11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Habemus Conselho Consultivo do Ilha

No dia 10/08/2022 em reunião de Diretoria foi decidido a criação do Conselho Consultivo do 11º/ES GEMAR Ilha de Vitória, e tomaram posse, na cerimonia durante a cerimonia do IBOA da atividade do dia 13/08/2022, a Chefe Aldrey Gonçalves e o Chefe Jodelson Sabino, que já exerciam essa função informalmente.

O Ilha está em fase final de habilitação para capitar recursos públicos e privados, com projetos, visando ampliar o alcance do Movimento Escoteiro na grande Vitória e ter um conselho consultivo que se soma a comissão fiscal, fortalece as boas praticas de gestão e transparência que o Grupo Ilha sempre prezou.

Mas o que é mesmo um conselho consultivo?

O Conselho Consultivo atua como uma comissão externa de aconselhamento, orientando líderes e gestores, e recomendando ao Conselho Deliberativo (no nosso caso a Diretoria) as medidas a serem tomadas para o desenvolvimento da organização. A existência de um Conselho Consultivo traz mais maturidade e qualidade para o trabalho da organização.

É formado por um grupo de pessoas selecionadas com a função de apoiar na gestão e sustentabilidade, além de ajudar nas decisões mais difíceis que a organização enfrenta. Seja nos problemas diários, para planejar as deliberações futuras ou desenhar um planejamento estratégico.

O Conselho Consultivo opina e aconselha, mas não possui responsabilidades fiscais, administrativas, judiciais ou legais com a organização e seus membros. E como ele não possui poder de deliberação ou fiscalização, não precisa estar presente no estatuto da organização em um primeiro momento. Porém, é uma boa prática que ele seja incorporado no estatuto ao longo do tempo”.

Fonte: Site Phomenta