11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Foco nas especialidades

Thamirys e Ana

Três ramos trabalhando nas especialidades

O mês de julho começou anunciando as férias mas, antes, uma última e importante atividade: A conquista de Especialidades! Os pais foram convocados para atuarem como voluntários nesse dia e ajudarem os escoteiros e lobinhos a conquistá-las.

O convite tinha um forte apelo motivacional para pais e jovens: “As mangas dos uniformes ficarão bem coloridas com os vários distintivos que conquistarão”.

O tempo frio deu uma trégua e o dia estava lindo. Todos os ramos escoteiros estavam entusiasmados por causa das Especialidades.

Canções escoteiras no “quebra gelo”

Depois do I.B.O.A., a Roda de Canção teve cantigas como Música da Kaa, Fábrica de botão, Julie baby, Cavalinho, dentre outras – com chefe Richardson puxando a roda, como sempre, muito animado e divertido.

Essa é a história da serpente que desceu do morro para procurar um pedaço do seu rabo…

Sim! …

Você também …

É um pedaço do meu rabão … ão … ão … ão …

Letra da canção “Música do Kaa”

Lobinhos e Escoteiros

Foram várias as Especialidades trabalhadas. Segue a lista em ordem alfabética:

  • Babá;
  • Biblioteconomia;
  • Coleções
  • Criação de animais de estimação;
  • Decoração;
  • Entrega de Mensagens;
  • Etiqueta;
  • Informações turísticas;
  • Prevenção ao uso de drogas;
  • Rastreamento;
  • Reciclagem;
  • Segurança doméstica e
  • Segurança no Trânsito.

Muitos conseguiram os níveis 1 e 2.

Chefe Lourdes com as bonecas - Especialidade babá
Chefe Lourdes com as bonecas – Especialidade babá

Quem conseguiu, conseguiu. Quem não conseguiu, ainda há chance! Com o aplicativo do celular chamado “Aventura Escoteira” ou no website do SIGUE JOVEM, todos podem checar suas progressões e se preparar para conquistar os próximos níveis e as próximas especialidades. O desafio continua, é só estudar, pesquisar, se preparar, cumprir os itens  e trazer para o chefe do seu ramo no próximo encontro do grupo – depois das férias, é claro!

Ah, faltou uma Especialidade, uma bem saborosa! No domingo, dia 03/07 à tarde os lobinhos se reunirão para conquistar a especialidade mais deliciosa, na atividade “Que seja doce”: a de Confeiteiro! Prepararão os doces escolhidos a fim de conseguir também esse distintivo. na ocasião teremos um jurado especial: o Chef em gastronomia, Filipe Lessa e os chefes Richardson, Frank e Marcia estão presentes cobrindo esse grande evento que será o tema do próximo artigo do nosso blog.

Depoimentos

Veja alguns depoimentos de adultos do grupo sobre as sessões de orientação e avaliação de especialidades:

Adorei participar da atividade de ontem. Muito bom ver o interesse dos jovens e das crianças, cada um passando seus conhecimentos e buscando informações novas, aprendendo. Experiência enriquecedora!

Graziela Oliveira, mãe da escoteira Cecília e da lobinha Sophia, do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória

Foi divertido e educativo. Hoje formei um monte de “arquitetos” e “decoradores”!

Dorotéia Munaro, mãe da escoteira Sofia, do 11º/ES  G.E. do Mar Ilha de Vitória

Isso é  a essência do escotismo … Os adultos contribuindo para a Boa formação dos jovens … Parabéns a todos os envolvidos na atividade de hoje!

Eliana Rigo, dirigente do 11º/ES  G.E. do Mar Ilha de Vitória

Seniores

Os seniores foram mais ousados e trabalharam nas especialidades de canoagem e salvamento. Se lançaram ao mar e receberam instruções de salvamento com técnicas de RCP (Ressuscitação Cardio Pulmonar).

Quatro investiduras de lobinhos

Quatro investiduras
Integração de Lucas Bottecchia, Arthur Santos, Caio Cesar Francez e Matheus Bottecchia

E como não falar da investidura dos lobinhos Arthur Santos, Caio Cesar Francez, Matheus e Lucas Bottecchia? Emocionante ver nosso grupo crescendo, vendo garotos se integrando e passando a fazer parte do grupo! Chefe Sylvia fez a investidura: proferiu as palavras, colocou os lenços e entregou os certificados – apresentando e aceitando, assim, os novos lobinhos na alcateia.

A foto ficou bonita. Palmas escoteiras para os novos lobinhos!

Último encerramento de atividades do semestre

Finalizando as atividades do dia, a escoteira Aitana fez uma oração emocionante no último I.B.O.A. do semestre. Depois, todos se despediram com o grito bem alto “FÉRIAS”!

E pronto! Estamos oficialmente de férias!

Desejamos a todos que aproveitem bastante. Reiniciaremos os trabalhos dia 06/08/2016 na Guarderia, às 9h sem falta. E com muita animação, pois o segundo semestre de 2016 promete!

Mas não parou por aí!…

No período da tarde ainda teve atividade para alguns jovens e para escotistas, dirigentes e pais.

Corte de Honra

Depois de realizarem um percurso a pé da Praia do Canto até Jardim da Penha e de almoçarem juntos, os monitores e submonitores realizaram a Corte de Honra da tropa escoteira com a participação do Chefe Richardson,na casa da Thamirys, monitora da patrulha Jacaré.

Na Corte de Honra a liderança da tropa discutiu sobre a situação atual das patrulhas,identificou pontos de melhoria e avaliou os marujos (patrulheiros).

Na sequencia ouviu-se a opinião dos líderes sobre a programação do primeiro ciclo das atividades e eles fizeram uma avaliação da chefia.

A Corte de Honra concluiu com uma discussão sobre o Acampamento de Sobrevivência, que está prestes a acontecer, em que foram abordados assuntos como a divisão de cargos na patrulha, os materiais que deverão levar e foram esclarecidas dúvidas sobre o evento.

Estiveram presentes os monitores Nicolas Spadetto, Eric Sabino, Thamirys Oliveira e Aitana Eler e os Submonitores Marcos Celin e Cecília Oliveira.

Reunião de chefia

Reunião de Chefia - Selfie
Reunião de Chefia – Selfie

Adultos dirigentes, chefes e diretores do Grupo participaram, durante toda a tarde, da reunião mensal de chefia onde discutiram sobre questões operacionais táticas e estratégicas do grupo, tais como o planejamento de atividades para o segundo semestre, estreitamento do relacionamento do Grupo com os órgãos públicos e empresas de âmbito municipal e a primeira fase da preparação para a Assembleia Geral Ordinária do grupo, que será realizada em Outubro/2016.

Para ver a seleção de fotos de 03/07/2016 visite o álbum de fotos correspondente em nossa página no flickr clicando na foto abaixo.

 

Atividades de 02/07/2016
;

 


Créditos desse artigo:

Texto: Larissa Gastmann, Edição: Jodelson Sabino, Fotos: Jodelson Sabino, Jacqueline Sabino, , Richardson Murta, João Gabriel Tristão e Márcio Passigatti