Ramo Lobinho


 

 

 

Ramo Lobinho-top-left Ramo Lobinho -Seleção

Para meninos e meninas de 6,5 a 10 anos.

Seção: Alcateia de lobinhos, Alcateia de lobinhas ou Alcateia mista.

O Lema do Lobinho é “O Melhor Possível” e  nesse ramo trabalha-se o lúdico, utilizando como fundo de cena a História do Livro da Jângal (Mowgli, o menino lobo) de Rudyard Kipling e a criança se prepara para, quando chegar entre os 10 e 11 anos de idade, demonstrando interesse e maturidade para tal, possa ser encaminhado para a Tropa Escoteira.

O adulto responsável pelo ramo é chamado de Akelá e seus assistentes são chamados de Baloo, Baguera, Kaa, Chill e outros nomes representados no Livro da Jângal.

A Akelá e os velhos lobos ensinam muitas coisas úteis e divertidas através de trabalhos e jogos onde os Lobinhos aprendem a viver em liberdade com a natureza,  respeitando-a e a cultivarem um clima de justiça e paz como na história do Livro do Jângal.

Os Lobinhos e lobinhas são divididos em Matilhas, que são grupos de quatro a seis crianças.  O lobo é o animal símbolo de todas as Matilhas, que se distinguem pelas cores típicas de suas pelagens. Assim, os nomes possíveis de matilhas em uma alcateia podem ser Matilha Preta, Matilha Cinza, Matilha Branca, Matilha Vermelha, Matilha Marrom e Matilha Amarela, sendo que uma Alcateia completa deve contar com, no máximo, quatro Matilhas.

Nas Matilhas, os meninos e meninas possuem um jovem líder, chamado Primo ou Prima que é auxiliado e substituído, em suas ausências, por outro lobinho ou lobinha, denominado de Segundo ou Segunda. Ambos são eleitos pela própria Matilha.

Se você quer fazer parte desta grande família de lobinhos, com mais de 28 milhões de meninos e meninas em mais de 216 países e territórios, entre em contato conosco!

Calendário da Alcateia

A PARTIR DE SETEMBRO DE 2017, clique no ícone à direta  para fazer o download do calendário de atividades do Ramo Lobinho.

Última atualização: versão 1.00 de xx/xx/xx [em elaboração a partir do resultado da Roca de Conselho de 12/8]

Calendário da Alcateia Lobos do Mar

Chefia da Alcateia Lobos do Mar

 

Sylvia Lessa
Chefe da Alcateia Lobos do Mar (Akelá)
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2002 como mãe apoiadora e fez seu registro na UEB em 2004 como assistente de chefia do Ramo Lobinho. Fez o curso de interpretação Livro da Jângal em 2011. Foi Diretora de Métodos Educativos do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória, em Vitória (ES), no período de 2012 a 2016. No âmbito regional foi Assessora Regional do Ramo Lobinho. Concluiu o nível avançado no processo de formação de adultos do Movimento Escoteiro com a conquista da Insígnia da Madeira (IM) e fez o curso de formação CF1. Participou do I Congresso de Educação Escoteira no Brasil em setembro de 2015 e recebeu a Comenda Chefe Aroldo em junho de 2016. Participou do I Indaba Nacional do Centenário Ramo Lobinho em Curitiba, (PR), em novembro de 2016. Assumiu a chefia (Akelá) da Alcateia Lobos do Mar do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória em 2006, função na qual permanece até os dias de hoje.

Tel: +55 27 99831-9030
E-mailFacebook
Márcia Shigetomi
Assistente
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2013 apoiando a diretoria do Grupo. Em maio de 2015 concluiu o nível preliminar e em novembro de de 2016 foi nomeada Diretora Financeira Adjunta do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória. Em fevereiro de 2017 concluiu o nível básico do programa de formação da União dos Escoteiros do Brasil. Em agosto de 2017 fez o curso de canções escoteiras e em setembro de 2017 foi nomeada Assistente do Ramo Lobinho, função na qual permanece até os dias de hoje.
E-mail
Enilene Lovatte
Assistente
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2008 como Assistente da Chefia da Alcateia do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, tendo participado, nesta função, do primeiro Acampamento de Grupo (I Acampilha), realizado no Vale do Mochuara, em Cariacica (ES). Em Julho de 2017 participou do Módulo de Atividades ao Ar Livre em Coaltina (ES). Atualmente atua como assistente de Chefia na Alcateia Lobos do Mar. No âmbito acadêmico obteve o título de doutora em Engenharia Ambiental em 2015, pela UFES.
E-mail
César Francez
Assistente
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2016 como voluntário do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória. Nesse mesmo ano fez o Curso Preliminar (CP) e a parte presencial do Curso Básico e o Curso Técnico do Mar (CTMAR) da grade curricular de capacitação de adultos para o Movimento Escoteiro. Em 216 foi responsável pela provisão da infraestrutura de TI para o Jamboree na Internet (JOTI), tendo sido um dos responsáveis pela premiação de nível Ouro atribuída ao 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória nesse evento. Em 2017 foi nomeado para a função de assistente de chefia da Alcateia Lobos do Mar, função que desempenha até os dias de hoje.
E-mail
Roger Trancozo
Assistente
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2016 como voluntário do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória. Nesse mesmo ano fez o Curso Preliminar (CP) da grade curricular de capacitação de adultos para o Movimento Escoteiro. Em 2016 foi eleito membro da Comissão Fiscal do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória com mandato até Fevereiro/2019. Em 2017 foi nomeado para a função de assistente de chefia da Alcateia Lobos do Mar, função que desempenha até os dias de hoje.
E-mail
Paulo Abreu
Assistente
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2006 como Lobinho do 38º/ES G.E. Jácomo Silotti. Logo mudou para o 06º/ES G.E. Baden Powell, em Cachoeiro de Itapemirim, onde foi Escoteiro Liz de Ouro, Sênior e desfrutou do Movimento Escoteiro com seus melhores amigos. Em 2017, morando em Vitória, ingressou no 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória como Assistente da Alcatéia Lobos do Mar, função que desempenha até os dias de hoje.
E-mail