11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Fim de férias para o Ilha de Vitória

Sábado dia 12 de agosto foi um grande dia para os jovens do 11°/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória. O grupo retornou das férias a todo vapor! Lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros todos juntos no I.B.O.A. aguardando as novidades da programação do segundo semestre que foram cuidadosamente planejadas e pensadas pelos chefes e dirigentes durante o recesso. Os jovens descansam, mas os trabalhos do Grupo não param.

Quem também retornou para nosso grupo foi Mariana Monteiro, que passou 2 anos na Áustria em um Intercâmbio e hoje volta para o Clã Pioneiro. Mariana foi recebida com muito carinho pelos chefes, dirigentes e jovens do grupo. Em breve nossa pioneira contará um pouco de suas experiências nesses últimos 2 anos. Aguardem!

[icon name=”angellist” class=”” unprefixed_class=””] Chega de férias! Queremos Aventura!

Para a alcateia foi dia de escolher quais as atividades os lobinhos gostariam de fazer neste semestre, e não foi fácil! Lobinhos são sempre muito animados, de imaginação fértil e ávidos por aventuras! Mas a Akelá Sylva Lessa, e os chefes Roger Trancozo e César Francez fizeram a divisão dos lobinhos por matilhas para que eles fizessem uma lista de atividades de interesse. Depois, cada matilha levou para a Roca de Conselho sugestões de duas atividades para serem realizadas por toda a alcateia neste segundo semestre.

[icon name=”suitcase” class=”” unprefixed_class=””]  Lobinhos, escoteiros e seniores: é hora de mudanças

Também foi dia dos lobinhos receberem progressões, distintivos de identificação da matilha (cada matilha é identificada por uma cor: branca, amarela, vermelha, marron e preta) e fazer a revisão da quantidade de lobinho por matilha. Neste sábado quatro lobinhos deixaram a alcateia para fazer uma visita à terra dos homens, ou seja, conhecerem o Ramo Escoteiro. Chefe Sylvia entregou seus quatro tesouros – forma carinhosa com que se referiu aos lobinhos – a Richardson Murta, chefe da Tropa Escoteira Épsilon e pediu ao escoteiro Eric Kenzo, que também já foi seu lobinho, que recebesse muito bem esses novos lobinhos e lobinhas que logo farão a passagem definitiva para o Ramo Escoteiro.

Os escoteiros também se reuniram para votar e escolher suas atividades. Foi lembrado a importância do uso completo do traje dos escoteiros do mar: blusa, bermuda ou saia, lenço, meia, cinto e caxangá. Conhecer as canções escoteiras, saber o grito de sua patrulha, ter muita animação para realizar as atividades e adquirir novos conhecimentos também faz parte dos requisitos desejados.

Assim como lobinhos e escoteiros, os seniores também se reuniram para a escolha de suas atividades e receberam dois novos membros, os escoteiros Fábio e Fernando Salles que passaram para a o Ramo Sênior. A propósito, a Tropa Sênior Impisa conta agora com mais um reforço, é Thaís Miranda que foi promovida em sua carreira escoteira e assumiu a Chefia da Tropa. Uma novidade que trouxe muita alegria ao Grupo.

[icon name=”bullhorn” class=”” unprefixed_class=””] Alerta! Vikings estão chegando para o VIII Acampilha !

Esse é o tema escolhido para o Acampilha desse ano: Viking. Os vikings eram uma antiga civilização originária da região da Escandinávia, que hoje compreende o território de três países europeus: a Suécia, a Dinamarca e a Noruega. Eles estabeleceram uma rica cultura desenvolvida graças à atividade agrícola, ao artesanato e a um notável comércio marítimo. Por terem uma vida voltada para os mares, estabeleceram também outra grande atividade econômica, a pirataria .

Acampilha é o Acampamento do Ilha de Vitória que está na sua oitava edição. É um acampamento anual que reune todas as seções de todos os ramos do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória (i.e. Lobinhos, Escoteiros, Seniores, Pioneiros e Dirigentes). Por esse motivo, este é um acampamento tão aguardado por todos do grupo. Esse ano o evento acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto no Recanto Mariá Flora, localizado na BR 101 , Km 242, Santiago da Serra, Serra (ES), próximo à Praça do Pedágio (Serra – Fundão).

Os preparativos para esse grande dia já estão adiantados e à medida que a data se aproxima, os adultos voluntários do nosso Grupo Escoteiro intensificam as sua atuação nas finais para a realização do mesmo. No sábado passado tivemos reunião para alinhamento da equipe de cozinha (pais apoiadores e chefes) e na última terça-feira os coordenadores do evento tiveram uma reunião de revisão da situação e controle das atividades. Para as jovens, essa reta final incluiu as inscrições, que já estão sendo realizadas e as primeiras atividades para as tropas, que já começaram a ser passadas pelos chefes e seus assistentes.

Preparem-se! Fortes emoções estão por vir! O VIII Acampilha está chegando! …

[icon name=”user-plus” class=”” unprefixed_class=””] Promessa de nossa Diretora Administrativa Adjunta

O I.B.O.A. de abertura teve um momento particularmente emocionante. Diante de todos os integrantes presentes e perante o Diretor Presidente do nosso Grupo Escoteiro, Pollyana Paraguassú fez a sua promessa escoteira, recebendo das mãos de seus filhos, o lobinho Lucas e o escoteiro Gabriel, o seu certificado e distintivo de promessa.

Coube à nossa Diretora Administrativa, Jacqueline Sabino, a honra de entregar e colocar na Pollyana o lenço do nosso Grupo, parte fundamental do uniforme de todas as organizações escoteiras ao redor do mundo.

A cerimônia de promessa foi concluída com com o nosso Diretor Presidente puxando uma palma escoteira para Pollyana e dando a ela os nossos mais calorosos votos de boas vindas ao nosso Grupo e à comunidade de mais de 40 milhões de jovens e voluntários que hoje participam da Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

Pollyana já vem contribuindo de forma significativa em ações operacionais, táticas e estratégicas do nosso Grupo Escoteiro desde o ano passado, quando teve participação fundamental na revisão do Estatuto do Grupo. Sua atuação destacada em várias ações de apoio à diretoria resultou no reconhecimento através de uma carta de elogio que lhe foi entregue em nossa confraternização de final de ano de 2016.

Logo após a sua promessa, Pollyana foi nomeada Diretora Administrativa Adjunta do nosso Grupo Escoteiro, assumindo assim uma posição merecida de destaque em nossa tripulação.

[icon name=”users” class=”” unprefixed_class=””] Planejando as ações sociais para 2017/2

Catia Casagrande dirigentes e escotistas do Ilha
Dirigentes e escotistas do Ilha e nossa convidada especial do dia: Catia Casagrande

Após o I.B.O.A. de encerramento, escotistas, dirigentes e diretores do nosso Grupo Escoteiro realizaram uma reunião para planejamento operacional das ações sociais do segundo semestre de 2017 . A convidada foi Catia Casagrande, agente de articulação do Comitê Voluntariado Vale Vitória. Estamos captando possibilidades de parcerias com outras organizações de voluntários da comunidade local. Nesta reunião, identificamos muitas oportunidades interessantes e acreditamos que novidades boas virão por aí.

É o nosso Grupo Escoteiro crescendo em sua capacidade de multiplicar as nossas ações sociais!

[icon name=”birthday-cake” class=”” unprefixed_class=””] Aniversariantes do mês de Agosto

Ainda no I.B.O.A. de abertura o nosso Diretor de Métodos Educativos, João Gabriel Tristão, chamou á frente os aniversariantes do mês e todos cantaram um tradicional “parabéns pra você”. Essa é uma novidade implantada pela nossa Equipe de Gestão de Pessoas, constituída pelas voluntárias Claudia Silveira e Natache Barros.

  • Gustavo Rodrigues Pedrosa de Souza – 02/08
  • Letícia Selvatici Tolentino – 02/08
  • Lucas Paraguassú – 05/08
  • Júlia Archanjo Rabello – 11/08
  • Caio César Francez – 13/08
  • Edoardo Patrignani – 14/08
  • Richardson Murta – 17/08
  • Anabelle Leite Batista – 18/08
  • Ury Lael do Rozário de Amorim – 20/08
  • Jodelson Sabino – 20/08
  • Gabriel Forza Vago – 28/08

Redação: Graziela Oliveira; Edição: Bernardo Vasconcellos e Jodelson Sabino; Fotos: Paulo Ottoni e Jodelson Sabino