11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Inscrições abertas para o segundo semestre da aula de vela

Eric e Sofia em um optimist

Insignia-modalidade-do-marTodos os lobinhos e escoteiros registrados no 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória que conquistaram a especialidade natação nível 2, estão aptos a ingressar no curso de navegação a vela oferecido pelo nosso Grupo Escoteiro.

Os pais de lobinhos e escoteiros interessados devem procurar Eliana ou Natache no dia 12/8, no nosso primeiro encontro do semestre, ou contatá-las via aplicativo whatsapp [icon name=”copyright” class=”” unprefixed_class=””] para obterem maiores informações sobre o curso e realizarem a inscrição de seus filhos.

Além de propiciar o desenvolvimento físico das crianças – posto que se trata de um esporte – as aulas de vela contribuem para o desenvolvimento intelectual e social.


Fui velejar- sou escoteiro do mar
O escoteiro Eric Sabino (ao fundo) e os irmãos Gabriel e Lucas Paraguassu: Dois escoteiros e um lobinho do Ilha  partindo para a aula prática de vela

[icon name=”anchor” class=”” unprefixed_class=””] Porque matriculamos nosso filho na escola de vela?

Leia este texto redigido pela psicóloga Norma Nicotera, mãe de um lobinho da Alcateia Lobos do Mar, que está matriculado na turma de vela desde o primeiro semestre.

[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Em um primeiro momento porque imaginamos que velejar fosse um esporte divertido, em contato com a natureza: cabelos ao vento, brincando no mar… que beleza!
E é verdade, mas não foi só isso: a vela é muito mais !
Ao longo do tempo descobrimos que velejar é uma coisa “seria”: colabora com o desenvolvimento pessoal e social das crianças. A prática desse esporte enquanto auxilia no desenvolvimento motor promove, na esfera intelectual, o raciocínio, a memória e a atenção.
No plano físico, estimula a força e a agilidade que são colocados em campo a todo instante, em equilíbrio com a natureza.
Percebemos também que vela desenvolve importantes aspectos afetivos como a capacidade de liderança através da disciplina, a autoconfiança e a autoestima.
Parece um esporte individual, mas não é bem assim: a socialização é promovida pela integração do trabalho em equipe, a competição entre amigos e no respeito aos outros e ao ambiente.
O desenvolvimento da paciência e da tolerância é exigido para a avaliação constante das dificuldades e a tomada de decisões, pois os nossos filhos deverão enfrentar desafios em decorrência de diferentes situações que encontrarão.
Enfim, pensamos de ter feito uma ótima escolha para o nosso filho! [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]

Optimists em volta do Iemanjá
Nosso sonho se tornando realidade: A esquerda um grupo de crianças velejando em barcos da categoria Optimist e à direita o nosso veleiro escoteiro Iemanjá
[icon name=”info-circle” class=”” unprefixed_class=””] SAIBA MAIS: Desde 12/3/2017 o 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória mantem, em parceria com o Iate Clube de Espírito Santo, uma turma de vela para lobinhos e escoteiros. As aulas são aos domingos pela manhã, de 9h às 11h, e o instrutor das aulas teóricas e práticas é um campeão de vela capixaba com uma grande experiência em ministrar aulas de vela para crianças. Os alunos são acompanhados de perto pelo instrutor em um barco a motor durante todas as aulas práticas.Clique na foto abaixo e veja o artigo histórico do nosso site onde foi noticiada a primeira aula de vela dessa turma.

1ª turma vela do Ilha