Uma dificuldade deixa de ser, logo que você sorri para ela e a enfrenta
Essa frase do fundador do Movimento Escoteiro Lord Baden Powell, pra mim define bem o êxtase e a dedicação do Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC) da Ana Luiza Louback Coelho dos Santos.
Esse post é bem mais do que uma homenagem ou mesmo eternizar esse momento importante da Ana aqui no blog… é observar o quanto cada mola
que nos move alimenta a nossa própria paixão pelo escotismo.
E essa paixão pelo Movimento Escoteiro (M.E), evidenciaram sua decisão por um TCC com o tema: “O Movimento Escoteiro na ONU ” dificuldades, um sorriso e os arquivos de seu pai que é voluntário para o M.E. serviram de molas propulsoras para a Ana concluir seu trabalho que foi apresentado no dia 8 de Julho de 2015 na Universidade de Vila Velha (UVV) – ES.
Chefe Sylvia Lessa, diretora técnica do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória (GEMar) foi testemunha desse tão honrado momento da Ana.
Ana foi membro juvenil no Movimento Escoteiro e no GEMar já atuou como chefe sênior.
Conversei com a Ana, entendi um pouco pelo breve resumo do tema e tentei colher algumas pérolas, entre elas qual a pretensão de seu TCC virar um livro, ao que ela respondeu:
A princípio, eu escrevi o TCC como um estudo de caso, para ensinar as pessoas que o lerem que o Movimento Escoteiro, por mais que seja apartidário, tem importância política internacional. Pretendo publicar como artigo e ainda estou fazendo uns pequenos ajustes. Eu não tive a intenção de escrever um livro, mas ele será impresso como tal para ser colocado na biblioteca da UVV e na sede da Região Escoteira do Espírito Santo.
Ana: “Com a globalização, houve uma intensificação internacional dos movimentos sociais. As Organizações Não Governamentais ganharam uma maior importância social e política. Esse artigo foi escrito para fazer um levantamento sobre o trabalho desenvolvido entre o Movimento Escoteiro na ONU, analisando os princípios morais das duas entidades e ilustrando a parceria através de algumas ações que elas fizeram em conjunto. Assim, entendemos o que levou a ONU a assinar um acordo de consulta e vários acordos de cooperação com a Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Por fim, concluímos que existem benefícios para ambas as organizações ao atuar em conjunto, caracterizando assim uma parceria válida” (SANTOS, 2015).
Edna: Na parceria M.E. X ONU, qual a ação desenvolvida em conjunto que você julga ser a mais importante para os jovens?
Ana: Na parceria não existe uma ação mais importante do que a outra, porque o M.E. se encontra em TODAS as agências e subsidiárias da ONU que lidam em algum nível
com a infância e juventude. Então a PARCERIA é que é importante, pois a WOSM é consultada pela ONU constantemente. A parceria é que inspiram as ações conjuntas.
Observações:
ONU: Organização das Nações Unidas
WOSM: Organização Mundial do Movimento Escoteiro.
Caro leitor, se você se interessa pelo assunto e quer ler na íntegra é só aguardar, em breve o TCC completo na Sede da nossa região.
SAPS!