11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Resumo das atividades de 21/05/2016

lobinhos-em-destaque

 

Lobinhas posam para a foto do Chefe Estêvão
Lobinhas posam para a foto do Chefe Estêvão

Comemoração dos 20 anos do Ilha, navegação no nosso barco Ceará, visitantes ilustres, foto oficial do grupo, ensaios fotográficos, quatro investiduras e quatro promessas …

Tem muita coisa para contar, mas vamos resumir tudo nas fotos e textos abaixo, deixando os detalhes guardados na memória de quem esteve lá e curtiu o nosso sábado 21/05/2016  😛 !

Comemoração

20 anos 3d madeira

Conforme registrado no artigo intitulado 25/05/2016 – Celebrando os 20 anos do ilha [wp-svg-icons icon=”link” wrap=”i”], o 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, fez 20 anos essa semana, e para comemorar essa data, a Patrulha Polvo (que é como chamamos a equipe de apoio formada pelos pais dos jovens do nosso grupo) organizou um lanche tropical comemorativo durante as atividades desse último sábado.

 

 

Comemorando os 20 anos do Ilha
Lanche comemorativo dos 20 anos do Ilha

Fatos relevantes do I.B.O.A. de abertura

Documentos emitidos pela União dos Escoteiros do Brasil

No I.B.O.A. de abertura, a nossa Diretora-presidente Silvana Roncetti apresentou ao Grupo dois documentos expedidos pela União dos Escoteiros do Brasil (U.E.B.):

  • O Certificado de Funcionamento do Grupo, válido até 30/4/2017
  • O documento parabenizando o Grupo pelos seus 20 anos de existência

A Diretora do Programa Educativo, Sylvia Lessa, ressaltou que, ao longo de sua existência, o Grupo manteve um número estável de participantes, o que o eleva a uma posição de destaque na nossa região pela sua perseverança na prática do escotismo durante esses 20 anos.

Investidura do nosso webmaster

Em seguida o nosso webmaster Jodelson Sabino fez a sua reafirmação de promessa e sua investidura, recebendo das mãos da Diretora-presidente, Silvana Roncetti, o lenço do nosso grupo.

Palma escoteira para Thamyris

Ch André, Ch Richardson, xx, Thamirys e Ch Lourdes - pose com a Tocha Olímpica
Thamyris e a Tocha Olímpica ao lado de desportista vilavelhense e chefes do Ilha

Na sequência o Grupo saudou a nossa escoteira Thamyris Francez, que na terça-feira, 17 de Maio de 2016, conduziu a Tocha Olímpica em sua passagem por Vitória, diante dos olhos orgulhosos dos chefes do Ilha que foram prestigiá-la pessoalmente no evento. Thamyris foi selecionada por meio de um concurso nacional de redação promovido pelo Ministérios da Educação que teve como objetivo reconhecer os estudantes da educação pública do nosso país que melhor compreenderam o espírito das Olimpíadas. Para maiores detalhes e fotos adicionais veja o artigo específico sobre esse evento no nosso blog.

Visitantes ilustres

 

Nesse dia de comemoração, tivemos a honra de receber a visita de quatro representantes da Diretoria Regional da União dos Escoteiros do Brasil – Espírito Santo:

  • Leonardo Vilar, Diretor de Relações Institucionais [wp-svg-icons icon=”briefcase” wrap=”i”]
  • Erika Hemerly, Diretora de Mobilização Jovem [wp-svg-icons icon=”share” wrap=”i”]
  • Albert Sholl, Diretor Administrativo Financeiro [wp-svg-icons icon=”calculate” wrap=”i”]
  • Estêvão Salles, Diretor de Comunicação [wp-svg-icons icon=”bullhorn” wrap=”i”]

Além disso, no I.B.O.A. de abertura, tivemos a presença da Mestra Pioneira Virginia, do 35º/ES Grupo Escoteiro Linhares, de Linhares (ES).

Quatro investiduras em um mesmo dia!

Nosso grupo está crescendo e uma evidência desse fato é que quatro jovens fizeram a sua investidura no dia 21/5/2016.

