Como participar


Como participar do 11º/ES GEMar Ilha de Vitória - InscriçãoQuero participar! Como se inscrever?

Podem participar do Escotismo Jovens a partir dos 6 anos e meio de idade e Adultos a partir dos 21 anos

Para a inscrição, o(s) responsável(eis) legal(ais) pelos jovens ou os próprios adultos interessados em entrar para o nosso grupo deve(m) comparecer no nosso horário e local de encontro e procurar algum membro da Equipe de Acolhimento e Integração. Dessa forma, será possível conhecer as atividades desenvolvidas e esclarecer as suas dúvidas. Recomenda-se um contato prévio, por e-mail, para agendar a sua visita, através da página FALE CONOSCO do nosso site.

O texto abaixo contém instruções para inscrição de jovens e adultos e explica o que fazem os jovens e as diversas formas de participação dos adultos.

Se você não mora em Vitória, consulte os outros Grupos Escoteiros existentes no Espírito Santo e entre em contato com o grupo mais perto de você. Se você não mora no Espírito Santo consulte a lista de Grupos Escoteiros do Brasil  por estado da Federação.


Os Jovens

Escoteiros do IlhaSão bastante comuns os relatos de pais ou professores que percebem mudanças significativas no comportamento das crianças, adolescentes e jovens depois que eles entram para um grupo escoteiro. Por meio das atividades que exigem concentração e esforço, de ações comunitárias e de preservação, conhecimento e respeito pelo meio ambiente e de um conjunto de valores que envolvem a lealdade, cortesia e o respeito às diversidades, desenvolvemos a autonomia e a integração social, além do conceito de cidadania. Crianças e jovens inseguros ou tímidos acabam conquistando mais autoconfiança por meio desses estímulos emocionais e físicos.

Por meio de atividades atraentes, o Escotismo alcança seu propósito de contribuir para que os jovens desenvolvam seus valores e potencialidades físicas, sociais, afetivas, intelectuais e espirituais, assumindo um importante papel na construção de um mundo melhor.

No nosso grupo, os jovens desenvolvem seu caráter movidos por altas aventuras: são motivados a aprender a velejar, remar e manter um barco pronto para navegar. Desenvolvem a capacidade de buscar a sua própria evolução contínua e participam de ações sociais e de ações de preservação do meio ambiente, além de passeios, regatas, acampamentos e excursões.

Os pais ou responsáveis pelo jovem interessado em participar do grupo deverão seguir os seguintes passos:

  1. Manifestar o seu interesse de inscrever o jovem perante a Equipe de Acolhimento e Integração no local onde são realizadas as atividades do grupo.
    1. Se houver disponibilidade de vaga para o ramo (faixa etária) de interesse, o jovem será orientado a iniciar o seu período de experiencia e os pais receberão informações sobre o que é o escotismo, que tipo de atividade seus filhos realizarão no Grupo e poderão esclarecer todas as suas dúvidas, inclusive receberem as orientações necessárias para ajudá-los a definir em que atividades do Grupo poderão ajudar.
    2. Caso não haja disponibilidade de vaga para o ramo de interesse, os pais ou responsáveis serão orientados a fazer o download, imprimir, preencher e entregarFicha de Espera e aguardar contato da Equipe de Acolhimento e Integração. Os critérios utilizados para chamada dos jovens da fila de espera são os seguintes:
      • Data da inscrição do jovem na lista de espera;
      • Interesse, disponibilidade e ações efetivas dos pais ou responsáveis para ajudar o Grupo;
  2. Antes de se inscrever, o jovem deve participar das atividades do grupo durante o período de experiência de quatro semanas. Os pais ou responsáveis devem aproveitar esse período de experiência do jovem para:
    1. Interagir com os adultos e jovens do grupo, orientados pela Equipe de Acolhimento e Integração e informarem-se sobre o que está acontecendo no Grupo, como funciona o Grupo e identificarem em que atividades podem ajudar.
    2. Navegar pelo nosso site e pelos sites da UEB estadual e da da UEB nacional com o objetivo de aprofundar-se no conhecimento do Movimento Escoteiro e conhecer a documentação disponível para download, principalmente os ofícios, resoluções e formulários que auxiliam os interessados no Registro Escoteiro.
  3. Após o período de experiência do jovem e parecer da chefia, havendo interesse do jovem, de seus pais e do Grupo Escoteiro, os pais ou responsáveis devem realizar a inscrição do mesmo no grupo. Para tanto é necessário:
    1. Clicar no botão abaixo e preencher e enviar o formulário eletrônico da Ficha de Registro Individual e Ficha Médica;

