11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Quem somos

11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória é uma organização local para a prática do escotismo fundada em 1996, sediada em Vitória e filiada à Região Escoteira do Espírito Santo, que por sua vez é filiada à União dos Escoteiros do Brasil, UEB e que por sua vez é filiado ao World Organization of the Scout Movement.

Sendo assim, somos um grupo

A nossa proposta é a do Movimento Escoteiro, ou seja, o desenvolvimento educacional do jovem por meio de atividades variadas e atraentes, incentivando-o a assumir seu próprio desenvolvimento, a se envolver com a comunidade e a tornar-se um verdadeiro cidadão. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Trabalhamos com jovens na idade de 6 anos e meio a 21 anos e o nosso programa educativo é baseado em um sistema de valores fundamentado na Promessa e na Lei escoteira que visa, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Escoteiros do Ilha se preparam para a largada de uma regata de caiaque

Situados na Ilha de Vitória, no Espírito Santo, praticamos a maior parte das atividades na Grande Vitória, principalmente na nossa sede no Parque municipal de Barreiros, na Capitania dos Portos do Espírito Santo e na EAMES – Escola de Aprendizes Marinheiros do Espirito Santo, onde procuramos desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar através de uma grande aventura com atividades desenvolvidas adequadamente para cada faixa etária.

Como Escoteiros do Mar, o nosso programa educativo inclui artes e técnicas marinheiras, navegação à vela e a motor, viagens e transportes marítimos, pesca, estudos de oceanografia, exploração marítima, esportes náuticos e subaquáticos, construção de barcos e manutenção dos mesmos, de modo que estejam sempre prontos para navegar e incentivo ao culto das tradições de nossa Marinha. Além disso, nossos jovens aprendem a nadar e a mergulhar e participam de acampamentos, ações sociais e comunitárias, caminhadas ecológicas, excursões, regatas e constroem o caráter através de uma grande aventura.

Se eu tivesse sido Escoteiro quando jovem, provavelmente teria sido Escoteiro do Mar
Seniores do grupo velejando no Ceará
Seniores do grupo velejando no Ceará

Participamos de atividades integradas com outros escoteiros nos âmbitos regional e nacional. Em Janeiro de 2016, por exemplo, uma equipe de Escoteiros do Ilha, liderada pelo Chefe Richardson Murta participou da 11ª AJURI Nacional do Escoteiros do Mar, em Antonina (PR), onde se reuniram mais de 300 jovens e adultos de todo o Brasil em 5 dias intensos de atividades culturais, esportivas e educativas como, por exemplo:

  • Prática de vela;
  • Noite cultural;
  • Prática de construção de barcos e navegação;
  • Trilha na Ilha do Mel;
  • Luau temático.

 

O fato de sermos Escoteiros do Mar, no entanto, não restringe o universo das atividades que praticamos. Muito pelo contrário. O expande!

Participamos de acampamentos escoteiros, realizamos viagens e excursões e nossos jovens vivem muitas aventuras na terra, nos rios, nos mares e no ar, sempre orientados pelos adultos voluntários do nosso Grupo, obedecendo rigorosos procedimentos de segurança e buscando sempre o desenvolvimento integral e com a educação permanente, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.

Compartilhe isso:

Curtir isso: