O que é o escotismo




Somos um movimento de jovens e para jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.


O Escotismo  é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia.

De uma forma mais precisa e detalhada, trata-se de um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.


Somos um movimento de educação não formal, que se preocupa com o desenvolvimento integral e com a educação permanente dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e outras instituições.

Lord Baden-Powell

Lord Baden Powell, fundador do Escotismo (Londres, 22 de Fevereiro de 1857 — Nyeri, 8 de Janeiro de 1941)


O Escotismo é o primeiro movimento jovem do mundo. Foi criado na Inglaterra em 1907 por Robert Baden Powell e introduzido no Brasil em 1910, por intermédio de marinheiros e oficiais de nossa Marinha, que trouxeram consigo uniformes escoteiros e o interesse de semear o movimento escoteiro no país.

O Movimento Escoteiro no Brasil, porém, só veio a ganhar amplitude nacional com a fundação, em 1924, no Rio de Janeiro, da UEB – União dos Escoteiros do Brasil.

Hoje há mais de 40 milhões de escoteiros no mundo, distribuídos em mais de 200 países e mais de 84.000 escoteiros filiados à União dos Escoteiros do Brasil (UEB), dos quais mais de 20.000 são voluntários adultos.  No Brasil a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extra escola pela Lei nº. 8.828/46.

 


Além da oportunidade de vivenciar atividades radicais e envolventes, aventuras, viagens, excursões e acampamentos, o jovem escoteiro desenvolve o seu espírito de liderança e de trabalho em equipe, aprende a definir metas e lutar para atingí-las, a conviver com as diferenças e a praticar o trabalho voluntário.


Escoteiros do mundo

TEXTOS, FOTOS E VÍDEOS SOBRE O ESCOTISMO

Se você quiser saber mais sobre o escotismo, clique nos links e acesse vídeos, documentos e páginas na web com mais informações:

 Páginas web sobre escotismo

 Documentos sobre escotismo

  Fotos e vídeos sobre escotismo

camera em destaque
  • Clicando na foto ao lado ou nesse link  você terá acesso à página do nosso site com uma seleção de videos profissionais e amadores sobre atividades escoteiras, outros com informações sobre o escotismo e escoteiros, curiosidades e até um documentário sobre a origem do escotismo.
  • Você encontra também alguns clipes sobre as atividades do nosso Grupo em nosso canal no youtube 
  • Se você prefere fotos a assistir vídeos, conheça a nossa página no flickr  com mais de 50 álbuns de fotos de nosso grupo em atividade, totalizando mais de 1.700 fotos.
    • Dica: Escolha os álbuns que mais lhe interessar baseado no título e na foto de capa do álbum, pois é quase impraticável ver todas as fotos. Por exemplo, se você ver 60 fotos por dia, vai demorar mais de um mês para ver todas as fotos de todos os álbuns!

 

O MÉTODO ESCOTEIRO

O Método Escoteiro é um sistema de progressão. A intenção é estimular que cada jovem desenvolva suas capacidades e seus interesses, colocando desafios a serem superados, aventuras, incentivando a explorar, a descobrir, a experimentar, a inventar e a criar a capacidade de achar soluções, mas sempre respeitando os demais indivíduos do grupo e levando em consideração as suas barreiras.

A REGRA 010 do Capítulo I do  POR – Princípios, Organização e Regras caracteriza o Método Escoteiro pelo conjunto dos seguintes pontos que são aplicados de forma planejada e avaliados sistematicamente nos diversos níveis do Movimento:

  1. Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira – todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de vivência da Promessa e da Lei Escoteira.
  2. Aprender fazendo – educando pela ação, o Escotismo valoriza:
    • O aprendizado pela prática;
    • O desenvolvimento da autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa;
    • Os hábitos de observação, indução e dedução.
  3. Vida em equipe – denominada nas Tropas de “Sistema de Patrulhas”, incluindo:
    • A descoberta e a aceitação progressiva de responsabilidade;
    • A disciplina assumida voluntariamente;
    • A capacidade tanto para cooperar como para liderar.
  4. Atividades progressivas, atraentes e variadas compreendendo:
    • Jogos;
    • Habilidades e técnicas úteis, estimuladas por um sistema de distintivos;
    • Vida ao ar livre e em contato com a natureza;
    • Interação com a comunidade;
    • Mística e ambiente fraterno.
  5. Desenvolvimento pessoal com orientação individual, considerando:
    • A realidade e o ponto de vista de cada criança, adolescente ou jovem;
    • A confiança nas potencialidades dos educandos;
    • O exemplo pessoal do adulto;
    • Seções com número limitado de jovens e faixa etária própria.


VALORES DO MOVIMENTO ESCOTEIRO

Missão

A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de valores baseados na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.

Visão

O Movimento Escoteiro, é um movimento global que produz uma real contribuição na criação de um mundo melhor.

Princípios do Escotismo

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro define como Princípios do Escotismo:

  1. Dever para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja);
  2. Dever para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo);
  3. Dever para consigo próprio (crescimento saudável e auto desenvolvimento).

Desenvolvimento físico

Proporcionar o desenvolvimento físico do jovem por meio de jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos.

Desenvolvimento moral

A finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, pátria e próximo.

Desenvolvimento intelectual

Dá-se uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas como cozinha; campismo, nós, natação e salvamento; primeiros socorros; regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza, entre outros.

23º-Jamboree-Scout-Mondial-2015-2048

 

Se você gostou de conhecer sobre o escotismo e quer entrar no movimento, visite a página com informações sobre Como Participar.