11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Ramo Pioneiro-top-right

Ramo Pioneiro: para rapazes e moças de 18 a 21 anos. Seção: Clã Pioneiro. São os Pioneiros, que se organizam em Equipes de Interesse, com quantidade variável de jovens. Tem como objetivo trabalhar o serviço ao próximo, como forma de melhorar a sociedade em que vivemos. O programa educativo dessa faixa etária visa aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço à comunidade e ao exercício da cidadania com base nos valores da Promessa e da Lei Escoteira. O lema do pioneiro é SERVIR.

A unidade onde ficam os pioneiros e pioneiras é chamado de Clã Pioneiro. A Comissão Administrativa do Clã ou o Conselho do Clã é a autoridade para tratar de todos os assuntos internos de administração, finanças, disciplina e programação.
No Clã Pioneiro os jovens já se tornaram efetivamente adultos na sociedade e estão concluindo a formação dos seus valores e princípios. Por isso, os pioneiros possuem um elevado grau de liberdade, trazendo consigo responsabilidade para, inclusive, programar suas próprias atividades, dentro e fora do Escotismo.

Dessa forma, os jovens dessa faixa etária, ao invés de possuírem um Chefe, são orientados por um Mestre Pioneiro e/ou uma Mestra Pioneira que pode ter vários assistentes. Essas pessoas têm por objetivo instruir os jovens nos bons caminhos e só têm poder de deliberação, com poder de veto, em casos excepcionais em que for necessário balizar as atividades dentro dos princípios do Escotismo.
O ideal do programa educativo do Movimento Escoteiro é que o jovem que ingresse no Escotismo, independentemente da idade, permaneça até o final de sua vida pioneira, para que vivencie o máximo que o Movimento tem a oferecer.

Se você quiser fazer parte do clã pioneiro do Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, entre em contato com um dos mestres listados abaixo.

  

Mestres do Clã Pioneiro Ilha do Socó

André Felipe Melo
Mestre do Clã Pioneiro
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2012, como sênior. Em 2015, já no ramo pioneiro, participou da comissão administrativa (COMAD) do Clã Guinevere durante 3 anos consecutivos. Em 2016, ingressou na Comissão Regional Pioneira (COREPIO) do Estado do Pará. Concluiu o Nível Preliminar em 2016 e Nível Intermediário no ramo pioneiro em 2017. Em 2018 passou a fazer parte da Equipe Nacional de Apoio ao Centenário do Ramo Pioneiro, após ser aprovado em um processo seletivo, para constituir uma equipe para apoiar e assessorar a Diretoria Executiva Nacional nos assuntos relacionados às comemorações do centenário do Ramo Pioneiro, constituída por cinco jovens, sendo um de cada área geográfica dos Escoteiros do Brasil. No mesmo ano, conquistou a Insígnia de B.P. e foi nomeado Diretor Adjunto de Métodos Educativos no G.E. Grão Pará – 35 PA. Em 2019 foi nomeado Coordenador Regional de Atividades Estratégicas e, cumulativamente, foi nomeado Mestre do Clã Pioneiro e Diretor de Métodos Educativos no G.E Grão Pará – 35 PA. No final de 2019 transferiu-se para o G.E. Ar Santos Dumont – 04 PA, onde continuou seguindo como Mestre do Clã Ubuntu. Em 2020 mudou-se para Vitória (ES) e em 2022 ingressou no 11º/ES Grupo Escoteiro do mar Ilha de Vitória como Mestre Pioneiro do Clã Ilha de Socó, função que exerce até os dias atuais.
Universidade ESTÁCIO DE SÁ
Estudante do curso superior de Fisioterapia
E-mailFacebookInstagram

Calendário do Clã

Clique no ícone à direta  para fazer o download do calendário de atividades da Clã Pioneiro Ilha do Socó no formato iCal.

Compartilhe isso:

Curtir isso: