11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Contagem regressiva para a Ajuri 2016

11a. Ajuri Nacional dos Escoteiros do Mar

Vista para Cidade de Antonina - Litoral Paranaense - Pr

Desde o ano passado estamos nos preparando para a 11a Ajuri Nacional dos Escoteiros do Mar, que será realizada de 21 a 24 de janeiro de 2016 na cidade de Antonina, no litoral do Paraná, localizado a cerca de 80 km da capital Curitiba.

Com o tema “Navegar é preciso!”, o evento vai refletir a importância de traçar objetivos na vida, seguindo adiante mesmo com os obstáculos que surgem no caminho. Como mestres dos mares, deve-se “navegar” pela vida, guiados sempre pelos valores escoteiros, que são importantes instrumentos de navegação, indispensáveis para atingir os sonhos. Dentre as atividades previstas, destacam-se a navegação, luau, visita turística à Ilha do Mel e atividades na Baía de Antonina.

O evento é destinado a valorizar a prática da modalidade do Mar mas é aberto para a participação jovens dos Ramos Escoteiro e Sênior de todas as modalidades.

Abaixo você encontrará informações gerais sobre o Ajuri 2016 e sobre os preparativos do nosso grupo para participação. Para maiores detalhes sobre o evento consulte a página sobre a Ajuri Nacional dos Escoteiros do Mar no site da UEB.

Composição de Patrulhas, Tropas e Subcampos

O Ajuri Nacional contará com um subcampo do Ramo Escoteiro, que será chamado de Subcampo Ilha das Peças, e um subcampo do Ramo Sênior, que será chamado de Subcampo Ilha da Cotinga.

Participantes do nosso grupo

O 11º GEMar Ilha de Vitória será representado no evento pelos escoteiros e escoteiras da lista abaixo, que terão uma oportunidade única de integração com outros escoteiros do mar do Brasil:

  • AITANA LUCAS
  • ERIC SABINO
  • ERICK KENZO
  • THAMIRYS FRANCEZ
  • VITÓRIA TAVARES

Eles farão parte da Tropa 3 do Subcampo Ilha das Peças e comporão uma patrulha liderada pelo monitor RICHARDSON MURTA, que é atualmente Assistente de Sessão do Ramo Escoteiro no 11º GEMar Ilha de Vitória.

Como somos o único grupo de Escoteiros do Mar na nossa região, essa comitiva estará representando não só a cidade de Vitória como o Estado do Espírito Santo nessa ajuri nacional.

Escoteiros da ajuri nacional 2016
Erick Kenzo, Eric Sabino, Richardson, Aitana e Thamirys em reunião de preparação para a Ajuri Nacional dos Escoteiros do Mar em 15/1/2016

Demais participantes da patrulha

Além dos Escoteiros do Ilha, essa patrulha contará com a participação dos seguintes escoteiros do 280º GEMar Tubarão Branco, da cidade de Tramandaí, no Rio Grande do Sul

  • LIVIA DE FRAGA
  • MARIANA MACEDO
  • VINICIUS FETTER

Preparativos para o ajuri 2016

Os nossos representantes tem trabalhado nos preparativos para o evento há algum tempo com o apoio da diretoria, das chefias, dos demais jovens e de todos os pais. No ano passado o nosso grupo realizou dois eventos para arrecadação de fundos para custeio da viagem, que foram o Halloweelha  e o Almoço de Massas.

A conclusão do planejamento da viagem ocorreu com as duas reuniões realizadas recentemente:

  • 15/01/2015
    • Pauta: DIVISÃO DE TAREFAS E ENSAIO DA APRESENTAÇÃO
    • Participantes: Jovens do nosso grupo que vão para a ajuri e o líder da equipe
    • Atividades: Nessa reunião foi feito o planejamento e primeiro ensaio da apresentação que farão na Noite Cultural, onde todos os participantes do evento serão convidados a apresentar um pouco de sua cultura local através da música, dança, vestuário e petiscos típicos
  • 17/01/2015
    • Pauta: REVISÃO FINAL DA DOCUMENTAÇÃO, REGRAS, PROCEDIMENTOS, ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO GERAL DA VIAGEM
    • Participantes: Diretora Sylvia, jovens que viajarão acompanhados de seus pais e mais o líder da equipe
    • Atividades: Discussão sobre detalhes do translado na chegada e na saída de Curitiba, transporte de Curitiba para Antonina, documentação dos jovens, organização do procedimento de check in, embarque e desembarque e segurança dos jovens nas atividades externas, principalmente as que forem realizadas no mar.

Os próximos passos serão a arrumação das malas, os ensaios individual e geral da apresentação sobre a cultura capixaba na Noite Cultural e a preparação para o embarque para Curitiba.

Você sabe o que significa ajuri*?

Ajuri é um substantivo masculino que provém do tupi-guarani regional do Amazonas, com dois significados:

1-Auxílio que se prestam mutuamente os pequenos agricultores no tempo das plantações ou das colheitas.Muxirão.Adjutório.
2-Concentração de escoteiros para trabalhos em comum

O significado da palavra está, portanto, relacionada com a reunião de tribos ou famílias indígenas para a execução de certos trabalhos ou tarefas e atualmente, por extensão de sentido, pode designar qualquer iniciativa coletiva para a execução de um serviço não remunerado.

Os acampamentos nacionais denominados ajuri podem ser distinguidos em Ajuri Nacional Escoteiro, para escoteiros da modalidade Básica e Ajuri Nacional dos Escoteiros do Mar ou do Ar para as outras modalidades.

No livro Para ser Escoteiro de 1ª Classe, de 1963, o autor Francisco Floriano de Paula diz que “Adotou-se no Brasil desde 1922 a terminologia ajuri, usando a tradição pelas palavras em tupi-guarani. Na década de 90 a UEB decidiu optar pela terminologia internacional e cunhado pelo próprio Baden Powell de Jamboree. Os ajuris passados eram nacionais e portanto Jamborees Nacionais. Hoje o acampamento Nacional denomina-se Jamboree. Mas veja, os Escoteiros do Mar ainda estão usando a palavra AJURI


*Fontes: