Quem somos


 

011/ES GEMar Ilha de Vitória

Nosso Grupo. Foto: Estêvão Salles

O 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória é uma organização local para a prática do escotismo fundada em 1996, sediada em Vitória e filiada à Região Escoteira do Espírito Santo, que por sua vez é filiada à União dos Escoteiros do Brasil, UEB e que por sua vez é filiado ao World Organization of the Scout Movement.

Sendo assim, somos um grupo

  • educacional 
  • voluntariado 
  • apartidário 
  • sem fins lucrativos 

A nossa proposta é a do Movimento Escoteiro, ou seja, o desenvolvimento educacional do jovem por meio de atividades variadas e atraentes, incentivando-o a assumir seu próprio desenvolvimento, a se envolver com a comunidade e a tornar-se um verdadeiro cidadão. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Trabalhamos com jovens na idade de 6 anos e meio a 21 anos e o nosso programa educativo é baseado em um sistema de valores fundamentado na Promessa e na Lei escoteira que visa, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Regata de caiaque - Preparação para a largada

Escoteiros do Ilha se preparam para a largada de uma regata de caiaque

Situados na Ilha de Vitória, no Espírito Santo, praticamos a maior parte das atividades na Praia de Santa Helena, onde procuramos desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar através de uma grande aventura com atividades desenvolvidas adequadamente para cada faixa etária.

Como Escoteiros do Mar, o nosso programa educativo inclui artes e técnicas marinheiras, navegação à vela e a motor, viagens e transportes marítimos, pesca, estudos de oceanografia, exploração marítima, esportes náuticos e subaquáticos, construção de barcos e manutenção dos mesmos, de modo que estejam sempre prontos para navegar e incentivo ao culto das tradições de nossa Marinha. Além disso, nossos jovens aprendem a nadar e a mergulhar e participam de acampamentos, ações sociais e comunitárias, caminhadas ecológicas, excursões, regatas e constroem o caráter através de uma grande aventura.

Se eu tivesse sido Escoteiro quando jovem, provavelmente teria sido Escoteiro do Mar

Robert Baden-Powell, criador do Escotismo

Nosso veleiro Iemanjá

Nosso veleiro Iemanjá ancorado no Iate Clube do Espírito Santo em 24/9/2010

Temos o maior veleiro escoteiro do Brasil, o Iemanjá, que fica ancorado no local de nossos encontros semanais e também um pequeno barco do tipo Trindade, de nome Ceará, com capacidade para 4 pessoas, ideal para quem navega em águas abrigadas em pequenos percursos e para quem deseja praticar esportes náuticos.

Seniores do grupo velejando no Ceará

Seniores do grupo velejando no nosso barco Ceará

Utilizamos frequentemente essas embarcações em nossas atividades, inclusive, os jovens do nosso Grupo Escoteiro da faixa etária de 7 a 15 anos que tem especial interesse em aprender técnicas de navegação tem aulas de vela em uma turma exclusiva todos os domingos pela manhã, em barcos da categoria Optimist, no Iate Clube do Espírito Santo.

Participamos de atividades integradas com outros escoteiros nos âmbitos regional e nacional. Em Janeiro de 2016, por exemplo, uma equipe de Escoteiros do Ilha, liderada pelo Chefe Richardson Murta participou da 11ª AJURI Nacional do Escoteiros do Mar, em Antonina (PR), onde se reuniram mais de 300 jovens e adultos de todo o Brasil em 5 dias intensos de atividades culturais, esportivas e educativas como, por exemplo:

  • Prática de vela;
  • Noite cultural;
  • Prática de construção de barcos e navegação;
  • Trilha na Ilha do Mel;
  • Luau temático.

O fato de sermos Escoteiros do Mar, no entanto, não restringe o universo das atividades que praticamos. Muito pelo contrário. O expande!

Participamos de acampamentos escoteiros, realizamos viagens e excursões e nossos jovens vivem muitas aventuras na terra, nos rios, nos mares e no ar, sempre orientados pelos adultos voluntários do nosso Grupo, obedecendo rigorosos procedimentos de segurança e buscando sempre o desenvolvimento integral e com a educação permanente, complementando o esforço da família, da escola e de outras instituições.