11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Indaba 2018 do Ilha de Vitória

Ilha de Vitória realiza nos dias 03 e 04  de fevereiro seu primeiro Indaba de grupo de 2018. Indaba é uma palavra da língua dos povos Zulus, do Sul da África, que significa “Conferência Tribal”, reunião, ajuntamento. O nome foi utilizado pelo Movimento Escoteiro para designar uma reunião de pequeno grupo de dirigentes e escotistas com o objetivo de tomar importantes decisões –  direcionamentos a serem seguidos.

Equipe do Ilha de Vitória no 1º Indaba de Grupo de 2018

[icon name=”list-ol” class=”” unprefixed_class=””] Alinhando ideias

O Indaba do Ilha teve início às 8h30 no CT10 da UFES, em Goiabeiras, Vitória. A abertura desta importante reunião se deu com o I.B.O.A., com hasteamento da bandeira, avisos da programação do dia e oração. Neste momento chefe Lourdes, membro da Equipe de Espiritualidade e Religiosidade do nosso grupo Escoteiro, trouxe para o grupo a atividade Teia dos Desejos. Esta dinâmica foi aplicada com todos os participantes formando um círculo.

A teia teve início com um dos participantes, segurando um rolo de barbante nas mãos e pronunciando um desejo para o grupo em 2018. Em seguida, escolhia outro integrante e jogava o rolo de barbante. O rolo foi jogado de um lado para o outro formando uma grande teia com os melhores sentimentos de todos!

Lealdade, amizade, união, respeito, ânimo, tolerância, companheirismo,…!

Ao final era a hora de desfazer a teia. Agora, a dinâmica era inversa. O integrante que terminou com o rolo de barbante nas mãos começaria a desfazer a teia falando sentimentos que gostaria de eliminar do grupo. E assim foi até se desfazer a última teia. Esta atividade foi um momento de reflexão que emocionou todos os participantes.

 

Indaba - Alinhamento de intenções com a dinâmica: Teia dos Desejos
Alinhamento de intenções com a dinâmica: Teia dos Desejos

Em seguida cantamos a Canção da Promessa e rezamos a oração Pai Nosso!

Chefe João Gabriel fez a entrega  de Certificados  e Carta de Mérito à chefe Lourdes. Passamos então para as apresentações sobre o funcionamento de algumas equipes do grupo. De uma forma rápida e simples foi demonstrado como está sendo feito o trabalho, as propostas de melhorias e colhidas sugestões dos participantes.

[icon name=”calendar-check-o” class=”” unprefixed_class=””] Apresentação dos trabalhos

O setor financeiro ressaltou a importância do planejamento anual de gastos fixos e do registro detalhado da movimentação financeira. São medidas imprescindíveis para a organização e crescimento do grupo.

Indaba - Christianne apresentando o novo registro de movimentação financeira do grupo
Christianne apresentando o novo registro de movimentação financeira do grupo

A equipe de comunicação apresentou  as diversas mídias utilizadas hoje para divulgação do grupo e do movimento escoteiro. Falou também sobre propostas para 2018, como o projetos de pequenos vídeos. A intenção é envolver e fazer uma maior integração dos jovens para que eles falem sobre o escotismo e suas experiências no movimento. Serão desenvolvidos ícones que serão utilizados para tornar a comunicação no grupo mais eficaz. Outra proposta é um trabalho de divulgação institucional para captação de novos voluntários para atuar no grupo.

Indaba - Graziela Oliveira com as novas propostas da Equipe de Comunicação do grupo
Graziela Oliveira com as novas propostas da Equipe de Comunicação do grupo

[icon name=”users” class=”” unprefixed_class=””] Equipes, comissões: União que faz a diferença!

Chefe Albert abordou as inter-relações entre as áreas funcionais do grupo. Para levantar estas reflexões e discussões sobre o tema foram criados grupos, separados pela área atuante: dirigentes, escotistas e diretoria. Cada grupo deveria expor quais as propostas de trabalham desejam oferecer e quais são as limitações que dificultam o desenvolvimento deste processo.

Indaba - Chefe Albert Sholl com a palestra Interelações entre as áreas funcionais
Chefe Albert Sholl com a palestra Interelações entre as áreas funcionais

Ao término da dinâmica ainda ficou como “dever de casa” para o próximo Indaba de grupo do Ilha, cada participante refletir sobre EU Empresa, como estou gerindo as várias demandas das diferentes áreas da vida: família, amigos, trabalho, grupo escoteiro, hobbies, esportes e etc…. Quais são meus objetivos, necessidades, projetos, dificuldades, motivação. A clareza das ações facilita no sucesso dos resultados!

Após o almoço, as discussões retornaram direcionadas as atividades específicas de escotistas: oficinas, técnicas no uso de ferramentas em acampamentos, atividades que serão desenvolvidas no ano, participações em eventos externos, calendários de atividades entre outros. Foram dois dias que possibilitaram troca de ideias, sugestões, conhecimento, experiências que favorecem o crescimento, desenvolvimento e fortalecimento do trabalho voluntário.

Indaba - Treinamento Escotista - Oficina de Nós
Treinamento Escotista – Oficina de Nós

[icon name=”anchor” class=”” unprefixed_class=””] Participantes:

Sylvia Lessa, Márcia Naomi, Frank Komati, João Gabriel tristão, Eliana Rigo, Maria Tereza Campos, Lourdes Ferreira, Richardson Murta, Pollyanna Paraguassú, César Laeber Francez, Thaís Miranda, Júlia Resende, Roger Trancozo, Graziela Oliveira, Ana Bottecchia, Albert Sholl, Marcelo Borges, Christianne, Katia Braga, Edgard Guimarães, Leonardo Costa (Regional ES) Jodelson Sabino (discurso de abertura gravado em vídeo) e Jacqueline Fundão (cursos gravados, utilizando recursos multimídia, produzidos exclusivamente para este evento)


Redação:Graziela Oliveira; Edição: Graziela Oliveira e Hugo Hemerly, Fotos: Frank Komati

Um comentário

  1. eliana rigo

    Muito bom o artigo e fotos!!!!
    Oportunidade para estarmos juntos, trocando ideias, experiencias e fazendo planejamentos para esse ano que se inicia.

    Eliana Rigo
    Diretora Financeira

  2. Ana LF Bottécchia Senn

    Muito gratificante poder participar, mesmo que parcialmente, deste trabalho de dedicação à causa escoteira!
    Parabéns aos organizadores e participantes pela disponibilidade no trabalho voluntário e de educação de jovens e crianças!

  3. Kátia Braga

    Minha primeira participação no Indaba foi muito esclarecedora. Entendi melhor a dinâmica do grupo e percebi que os desafios são enormes, mas a vontade de resolvê-los é maior.
    Conviver com pessoas que estão sempre em processo de aprendizado, com pensamentos e ações voltadas para ajudar na formação de jovens tem sido muito gratificante.
    Parabéns às redatoras, fotógrafo e participantes!

Comentários estão fechados.