forma, por exemplo, para conquistar o nível 1 da especialidade CONFEITARIA, os jovens devem cumprir 2 itens e para conquistar o nível 1 da especialidade CULINÁRIA é necessário cumprir 5 itens.

Os distintivos de Especialidades são bordados sob a forma de hexágono, com fundo em amarelo para o Nível 1, verde para o Nível 2 e grená para o Nível 3.  Como as especialidades CONFEITARIA e CULINÁRIA são ambas de serviços, os respectivos distintivos devem se aplicados na manga esquerda do traje do jovem que a conquistar.

A chefia do Ramo Escoteiro irá consolidar o resultado das avaliações e divulgar o resultado para a tropa.

Para saber os itens que devem ser cumpridos para as especialidades CONFEITARIA e CULINÁRIA, clique nas imagens correspondentes acima.

Para acessar o álbum com uma seleção das 45 melhores fotos do evento, disponível em nossa página no Flickr, clique na foto abaixo.

Mastechef Escoteiro - Atividade 28-05-2016


As fotos desse artigo são de Frank Komati e Jodelson Sabino. É proibida a cópia, reprodução ou publicação sem autorização por escrito dos detentores dos direitos. 

Um comentário

  1. Aline Amaral

    Muito feliz com o evento e com o momento de integração com nossos escoteiros, pais e amigos! Estamos de parabéns!!! Juntos podemos mais!!! Abraços e sempre alerta!

  2. Marulza

    Parabéns aos chefes e organizadores do evento! Esses momentos são muito enriquecedores para nossas crianças.
    Que venham mais eventos!

Comentários estão fechados.