11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

GEMar Ilha de Vitória prepara Jornada das Especialidades

Você sabe o que é uma ESPECIALIDADE?

Uma especialidade (em inglês merit badge) é um conhecimento ou uma habilidade particular que se possui sobre um determinado tema.

A 14ª edição do Guia das Especialidades, publicada pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB) define 159 especialidades, classificadas em 5 ramos de conhecimento:

  1. Ciência e tecnologia;
  2. Cultura;
  3. Desportos;
  4. Serviços;
  5. Habilidades escoteiras.

Para acesso on line à lista completa das especialidades existentes organizadas por grupo, bem como os requisitos necessários para conquistá-las, consulte esta página do 46º Grupo Escoteiro Almirante Tamandaré, de São Paulo.
É interessante que o candidato não precisa limitar seus interesses às especialidades que já aparecem no Guia. Caso o candidato se interesse por um tema que nunca ninguém pensou em converter em especialidade há um roteiro para que se possa propor uma nova especialidade.

Quem escolhe as especialidades que o candidato vai conquistar?

No Movimento Escoteiro os jovens são incentivados a desenvolver e conquistar Especialidades, mas a decisão de fazê-lo é inteiramente voluntária: Cada um decide quais especialidades deseja conquistar e quando deseja fazê-lo.

Quanto tempo demora para conquistar uma especialidade?

Como é um trabalho individual, a conquista de uma Especialidade não se inclui na programação da Alcatéia ou da Tropa. Cada jovem deve se dedicar à conquista de especialidades em um tempo adicional, independente das atividades normais do grupo. Não há pressa envolvida na conquista de uma especialidade: O tempo para pode variar bastante dependendo do tema escolhido, de sua complexidade, dos conhecimentos anteriores do candidato sobre o assunto, de sua habilidade e de sua disponibilidade.

Como funcionam os níveis das especialidades?

Os requisitos para conquistar de cada especialidade foram estabelecidos em níveis progressivos que não tem nenhuma relação com o ramo escoteiro em que o candidato se encontra. Para facilitar o controle do progresso de cada um, o número de requisitos para conquista de cada especialidade é sempre um múltiplo de três. Quando completar um terço dos requisitos o candidato terá conquistado o nível 1. Quando cumprir dois terços o nível 2 e depois de atender a totalidade dos requisitos o candidato terá conquistado o nível 3. Os requisitos não precisam ser cumpridos na ordem em que estão listados no Guia da Especialidades, ficando a critério do candidato a escolha dos requisitos que quiser e na ordem que quiser.

O que o candidato recebe ao conquistar uma especialidade?

Conforme estabelecido pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB) cada conquista de especialdade é assinalada pela outorga de um distintivo específico para a Especialidade no Nível conquistado, e do Certificado de Especialidade apropriado, conforme estabelece o Guia de Especialidades;
Lobinhos, Escoteiros e Seniores utilizarão no traje ou uniforme apenas o distintivo de Nível mais elevado de cada Especialidade conquistada.

Os distintivos de Especialidades são bordados sob a forma de sextavado (i.e. hexagonal), com 4
cm de largura, com fundo em amarelo para o Nível 1, verde para o Nível 2 e grená
para o Nível 3 e contém o nome e o desenho correspondente a cada Especialidade,
Ramo de Conhecimentos em marca d´água e a denominação ESCOTISMO. Os Distintivos
de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades
Escoteiras
e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou
traje escoteiro, sendo os demais usados na manga direita.

Ok mas, afinal, o que é a tal Jornada das Especialidades?

Neste Segundo semestre de 2013 um grupo de pais e chefes do GEMar Ilha de Vitória estão programando uma atividade que será chamada de “Jornada das especialidades” onde agendaremos sessões para orientação dos jovens na conquista de suas especialidades de interesse e depois sessões para exame e outorga das especialidades escolhidas. Esse POST contém detalhes e as datas sobre esta Jornada! Enquanto aguarda o início da Jornada, sugerimos duas atividades:

  1. Examine o Guia de Especialidades e veja quais especialidades são de seu interesse;
  2. Converse com seus colegas do grupo e com seus pais e os incentive a ajudar na Jornada das Especialidades.

Que orientações devo dar a um pai, parente ou adulto que queira ajudar na Jornada das Especialidades? 

Incentivamos os parentes e amigos adultos de jovens de todos os ramos do GEMar Ilha de Vitória que tiverem interesse em atuarem como examinadores de uma ou mais especialidades ou que se disponham a ajudar na organização da Jornada a entrarem em contato com o Webmaster deste BLOg através do e-mail ilhadevitoria11 (arroba) gmail.com e informarem nome, telefone, e-mail, tipo de atividade que se dispõe a fazer para ajudar na jornada ou especialidades nas quais se considera apto a atuar como examinador e nome e ramo do jovem de referência no grupo.