11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

 

 

Ramo Lobinho-top-leftRamo Lobinho -Seleção

Para meninos e meninas de 6,5 a 10 anos.

Seção: Alcateia de lobinhos, Alcateia de lobinhas ou Alcateia mista.

O Lema do Lobinho é “O Melhor Possível” e  nesse ramo trabalha-se o lúdico, utilizando como fundo de cena a História do Livro da Jângal (Mowgli, o menino lobo) de Rudyard Kipling e a criança se prepara para, quando chegar entre os 10 e 11 anos de idade, demonstrando interesse e maturidade para tal, possa ser encaminhado para a Tropa Escoteira.

O adulto responsável pelo ramo é chamado de Akelá e seus assistentes são chamados de Baloo, Baguera, Kaa, Chill e outros nomes representados no Livro da Jângal.

A Akelá e os velhos lobos ensinam muitas coisas úteis e divertidas através de trabalhos e jogos onde os Lobinhos aprendem a viver em liberdade com a natureza,  respeitando-a e a cultivarem um clima de justiça e paz como na história do Livro do Jângal.

Os Lobinhos e lobinhas são divididos em Matilhas, que são grupos de quatro a seis crianças.  O lobo é o animal símbolo de todas as Matilhas, que se distinguem pelas cores típicas de suas pelagens. Assim, os nomes possíveis de matilhas em uma alcateia podem ser Matilha Preta, Matilha Cinza, Matilha Branca, Matilha Vermelha, Matilha Marrom e Matilha Amarela, sendo que uma Alcateia completa deve contar com, no máximo, quatro Matilhas.

Nas Matilhas, os meninos e meninas possuem um jovem líder, chamado Primo ou Prima que é auxiliado e substituído, em suas ausências, por outro lobinho ou lobinha, denominado de Segundo ou Segunda. Ambos são eleitos pela própria Matilha.

Se você quer fazer parte desta grande família de lobinhos, com mais de 28 milhões de meninos e meninas em mais de 216 países e territórios, entre em contato conosco!

 

Chefia da Alcateia Lobos do Mar

Sylvia Lessa
Chefe da Alcateia Lobos do Mar (Akelá)
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2002 como mãe apoiadora e fez seu registro na UEB em 2004 como assistente de chefia do Ramo Lobinho. Fez o curso de interpretação Livro da Jângal em 2011. Foi Diretora de Métodos Educativos do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória, em Vitória (ES), no período de 2012 a 2016. No âmbito regional foi Assessora Regional do Ramo Lobinho. Concluiu o nível avançado no processo de formação de adultos do Movimento Escoteiro com a conquista da Insígnia da Madeira (IM) e fez o curso de formação CF1. Participou do I Congresso de Educação Escoteira no Brasil em setembro de 2015 e recebeu a Comenda Chefe Aroldo em junho de 2016. Participou do I Indaba Nacional do Centenário Ramo Lobinho em Curitiba, (PR), em novembro de 2016. Em dezembro de 2017 recebeu, do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória a Medalha Cruz de São Jorge. Em dezembro/2019 concluiu o Nível Intermediário, linha Dirigente Institucional, do Sistema de Formação de Adultos da União dos Escoteiros do Brasil. Em Fevereiro/2019 foi nomeada Akelá da Alcateia Lobos do Mar do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória em continuidade à função que já exercia desde 2006 e na qual permanece até os dias de hoje. No âmbito Regional exerce atualmente a função de Diretora de Curso Intermediário.

Tel: +55 27 99831-9030
Pedagoga e pós-graduada em Alfabetização e Letramento
Especialista em educação infantil
E-mailFacebook
Márcia Shigetomi
Assistente
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2013 apoiando a diretoria do Grupo. Em maio de 2015 concluiu o nível preliminar e em novembro de de 2016 foi nomeada Diretora Financeira Adjunta do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória. Em fevereiro de 2017 concluiu o nível básico, linha dirigente, do programa de formação da União dos Escoteiros do Brasil. Em agosto de 2017 fez o curso de canções escoteiras e em Novembro de 2017 fez o curso básico, linha escotista com especialização no Ramo Lobinho. Em dezembro de 2017 recebeu, do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória, a Medalha de Gratidão Bronze, pelos relevantes serviços voluntários prestados. Em setembro de 2017 foi nomeada Assistente do Ramo Lobinho, função na qual permanece até os dias de hoje.
E-mail
Adrissom Custódio
Assistente
Ingressou no Movimento Escoteiro em 1986 como membro juvenil pertencente ao 22º/RJ G.E. São Judas Tadeu, sendo escoteiro Lis de Ouro. Retornou ao Movimento em 2018 através do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória, reafirmando sua promessa e realizando o Curso Preliminar no mesmo ano. Em 2019 fez os módulos de espiritualidade e de canções escoteiras e o CTA-Escotista. Em 2018 foi nomeado para a função de assistente de chefia da Alcateia Lobos do Mar, função que desempenha até os dias de hoje.
Possui graduação em Educação Física, pela UFES e é bombeiro Militar há 16 anos
Informações acadêmicas e profissionais
Tiago Horta
Assistente
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2018, realizando o Curso Preliminar.
Fernando Batalha
Assistente
Ingressou no Movimento Escoteiro em fevereiro de 2019 através do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória, e neste mesmo ano fez o Curso Preliminar e foi nomeado Assistente da Chefia da Alcateia Lobos do Mar, função que exerce até os dias de hoje.
Yvna Ferreira
Assistente
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2018, ano em que fez o Curso Preliminar. Neste mesmo ano foi nomeada Assistente da Chefia da Alcateia Lobo Guará do 4°/ES G. E. Chefe Gilberto Barros de Brito. Em 2019, fez o curso Intermediário, na linha escotista para o Ramo lobinho e o CTA-Escotista. Em 2020 ingressou no 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória como Assistente de Chefia da Alcateia Lobos do Mar, função que exerce até os dias de hoje.

Calendário da Alcateia

Clique no ícone à direta  para fazer o download do calendário de atividades do Ramo Lobinho no formato iCal.

O calendário geral de atividades do Grupo para o ano corrente  está disponível em nossa Página de Transparência.

Compartilhe isso:

Curtir isso: