A União dos Escoteiros do Brasil mobilizou todos os Grupos Escoteiros do Brasil para realizarem o evento no mesmo final de semana, mas de maneira descentralizada: O 27º ELO envolveu milhares de jovens de todos os cantos do país em um grande evento.
Para o 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, o ELO deste ano foram 12 horas ininterruptas de atividades interessantes que despertaram em nossos jovens o interesse e promoveram o conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável e, no final, o evento concluiu com uma festa de confraternização a fantasia tendo como tema o dia das bruxas.
[icon name=”line-chart” class=”” unprefixed_class=””] [icon name=”leaf” class=”” unprefixed_class=””] Atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável
Os jovens dos ramos lobinho, escoteiro e sênior do nosso Grupo Escoteiro foram divididos em patrulhas mistas, contendo jovens de todos os ramos e, orientados pelos pioneiros e supervisionados pelos chefes e assistentes de seção realizaram 10 das 18 atividades sugeridas pela União dos Escoteiros do Brasil, todas baseadas no tema anual 2017 dos Escoteiros do Brasil Escotismo e Desenvolvimento Sustentável e nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU que visam fortalecer a paz e a liberdade, erradicar a pobreza e oferecer uma nova perspectiva econômica, social e ambiental para o planeta.
As atividades escolhidas pelo nosso Grupo foram:
- Jogo de corrida de orientação
- Pista de obstáculos e cordas
- Safari fotográfico
- Carta prego/ caça ao tesouro
- Monte sua cidade
- Construção filtro
- Vida sobre a Terra
- Corrida reciclável
- Demonstração de aproveitamento de comida
- Construir um utensílio com material reciclado
[icon name=”snapchat-ghost” class=”” unprefixed_class=””] O Hallow-Ilha
Assim que o sol se pôs os Escoteiros do Ilha se transformaram em magos, monstros, múmias, mortos-vivos, vampiros, bruxos e bruxas e se reuniram para uma confraternização final em clima de dia das bruxas: Hallow-Ilha, o Halloween do Ilha.
Foi neste clima que foi servida a última refeição do dia e, no final, todos se divertiram com o concurso de fantasias improvisado pelo Chefe João Gabriel, com direito a performance dos candidatos ao desfilarem. A cor predominante das fantasias foi o preto e os recursos mais utilizados nas maquiagens foram o sangue artificial e a pintura e decalques simulando cortes e cicatrizes.
[icon name=”magic” class=”” unprefixed_class=””] Os responsáveis pelos momentos mágicos do dia
Além dos lobinhos, escoteiros e seniores que trouxeram a alegria e a animação dignos de fazer deles a razão de ser do nosso evento, o Clã Pioneiro Ilha do Socó, representado pelo Mestre João Gabriel e pelos pioneiros Hugo e Mariana, contribuiu de forma decisiva para sucesso do ELO ao assumir as tarefas de planejamento e organização.
A Comissão de cozinha designada para o ELO também teve um papel fundamental, cuidando da alimentação e hidratação dos participantes. Eles prepararam desde cachorro quente a frango assado, além do delicioso suco de melancia, uma das bebidas mais ELOgiadas pelos participantes.
Nossos agradecimentos vão também para os anfitriões Chefe Eliana e Chefe Jânio, que nos acolheram e nos ofereceram a infraestrutura para a realização do evento e ao Point Language School que este ano, pela segunda vez, patrocinou a decoração da nossa festa do dia das bruxas.
[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] A atividade, além de ter o objetivo de proporcionar o aprendizado para os jovens dos outros ramos, serviu também para o aprendizado dos pioneiros do nosso clã, pois entendemos muito mais sobre como organizar um evento escoteiro. Afinal, queremos nos tornar bons chefes para nossos jovens no futuro! [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]
Hugo Hemerly, jovem do Clã Pioneiro Ilha do Socó do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória
[icon name=”video-camera” class=”” unprefixed_class=””] video clips
Clique nas imagens abaixo e curta os dois vídeos sobre o ELO do nosso Grupo Escoteiro.
[icon name=”picture-o” class=”” unprefixed_class=””] Fotos
Clique na foto abaixo, em que o Lobinho Lucas Paraguassú exercita as sua habilidades de equilíbrio na Falsa Baiana para acessar o álbum de fotos selecionadas do nosso ELO 2017 disponíveis em nossa página no flickr.
Redação e Edição: Jodelson Sabino, Vídeo Clips: Luciano Raposo