A investidura, também conhecida como integração, é uma cerimônia onde o jovem é recebido como membro de nosso Grupo Escoteiro. Somente a partir da investidura é que o jovem pode usar o Lenço, que é a identidade do jovem com o Grupo ao qual pertence. No nosso Grupo, depois que o jovem passa pelo período de experiência ele é considerado apto a fazer a sua investidura e a realizar o seu registro no nosso Grupo Escoteiro e na União dos Escoteiros do Brasil.

Os seguintes lobinhos fizeram investidura

  • LUCAS PARAGUASSÚ POSSE GUARÇONI
  • URY LAEL DO ROZARIO DE AMORIM

As seguintes escoteiras fizeram também investidura

  • MARIETA BENINCÁ PEZZALLI
  • SOFIA SILVEIRA BORGES

 Quatro escoteiros fazem promessa juntos

De acordo com a REGRA 004 do POR (Princípios, Organização e Regras), a PROMESSA ESCOTEIRA, prestada por escoteiros, escoteiras, seniores, guias, pioneiros e pioneiras durante a “Cerimônia de Promessa” é a seguinte:

Prometo, pela minha honra, fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; e, obedecer à Lei Escoteira.

A promessa é quando o jovem ou adulto, confirma a sua decisão definitiva e consciente de que quer participar do movimento escoteiro e manifesta o seu compromisso pessoal e perene com os princípios e leis do Movimento Escoteiro. Trata-se, portanto, de um compromisso sério, pessoal, espontâneo e para estar pronto para a promessa o chefe considera o envolvimento do jovem com o Movimento Escoteiro e a sua maturidade para entender a seriedade daquele ato. Depois da promessa, o jovem passa a utilizar um DISTINTIVO DA PROMESSA, pregado no bolso esquerdo do traje escoteiro. Recomenda-se que o jovem preparado para fazer sua promessa, saiba de cor o texto da PROMESSA DE LOBINHO ou da PROMESSA ESCOTEIRA, conforme o caso, pois precisará recitá-lo, em voz alta, na cerimônia. Também é recomendado que o jovem saiba uma ou mais LEIS DO LOBINHO ou LEIS ESCOTEIRAS, pois isso também será perguntado a ele na cerimônia da promessa. Cabe aos pais a função de ajudar seus filhos a apreender o texto da promessa e as leis.

Quatro promessas e um solo de violão
Quatro promessas e um solo de violão

Não há prazo definido de participação do jovem nas atividades para que ele possa fazer a promessa. A vivência do escotismo é que o deixa maduro e preparado para a cerimônia.

Nesse último sábado os seguintes jovens do Ramo Escoteiro fizeram sua promessa:

  • ANA CAROLINA GURTLER FERNANDES
  • FABIO SALLES DO ESPIRITO SANTO
  • FERNANDO SALLES DO ESPIRITO SANTO
  • KLAYVER SALLES DIAS

A cerimônia foi especialmente emocionante porque, além de ter quatro jovens como protagonistas, ainda ocorreu ao som dos acordes de violão da canção da promessa, executados pelo jovem escoteiro MARCOS CELIN VIEIRA, que encantou os jovens, escotistas, dirigentes e demais adultos presentes.

Sessões de fotos com Chefe Estêvão

A visita do Chefe Estêvão teve um propósito especial: produzir a foto oficial atualizada do nosso grupo, a qual já está em destaque no cabeçalho da página principal do nosso site, mas ele aproveitou a oportunidade de contato com os belos jovens do nosso Grupo, e com a belíssima paisagem do local onde nos reunimos, para produzir fotos adicionais para o seu acervo, especialmente com modelos e ambientação relacionados ao mar, já que somos o único grupo de escoteiros do mar do Espírito Santo.

Chefe Estêvão mantem uma página ativa no facebook onde compartilha regularmente as suas obras de arte sempre baseadas em fotos com motivo escoteiro. Se você tem conta no facebook, poderá conhecer o trabalho dele clicando nesse link para visitar a página da comunidade f64 [wp-svg-icons icon=”facebook-2″ wrap=”i”] e, com certeza, depois disso você será mais um dos mais de 20 mil pessoas que curtiram [wp-svg-icons icon=”thumbs-up” wrap=”i”] o trabalho dele.

Somos escoteiros do mar. Os outros é que são bonzinhos
Um dos mais recentes trabalhos publicados pelo Chefe Estêvão, já com uma foto de 21/5

Durante as sessões de fotos, Chefe Estêvão contagiou jovens e adultos do grupo com seu espírito alegre e com as brincadeiras divertidas que costuma fazer para provocar sorrisos naturais em quem ele fotografa. Consequentemente, os nossos jovens se despediram dele com desejos de “fica mais” e “volte sempre”.

Na saída o Chefe Estêvão ainda teve tempo de manifestar o seu espírito solidário fazendo uma doação para a nossa campanha CONCHA DO MAR.

 

Outras atividades

Além das homenagens, celebrações, promessas e investiduras e fotos, ainda houve tempo para jogos, sessões de treinamento e atividades de integração com os nossos jovens.

Os lobinhos receberam atentos e ansiosos as explicações da Akelá com as últimas instruções e orientações para o Acampalobos já que, para muitos deles, esse é o primeiro acampamento escoteiro.

Os escoteiros se divertiram com o jogo da velha, a corrida de revezamento e  e um jogo de pega objetos, que contagiou até o Chefe Léo, que não se conteve e entrou na brincadeira.

Os seniores Vitor Denaday, Raissa Barreira e Sophia Guedes velejaram no nosso barco Ceará, enquanto os Chefes Estêvão e Jodelson os fotografaram em ação. Depois que  os seniores concluíram a atividade e recolheram o barco em terra firme os escoteiros ainda tiveram uma aula dada pelo chefe André em que ele apresentou o barco, suas características e seus componentes em uma sessão interativa onde os jovens puderam esclarecer dúvidas e ter o contato direto com a embarcação.

 

E continua a campanha CONCHA DO MAR

Dia 21/5 foi o primeiro sábado de nossa campanha CONCHA DO MAR, que visa arrecadar dinheiro para melhorar a infraestrutura da nossa secretaria.

A concha do mar é um abrigo para o molusco que vive nela e queremos oferecer um abrigo aos que estiverem na nossa secretaria. Muitas conchas espalhadas no chão, mesmo que pequenas, são capazes de cobrir uma grande extensão da areia da praia, assim como muitas contribuições, mesmo que pequenas, somadas serão suficientes para atender o nosso objetivo. As conchas são do mar, assim como nós, que somos escoteiros do mar, daí o nome da nossa campanha.

Até 25/6, em todos os sábados em que houver atividade em nosso local de encontro, estará exposta em local visível a caixa de coleta de doações de valores em dinheiro para a nossa campanha. Além da contribuição do Chefe Estêvão, vários pais fizeram seus primeiros depósitos na caixa de arrecadação gentilmente preparada pelo Chefe João. A campanha está ativa e todos estão convidados a participar doando qualquer valor em dinheiro e incentivando parentes e amigos a também doarem. Não há limitação para a quantidade doada, nem mínima nem máxima e também não há limitação. Uma pessoa pode arrecadar e doar várias vezes, mas as oportunidades de doação são poucas. Agora só é possível doar nos dias 4, 11, 18 e 25/6, sendo que no último dia, ao final das atividades, será aberta a caixa e apurado o valor.

Para maiores detalhes vejam artigo de lançamento da Campanha CONCHA DO MAR.

Mais um conjunto de fotos para o nosso álbum

Veja a seleção de fotos das atividades de sábado, incluindo o flagrante de um pequeno trecho da música “Eduardo e Mônica”, cantada de improviso por alguns jovens de nosso grupo, clicando na foto abaixo ou acessando diretamente o álbum correspondente em nossa página no Flickr.

Quem tem conta no facebook pode conferir e curtir a seleção de fotos do nosso grupo publicada pelo Chefe Estêvão em sua página a comunidade f64.

Atividades de 21/05/2016


Crédito das fotos desse artigo: As fotos com a marca d’água f64 no canto inferior direito são de Estêvão Salles. As demais fotos são de Jodelson Sabino.