Ramo Escoteiro


 

 

 Ramo Escoteiro-top-right Ramo Escoteiro - Seleção

Para rapazes e moças de 11 a 14 anos. Seção: Tropa de escoteiros, Tropa de escoteiras ou Tropa escoteira mista. São os Escoteiros, divididos em Patrulhas (grupos de seis a oito Escoteiros). Trabalha-se a aventura, através da vida ao ar livre. O programa educativo visa aumentar os conhecimentos e sua autoconfiança. Na Tropa Escoteira o jovem aprende a conviver em equipe, a respeitar a natureza e muitas outras coisas necessárias à essa faixa de idade.

Cada patrulha tem como símbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação e todos os seus membros devem conhecer suas principais características. Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola que é carregado pelo seu monitor. Este é o responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha e é ajudado pelo sub-monitor. O Monitor é eleito pela sua Patrulha. A Patrulha pode fazer suas próprias atividades como excursões, acampamentos, etc.

Antes de completar 15 anos de idade, o Escoteiro ou Escoteira é encaminhado para a Tropa Sênior ou Tropa Guia, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da antiga Tropa.

Chefia da Tropa Escoteira Épsilon

Richardson Murta
Chefe da Tropa Épsilon
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2013 como pioneiro do 7º/ES G.E. Agenor de Souza Lé, de São Mateus (ES). Em 2014 mudou-se para Vitória e entrou para o nosso grupo, onde continuou como pioneiro. Ainda em 2014 assumiu o cargo de assistente do Ramo Lobinho. Em 2015 foi assistente de Chefia da Tropa Escoteira. É atualmente Chefe da Tropa Épsilon do Ramo Escoteiro do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, função que desempenha desde 2016.

Telefone: +55 27 99773-6354
E-mailFacebook
Frank Komati
Assistente
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2013 apoiando a chefia do ramo escoteiro e diretoria do Grupo. Em 2016 fez o Curso Preliminar (CP) da grade curricular de capacitação de adultos para o Movimento Escoteiro. Em janeiro de 2017 participou do Indaba de Grupo e em Maio de 2017 fez o seu registro na União dos Escoteiros do Brasil, passando a atuar como assistente de chefia da Tropa Épsilon do Ramo Escoteiro no 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, função na qual permanece até os dias de hoje.
E-mail
Ligia Borges
Assistente
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2016 apoiando a chefia do ramo escoteiro e diretoria do Grupo. Em janeiro de 2017 participou do Indaba de Grupo e em fevereiro de 2017 fez o seu registro na União dos Escoteiros do Brasil, passando a atuar como assistente de chefia da Tropa Épsilon do Ramo Escoteiro no 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, função na qual permanece até os dias de hoje.
E-mail
Julia Rezende
Assistente
Ingressou informalmente no Movimento Escoteiro em 2014 ao registrar a sua filha Alice como escoteira no 64º/MG Grupo Escoteiro Itaúna. Fez o seu registro na União dos Escoteiros do Brasil em 2017 como assistente de chefia do Ramo Escoteiro, função que desempenha até os dias de hoje
E-mail
Renata Leite
Assistente
Registrou sua filha em 2013 como lobinha da Alcateia Lobos do Mar do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória. Ingressou no Movimento Escoteiro formalmente em 2017, registrando-se como assistente de chefia do Ramo Escoteiro do mesmo Grupo, função essa que desempenha até os dias de hoje.
E-mail
Marcelo Batista
Assistente
Registrou sua filha em 2013 como lobinha da Alcateia Lobos do Mar do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória. Ingressou no Movimento Escoteiro formalmente em 2017, registrando-se como assistente de chefia do Ramo Escoteiro do mesmo Grupo, função essa que desempenha até os dias de hoje.
E-mail

Material para download

Calendário das Tropas

A PARTIR DE SETEMBRO DE 2017, clique no ícone à direta  para fazer o download do calendário de atividades da Tropa Escoteira Épsilon.

Última atualização: versão v.rr de xx/xx/2017 [em elaboração a partir de informações do Jogo Democrático de 12/8/2017]

calendário da Tropa Escoteira Épsilon

Literatura – Tropa Escoteira em Ação

Livro destinado a adolescentes de 11 a 14 que ingressam na Tropa Escoteira , seja vindo da Alcateia ou ingressando diretamente no Movimento Escoteiro. Nele, o novo escoteiro vai encontrar o conteúdo para que possa cumprir com os quesitos do Período Introdutório, bem como informações que serão úteis para toda a vida escoteira. Também contém os conjuntos de atividades que constam nos Guias de Aventura, para que seja usado como um auxiliar no registro daquilo que é conquistado. Foi criado no formato de livro de bolso justamente para que cada escoteiro ou escoteira possa levá-lo consigo nas atividades.

Clique no ícone à direta  para fazer o download da versão em PDF do livro diretamente do site da UEB. Esse livro está disponível também na Loja Escoteira.

Capa guia-rapido-tropa-escoteira_250x250

Aplicativo Aventura Escoteira

Recomenda-se aos novos escoteiros, que tem smartphone, realizar o download do aplicativo de progressão do ramo escoteiro, cujos links para download estão disponíveis no site da UEB, nas versões para Google Play e APP Store.

Clique no ícone à direta  para acesso à página de download do aplicativo no site da UEB.

 aplicativo progressão Aventura Escoteira