11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Escoteirosdoilha.org apoia a campanha OUTUBRO ROSA

OutubroRosa_bannersite

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A história do Outubro Rosa(1) remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, ambas localizadas no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, começaram a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas e desfile de modas com sobreviventes de câncer de mama.

OutubroRosa_thumbA popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso fez com que a iluminação em rosa assumisse importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. Assim, a ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e outras obras civis como, por exemplo, o Escritório Nacional da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), em Curitiba (PR), cuja fachada vai passar o mês de outubro iluminada com a cor rosa, em apoio à ação de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama.

O movimento “Outubro Rosa” acontece no mundo todo como um entendimento universal que atenta para a saúde feminina, alertando a população sobre a importância de fazer o autoexame e da detecção precoce da doença.

Seguem abaixo dados e fatos sobre o câncer de mama no mundo (2)

  1. Mundialmente, o câncer de mama é o câncer mais freqüentemente diagnosticado e a principal causa de câncer morte em mulheres;
  2. A cada 19 segundos, em algum lugar no mundo, um caso de câncer de mama é diagnosticado em uma mulher e a cada minuto, em algum lugar do mundo, uma pessoa morre de câncer de mama;
  3. Desde 2008, a incidência de câncer de mama em todo o mundo aumentou em mais de 20%, e no ritmo atual, 13 milhões de mortes por câncer de mama em todo o mundo ocorrerão nos próximos 25 anos.

Por isso, o GEMar Ilha de Vitória apoia e incentiva a divulgação de toda ação de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e convida todos os leitores desse blog a participar dessa campanha.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais das quais participa utilizando os botões de compartilhamento abaixo.

Para maiores detalhes sobre o câncer de mama consulte essa página do blog da saúde do Governo Federal


Fontes:

(1) Outubrorosa.org.br/historia

(2) Quick Guide for Most Commonly Used Breast Cancer Statements