[icon name=”slideshare” class=”” unprefixed_class=””] EducAÇÃO
[icon name=”users” class=”” unprefixed_class=””] Influenciando mais de 100 alunos da comunidade local
Mais de cem alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Mello Sobrinho, localizada em Vila Palestina, Cariacica, tiveram uma manhã escoteira em suas vidas nesse sábado, dia 20/5/2017. Eles receberam a visita do 2º/ES Grupo Escoteiro Loren Reno e do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória e assim participaram do Projeto EducAÇÃO Escoteira, uma iniciativa de âmbito nacional da União dos Escoteiros do Brasil que foi executada simultaneamente, nesse dia, por Grupos Escoteiros de todo o Brasil.
O Projeto EducAÇÃO Escoteira será realizado anualmente a partir do ano de 2017, sempre no terceiro sábado do mês de maio, envolvendo a realização de atividades dentro de espaços de instituições de ensino, oferecendo aos estudantes a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro em atividades de alto valor educativo.
[icon name=”line-chart” class=”” unprefixed_class=””] Na abertura, um Lis de Ouro
A reunião dos escoteiros com alunos da escola teve um início solene: Na abertura das atividades houve a entrega do distintivo Lis e Ouro para o escoteiro Leonardo Silva Gueler.
O distintivo Lis de Ouro é o mais alto reconhecimento para membros juvenis do Ramo Escoteiro, resultado do esforço pessoal do escoteiro para sua conquista, com o apoio dos Escotistas da Seção, da Diretoria do Grupo Escoteiro e da sua família.
A cerimônia foi dirigida pelo Chefe Júnior Almeida, Assessor Regional do Ramo Escoteiro e a entrega do distintivo foi realizada pela mãe do Escoteiro Léo, a Chefe Martha. Estiveram presentes na cerimônia a Chefe Ângela, Assistente de Chefia do Ramo Lobinho do 002/ES, a Chefe Etevalda, Diretora Presidente do 002/ES, e os professores Racielli Almonfrey e Vilson Silva, respectivamente diretora e vice-diretor da Escola Manoel Mello Sobrinho.
[icon name=”bookmark” class=”” unprefixed_class=””] Apoio dos colegas que também já se destacaram
Os seguintes jovens dos dois Grupos Escoteiros presentes que já conquistaram o distintivo de grau máximo em seus ramos também participaram da cerimônia e receberam o Escoteiro Leonardo nesse seleto grupo com uma palma escoteira no final da cerimônia.
- Júlia Sartorio Nascimento
- Lucas de Almeida Stein
- Ana Clara Silva da Cruz
- Eric Fundão Sabino
- Erick Kenzo Komati
[icon name=”wrench” class=”” unprefixed_class=””] Aprender fazendo
Concluída a cerimônia da entrega do Lis de Ouro, os jovens desenvolveram as atividades conforme uma dinâmica típica empregada no desenvolvimento do programa educativo em um Grupo Escoteiro. Alunos e escoteiros formaram pequenos grupos, chamados de patrulhas, e os chefes escoteiros prepararam nove espaços na escola, chamados de bases, onde eram realizadas as atividades programadas. Cada Patrulha teve então que percorrer todas as bases, parando em cada uma delas para realizar as atividades sob a orientação de dois chefes escoteiros responsáveis pela base.
Seguem os nomes das bases
Base 1 – Semáfora
Base 2 – Cama de Gato
Base 3 – Bússola
Base 4 – Matrix
Base 5 – Cadeia Alimentar – Sustentabilidade Ambiental
Base 6 – Catástrofes Ambientais – Política de Educação Ambiental
Base 7 – Água
Base 8 – Código Morse
Base 9 – Reconhecimento do Solo como Fonte de Materiais – Carta da Terra e Reflorestamento Ambiental
Base 10 – Canções Escoteiras
No final, todos se reuniram na quadra poliesportiva da Escola e realizaram juntos, o que correspondeu então à atividade da décima base: Animados pelo Chefe Richardson, os escoteiros ensinaram algumas músicas escoteiras para os alunos em um clima animado onde se caracterizou o espírito do “aprender fazendo” do Movimento Escoteiro.
[icon name=”black-tie” class=”” unprefixed_class=””] Encerramento à moda escoteira
No final de tudo os escoteiros se despediram de seus novos amigos, alunos da escola, e permaneceram na quadra para tirar fotos de lembrança e realizarem a despedida dos membros do Movimento Escoteiro ali presentes. Eles se posicionaram em círculo e entoaram a típica canção da Cadeia da Fraternidade.
[icon name=”comment” class=”” unprefixed_class=””] Depoimentos
Os representantes oficiais das entidades que participaram do evento estiveram presentes para prestigiar e apoiar no que fosse necessário.
- Etevalda Nascimento, Diretora Presidente do 2º/ES Grupo Escoteiro Loren Reno
- Jodelson Sabino, Diretor Presidente do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória
- Júnior Almeida, Assessor Regional do Ramo Escoteiro da União dos Escoteiros do Brasil, Região do Espírito Santo
- Racielli Almonfrey, Diretora da E.M.E.F. Manoel Mello Sobrinho
- Vilson Silva, Vice Diretor da E.M.E.F. Manoel Mello Sobrinho
Vejam abaixo o depoimento de alguns deles sobre o evento:
[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Muito interessante esse evento! Estamos testemunhando a participação dos alunos junto com os escoteiros da modalidade básica e do mar, a disciplina no desempenho das atividades, a integração que está acontecendo entre eles, a empolgação de todos para realizar as atividades e assistir às palestras elaboradas especificamente para esse dia. Posso dizer que a participação dos alunos da escola está sendo efetiva e, portanto, esse evento está sendo um sucesso! [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]
Vilson Silva, Vice-Diretor da da E.M.E.F. Manoel Mello Sobrinho
[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] É um prazer para nossa escola estar participando desse evento … percebemos uma disciplina e uma organização nos escoteiros, que nos ajuda a direcionar as nossas ações no sentido que nossa escola seja também tão organizada e disciplinada como o evento organizado hoje aqui. [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]
Racielli Almonfrey, diretora da da E.M.E.F. Manoel Mello Sobrinho
[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Estamos percebendo uma empolgação muito grande e que os alunos estão participando das atividades com muito interesse. Alguns alunos da escola já tiveram aulas sobre o conteúdo que estamos trabalhando com eles hoje, mas eles estão tendo a oportunidade de vivenciar esse conhecimento na prática. [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]
Etevalda Nascimento, Diretora Presidente do 2º/ES Grupo Escoteiro Loren Reno
[icon name=”quote-left” class=”” unprefixed_class=””] Estou muito feliz pelo sucesso dessa ação voluntária e também muito agradecido ao Grupo Escoteiro Loren Reno pelo convite e à Escola Manoel Mello Sobrinho por nos acolher nessa manhã. Acredito que com as ações coordenadas dos dois Grupos Escoteiros conseguimos concentrar nossos esforços e atingir mais efetivamente um público maior do que se tivéssemos atuado separadamente. [icon name=”quote-right” class=”” unprefixed_class=””]
Jodelson Sabino, Diretor Presidente do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória
[icon name=”picture-o” class=”” unprefixed_class=””] Mais fotos
Para ver mais fotos sobre a manhã de atividades do Projeto EducAÇÃO realizado na Escola Manoel Mello Sobrinho, clique na foto abaixo e acesse o álbum de fotografias correspondente em nossa página no flickr [icon name=”flickr” class=”” unprefixed_class=””].
Redação e edição: Jodelson Sabino, fotos: Jodelson Sabino e Júnior Almeida
Escoteiros Capixabas e Estudantes,
O Projeto EducAÇÃO Escoteira foi marcante não somente que pelo dinamismo que o escotismo levou para um dia do final de semana das escolas, mas principalmente pela fusão da educação formal com a não formal.
Um dia marcante para os Escoteiros do Brasil que precisam estar mais próximos das escolas e a Escolas mais próximas do escotismo como era feito no passado.
Especial Dia, pois comemora-se o Dia do Pedagogo e nada melhor que uma “condução de crianças” numa configuração diferenciada que só o escotismo pode proporcionar.
Parabéns à todos as Unidades Escoteiras Locais que fizeram este diferencial na vida da escola e também de crianças e jovens estudantes.
Sempre Alerta