11/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

 

 Ramo Escoteiro-top-rightRamo Escoteiro - Seleção

Para rapazes e moças de 11 a 14 anos. Seção: Tropa de escoteiros, Tropa de escoteiras ou Tropa escoteira mista. São os Escoteiros, divididos em Patrulhas (grupos de seis a oito Escoteiros). Trabalha-se a aventura, através da vida ao ar livre. O programa educativo visa aumentar os conhecimentos e sua autoconfiança. Na Tropa Escoteira o jovem aprende a conviver em equipe, a respeitar a natureza e muitas outras coisas necessárias à essa faixa de idade.

Cada patrulha tem como símbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação e todos os seus membros devem conhecer suas principais características. Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola que é carregado pelo seu monitor. Este é o responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha e é ajudado pelo sub-monitor. O Monitor é eleito pela sua Patrulha. A Patrulha pode fazer suas próprias atividades como excursões, acampamentos, etc.

Antes de completar 15 anos de idade, o Escoteiro ou Escoteira é encaminhado para a Tropa Sênior ou Tropa Guia, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da antiga Tropa.

Chefia da Tropa Escoteira Épsilon

Frank Komati
Chefe da Tropa Escoteira Mista Épsilon
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2013 apoiando a chefia do ramo escoteiro e diretoria do Grupo. Em 2016 fez o Curso Preliminar (CP) da grade curricular de capacitação de adultos para o Movimento Escoteiro. Em janeiro de 2017 participou do Indaba de Grupo e em Maio de 2017 fez o seu registro na União dos Escoteiros do Brasil, passando a atuar como assistente de chefia da Tropa Escoteira Mista Épsilon no 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória. Em 2018 concluiu o Nível Intermediário da linha Escotista, do Sistema de Formação de Adultos da União dos Escoteiros do Brasil. Em 2019 assumiu a chefia da Tropa Escoteira Mista Épsilon, cargo que desempenha até os dias de hoje.
E-mail
Julia Rezende
Assistente
Ingressou informalmente no Movimento Escoteiro em 2014 ao registrar a sua filha Alice como escoteira no 64º/MG Grupo Escoteiro Itaúna. Fez o seu registro na União dos Escoteiros do Brasil em 2017 como assistente de chefia do Ramo Escoteiro, função que desempenha até os dias de hoje
E-mail
Roger Trancozo
Assistente
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2016 como voluntário do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória. Nesse mesmo ano fez o Curso Preliminar da grade curricular de capacitação de adultos para o Movimento Escoteiro. Em 2016 foi eleito membro da Comissão Fiscal do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória com mandato até Fevereiro/2019. Em 2017 foi nomeado para a função de Assistente de Chefia da Alcateia Lobos do Mar. Em 2018 foi nomeado para a função de Assistente de Chefia da Tropa Escoteira Mista Épsilon, função que desempenha até os dias de hoje.
E-mail
Ronan da Silva
Assistente
Ingressou no Movimento Escoteiro em 2016 como voluntário do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória. Nesse mesmo ano fez o Curso Preliminar da grade curricular de capacitação de adultos para o Movimento Escoteiro. Em 2016 assumiu o cargo de membro da Comissão Fiscal do 11º/ES G.E. do Mar Ilha de Vitória, cargo este que exerceu até fevereiro/2021. Em 2017 foi nomeado para a função de Assistente de Chefia da Alcateia Lobos do Mar. Em 2018 foi nomeado para a função de Assistente de Chefia da Tropa Escoteira Mista Épsilon, função que desempenha até os dias de hoje. Cumulativamente, desde março de 2021 é o Diretor Administrativo do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, com mandato vigente até fevereiro de 2023.
Erika Lengruber
Assistente
Ingressou informalmente no movimento escoteiro em 2017, ao registrar o filho, João Diego, como lobinho no 11º/ES G. E. do Mar Ilha de Vitória. Em 2019 fez seu registro na União dos Escoteiros do Brasil. Em 2020 fez o Curso Preliminar da grade curricular de capacitação de adultos para o Movimento Escoteiro e passou a atuar como assistente de chefia da Tropa Escoteira Épsilon, função que desempenha atualmente.
José Antônio Soares
Assistente
Ingressou informalmente no movimento escoteiro em 2017, participando das atividades como pai apoiador. Em 2018 fez o Curso Preliminar da grade curricular de capacitação de adultos para o Movimento Escoteiro e a partir de Maio de 2019 passou a atuar como Assistente de Chefia da Tropa Escoteira Épsilon.
Hugo Hemerly
Assistente
Ingressou no movimento escoteiro em 2006, como lobinho, no 35º/ES Grupo Escoteiro Linhares. Participou de todos os ramos, tendo acumulado mais de 100 noites acampadas em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais. Em 2017 ingressou no 11º/ES G. E. do Mar Ilha de Vitória atuando na Assessoria de Comunicação. No mesmo ano, fez parte da Equipe Regional de Comunicação, produzindo mídias digitais para a Região Escoteira do Espírito Santo. Também fez parte do Núcleo Regional de Jovens Líderes, desempenhando a função de comunicador. Em 2018 realizou o curso Preliminar da grade curricular de capacitação de adultos para o Movimento Escoteiro. Em 2019, foi nomeado Assistente de Chefia da Tropa Escoteira Mista Épsilon, função que desempenha até hoje. Em 2020 assumiu, cumulativamente, a função de Coordenador do Núcleo Regional de Jovens Líderes.
E-mail

Material para download

 

 

 

Literatura – Tropa Escoteira em Ação

Livro destinado a adolescentes de 11 a 14 que ingressam na Tropa Escoteira , seja vindo da Alcateia ou ingressando diretamente no Movimento Escoteiro. Nele, o novo escoteiro vai encontrar o conteúdo para que possa cumprir com os quesitos do Período Introdutório, bem como informações que serão úteis para toda a vida escoteira. Também contém os conjuntos de atividades que constam nos Guias de Aventura, para que seja usado como um auxiliar no registro daquilo que é conquistado. Foi criado no formato de livro de bolso justamente para que cada escoteiro ou escoteira possa levá-lo consigo nas atividades.

Clique no ícone à direta  para fazer o download da versão em PDF do livro diretamente do site da UEB. Esse livro está disponível também na Loja Escoteira.

Capa guia-rapido-tropa-escoteira_250x250

Aplicativo Aventura Escoteira

Recomenda-se aos novos escoteiros, que tem smartphone, realizar o download do aplicativo de progressão do ramo escoteiro, cujos links para download estão disponíveis no site da UEB, nas versões para Google Play e APP Store.

Clique no ícone à direta  para acesso à página de download do aplicativo no site da UEB.

 aplicativo progressão Aventura Escoteira

Material Individual nas Atividades Escoteiras

Clique no ícone à direta  para fazer o download da lista de materiais individuais  de uso dos escoteiros, de acordo com atividade programada.

[wp-svg-icons icon=”history” wrap=”i”] Última atualização: 16/05/2018

 

Calendário da Tropa

Clique no ícone à direta  para fazer o download do calendário de atividades do Ramo Escoteiro no formato iCal

O calendário geral de atividades do Grupo para o ano corrente está disponível em nossa Página de Transparência.

Compartilhe isso:

Curtir isso: