11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Assembleia Regional e Módulos Preparatórios

[icon name=”compass” class=”” unprefixed_class=””]

Estruturando a prática do Escotismo

Quando se pensa em escotismo, lembra-se de natureza, vivência e trabalho voluntário. Essa é a face da prática do escotismo, em que o método escoteiro é aplicado na educação dos jovens nas atividades escoteiras. Mas nada disso poderia ser realizado com tanta eficiência se, nos bastidores, não houvessem órgãos com a finalidade de tomar decisões para o bom funcionamento do movimento escoteiro. Na região escoteira do Espírito Santo, o órgão deliberativo máximo é a Assembleia Regional, que aconteceu no dia 25 de março de 2018. O nosso grupo escoteiro patrocinou o evento, provendo o local através de nossa parceria com a Escola ABL e colaborando com a infraestrutura, num fim de semana que contou com módulos preparatórios a fim de agregar conhecimentos aos participantes do evento.

 

[icon name=”bullhorn” class=”” unprefixed_class=””] Os módulos

Um dos módulos aplicados no sábado que antecedeu a assembleia contou com a participação de membros jovens e chefes que tinham o desejo de aprender sobre como ensinar canções escoteiras ao resto do grupo.

As canções escoteiras tem um papel importante no método educativo proposto pelo escotismo. A música incentiva a socialização, a coordenação motora e propõe conhecimentos culturais para os jovens, além de tornarem a atividade escoteira mais divertida. A fim de dar valor a essa prática, a Região Escoteira do Espírito Santo promoveu o Módulo Preparatório para Condução do Curso de Canções Escoteiras, cujo objetivo é incentivar a realização do Curso de Canções nos grupos escoteiros.

O módulo, ministrado pelo chefe Luciano Rodrigues, teve 19 alunos de 8 grupos da região do Espírito Santo. Nele foram discutidas as estruturas didáticas de como ensinar uma canção, a carga histórica que cada uma guarda e a hora certa para se cantá-las, fatores importantes para que os jovens absorvam melhor o aprendizado fornecido pelas canções escoteiras.

Ainda no sábado foi promovido o Módulo Preparatório para Coordenadores Distritais. A região escoteira do Espírito Santo é dividida em quatro distritos, sendo o nosso grupo pertencente ao distrito Rio Jucu. O módulo teve como objetivo apresentar as funções de um coordenador distrital, bem como discutir a situação em que cada distrito se encontra no momento.

[icon name=”child” class=”” unprefixed_class=””] Dando vez ao jovem

No fim de semana da assembleia, jovens escoteiros de 18 a 26 anos do Brasil todo estavam reunidos, cada um em sua região, participando do Fórum Regional de Jovens Líderes. A Rede de Jovens Líderes é um espaço que os jovens tem para discutir sobre a prática do escotismo e incentiva a participação desses nas tomadas de decisão do escotismo em seus diversos níveis (local, regional, nacional e mundial)

[icon name=”trophy” class=”” unprefixed_class=””] Nomeações, Certificações e Reconhecimento

Demonstrar reconhecimento por conquistas, tanto de jovens quanto adultos, é uma estratégia que o movimento escoteiro adota para motivar ainda mais os seus envolvidos, por isso é muito importante que a entrega de certificados seja feita dentro de cerimônias, diante do maior numero de participantes possível. Ainda no sábado, tivemos a entrega de certificado de conclusão do nível básico para a nossa chefe Jacqueline Fundão Sabino, segundo nível de formação, essencial para os nossos chefes.

Também foi um dia especial para os lobinhos! A chefe Sylvia Lessa, nossa akelá, realizou a cerimonia de promessa de dois lobinhos da nossa alcatéia. E ao lobinho Caio Cesar, que cumpriu as atividades obrigatórias, foram concedidas dois certificados: Insígnia do Aprender e da Boa Ação!

Ao fim da assembleia, também foram entregues certificados de elogio por bons serviços prestados ao escotismo à diversos voluntários da região, sendo do n11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória os chefes Richardson Murta, Sylvia Lessa, Pollyanna Paraguaçu e o pioneiro Hugo Hemerly.

Voluntários da Região, recebendo certificados de elogio por bons serviços prestados ao escotismo

E por fim, a chefe Thaís Miranda, chefe de sessão da tropa Sênior Impisa, do nosso grupo escoteiro, recebeu ​seu certificado de nomeação como Colaboradora Voluntária do Escritório Regional, onde já está atuando na pasta Administrativa, auxiliando na montagem e controle de relatórios, ​e ​nos processos de rotina do escritório, incluindo as SAAE (Solicitação de Autorização para Atividade Externa), processos de distintivos especiais, e organização e arquivamento de documentos.

[icon name=”picture-o” class=”” unprefixed_class=””] Mais fotos

Clique neste link acessar o álbum correspondente em nossa página no flickr e ver mais fotos sobre as atividades do nosso Grupo Escoteiro no dia 24/3.


Redação e Revisão: Hugo Hemerly, Aldrey Gonçalves e Jodelson Sabino    Edição: Hugo Hemerly  Fotografia:  Aldrey Gonçalves e Giovani Abrantes