Ramo Pioneiro


Ramo Pioneiro-top-right Pioneiros-M-J-H

Ramo Pioneiro: para rapazes e moças de 18 a 21 anos. Seção: Clã Pioneiro. São os Pioneiros, que se organizam em Equipes de Interesse, com quantidade variável de jovens. Tem como objetivo trabalhar o serviço ao próximo, como forma de melhorar a sociedade em que vivemos. O programa educativo dessa faixa etária visa aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço à comunidade e ao exercício da cidadania com base nos valores da Promessa e da Lei Escoteira. O lema do pioneiro é SERVIR.

A unidade onde ficam os pioneiros e pioneiras é chamado de Clã Pioneiro. A Comissão Administrativa do Clã ou o Conselho do Clã é a autoridade para tratar de todos os assuntos internos de administração, finanças, disciplina e programação.
No Clã Pioneiro os jovens já se tornaram efetivamente adultos na sociedade e estão concluindo a formação dos seus valores e princípios. Por isso, os pioneiros possuem um elevado grau de liberdade, trazendo consigo responsabilidade para, inclusive, programar suas próprias atividades, dentro e fora do Escotismo.

Dessa forma, os jovens dessa faixa etária, ao invés de possuírem um Chefe, são orientados por um Mestre Pioneiro e/ou uma Mestra Pioneira que pode ter vários assistentes. Essas pessoas têm por objetivo instruir os jovens nos bons caminhos e só têm poder de deliberação, com poder de veto, em casos excepcionais em que for necessário balizar as atividades dentro dos princípios do Escotismo.
O ideal do programa educativo do Movimento Escoteiro é que o jovem que ingresse no Escotismo, independentemente da idade, permaneça até o final de sua vida pioneira, para que vivencie o máximo que o Movimento tem a oferecer.

Se você quiser fazer parte do clã pioneiro do Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, entre em contato com um dos mestres listados abaixo.

Calendário do Clã

A PARTIR DE SETEMBRO DE 2017, clique no ícone à direta  para fazer o download do calendário de atividades da Clã Pioneiro Ilha do Socó.

Aguarde a divulgação do Calendário 2017/2

calendario-960_720

Mestres do Clã Pioneiro Ilha do Socó

João Gabriel Tristão
Mestre do Clã Pioneiro
Ingressou no movimento escoteiro em 1997 como jovem do ramo sênior no 11º/ES Grupo Escoteiro Ilha de Vitória e participou até 2000 como pioneiro. Em 2001 mudou-se para Florianópolis (SC), onde assumiu como assistente de chefia do Ramo Escoteiro no 52º/SC Grupo Escoteiro Desterro. Em 2003 assumiu a chefia do Ramo sênior do 52º/SC Grupo Escoteiro Desterro. Em 2004 mudou-se de volta para Vitória (ES) onde assumiu a chefia do Ramo sênior no então 11º/ES Grupo Escoteiro Ilha de Vitória, função na qual permanece até os dias atuais, sendo que de ocupou, cumulativamente, o cargo de Diretor Técnico de 2005 até 2008 e de Diretor Presidente de 2009 a 2012. É o atual Mestre do Clã Pioneiro Ilha de Socó e, cumulativamente, o Diretor de Métodos Educativos do 11º /ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, com mandato vigente até Fevereiro/2019.
Formado em Oceanografia pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Instrutor de Primeiros Socorros pela PADI Instrutor Assistente de mergulho pela PADI

Tel: +55 27 99994-3691
E-mailFacebook