      button_preencher-formulario-de-inscricao

      Clique no botão acima para acessar o formulário eletrônico de inscrição

    2. Apresentar os documentos abaixo para a Equipe de Gestão do Quadro de Associados:
      • Carteira de Identidade e CPF dos responsáveis;
      • Carteira de identidade ou certidão de nascimento do jovem;
      • Comprovante de residência;
      • Se tiver plano de saúde, a carteira do plano.
  4. Obter com a Equipe da Secretaria as instruções para:
    1. Realização do depósito do valor relativo à inscrição na União dos Escoteiros do Brasil (UEB) na conta do Grupo Escoteiro.
    2. Apresentação do comprovante de depósito para a Secretaria do Grupo Escoteiro;
    3. Pagamento das contribuições mensais.
  5. Após a realização do depósito, deve-se aguardar o período de 10 dias para efetivação do registro do jovem junto à União dos Escoteiros do Brasil (UEB). Depois disso o pai ou responsável receberá um novo e-mail de sigue@escoteirosdoilha.org confirmando a inscrição do jovem e informando o número de registro do mesmo.
  6. De posse do número de registro, será possível fazer o login no Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras (SIGUE JOVEM) e realizar a compra do uniforme.
Para um guia completo sobre como e onde comprar o uniforme, quais os itens obrigatórios que devem ser incluídos na primeira compra, como e onde aplicar os distintivos e insígnias na camisa do uniforme e demais informações, não deixe de ler o seguinte artigo: Uniforme escoteiro – Distintivos e insígnias.

Ao realizar a inscrição do jovem no grupo, os pais ou responsáveis firmam, em paralelo, um compromisso pessoal junto à chefia e à Diretoria sobre a sua participação, de modo a desempenhar alguma função que seja de seu interesse e que agregue valor às atividades do Grupo. Somos um grupo de voluntários e precisamos do compromisso dos adultos para que o grupo continue existindo e oferecendo atividades com qualidade para os nossos jovens. A contribuição dos pais ou responsáveis pode ser por filiação oficial ou participação informal, conforme detalhes descritos no item seguinte, porém, nos casos em que houver algum tipo de trabalho voluntário envolvido essa contribuição será documentada através de um Acordo de  Trabalho Voluntário a ser assinado pelo voluntário e pelo representante legal do Grupo Escoteiro.


Os Adultos

A partir dos 21 anos, qualquer pessoa pode atuar como voluntário em um grupo escoteiro, sem limite máximo de idade. Para isso, basta ter disponibilidade aos sábados pela manhã (dia de funcionamento do nosso grupo escoteiro), poder dedicar-se ao preparo das atividades ou a atividades de gestão do grupo (cerca de duas horas por semana, em média), gostar do contato com a natureza (em especial com o mar), com crianças, adolescentes e jovens e compartilhar de nossos Princípios e Valores.

Se você se encaixa nesses requisitos, basta entrar em contato conosco. Fácil não?

Há duas formas principais de participação dos adultos no Grupo: Filiação oficial ou participação informal. Não é necessário ser pai ou responsável por qualquer dos jovens para participar do grupo, embora a maioria dos adultos atuantes no grupo são ou já foram pais de escoteiros ou até mesmo escoteiros.

Filiação oficial

Andre, Francine, Luis, Loourdes, JoãoAdultos podem participar do MOVIMENTO ESCOTEIRO como voluntários e atuar em diferentes funções:

  • Escotista – Atuação direta com os jovens;
  • Dirigente – Administração e apoio para os Grupos Escoteiros;
  • Formador – Capacitação de adultos voluntários.

O adulto interessado em participar formalmente do 11º GEMar Ilha de Vitória deverá cumprir os seguintes requisitos para a sua filiação ao grupo e registro na União dos Escoteiros do Brasil (UEB):

  1. Manifestar o seu interesse perante à Equipe de Acolhimento e Integração;
  2. Esclarecer as dúvidas e receber as orientações iniciais a respeito da sua participação no grupo;
  3. Caso haja disponibilidade de vaga, deverão ser enviados para sigue@escoteirosdoilha.org os seguintes documentos para a inscrição, conforme RESOLUÇÃO Nº 010/2013, que regulamenta as condições e requisitos para ingresso e permanência de Adultos no Movimento Escoteiro:
  4. A partir daí, o adulto será orientado pela Equipe de Acolhimento e Integração e passará por etapas similares às descritas nos passos de 2 a 6 para inscrição de jovens no Grupo:
    • Passará por um período de experiência
    • Será convidado a preencher e enviar o formulário eletrônico de inscrição com dados da Ficha de Registro Individual e Ficha Médica
    • Realizará o depósito referente ao valor da inscrição na UEB
    • Aguardará a confirmação da inscrição.

Participação informal

Teresa-Alexsandra-ElianaOs adultos podem participar de modo informal e voluntário, mesmo sem qualquer experiência anterior, atuando em diversas funções necessárias para o bom funcionamento do grupo como, por exemplo:

Colaborador

Em excursões, acampamentos e em atividades realizadas fora da sede é importante a colaboração de adultos voluntários em tarefas de apoio como, por exemplo:

  • Planejamento do evento
  • Arrecadação das taxas de inscrição e controle de despesas
  • Transporte de material
  • Contratação de serviços
  • Compra de materiais
  • Compra de ingredientes e auxílio na preparação das refeições
  • Limpeza
  • Auxilio na comunicação por telefone, e-mail, facebook e whatsapp.
  • Inclusão de conteúdo no blog, no flickr, no facebook e no canal do Grupo no youtube
  • Contatos com a mídia e relacionamento com outras instituições públicas e privadas de interesse do Grupo
  • Apresentação de sugestões e execução efetiva de ações que contribuam para que possamos fazer mais e melhor as atividades do Grupo e para que o Grupo cresça de uma forma sustentável.

Além disso, para as atividades realizadas na sede, regularmente adultos voluntários podem participar em atividades de apoio tais como:

  • Auxiliar os chefes e assistentes no apoio ao planejamento ou realização de atividades para os jovens
  • Orientação dos jovens e certificação dos requerimentos para conquista de especialidades
  • Esclarecimentos de dúvidas dos pais e responsáveis
  • Realização de atividades de apoio administrativo necessárias para a manutenção e evolução do grupo
  • Arrecadação e controle das taxas de inscrição e contribuições mensais
  • Coleta de informações para atualização do SIGUE Administrativo

Divulgador

Qualquer um pode ajudar o Escotismo, divulgando o Movimento Escoteiro e o 11º/ES GEMar Ilha de Vitória de diversas formas, como, por exemplo:

  • Falando sobre o nós para seus parentes, amigos e vizinhos e convidando-os a conhecerem, visitarem e participarem do nosso grupo;
  • Curtindo a nossa página no facebook e compartilhando os artigos do nosso blog;
  • Divulgando eventos e projetos sociais promovidos pelo Grupo.

Contribuidor

Empresas e pessoas físicas podem doar

  • Material de apoio para realização das atividades (e.g. colete salva-vidas, cotas de aluguel de pequenos barcos, caiaques e pranchas de surf, windsurf e kitesurf, cadeiras, barracas, mochilas, lanternas, protetor solar,  etc.);
  • Produtos para realização de feiras, campanhas e ações comunitárias (e.g. sacolas de lixo e luvas para uso em mutirões ecológicos, tinta para pintura de escolas e orfanatos, fraldas geriátricas para asilos)
  • Valor em dinheiro para
    • pagamento de cursos externos para os jovens e para a chefia
    • pagamento da taxa anual de hospedagem do site e registro do domínio
    • confecção de banners, faixas, cartazes, cartões de visita, outdoors e outros materiais publicitários
    • aluguel de ônibus para o transporte do grupo para deslocamento para acampamentos, cursos e outras atividades externas
    • Manutenção de nossas embarcações

No caso de contribuições de empresas é possível estudar diversas formas de patrocínio e parceria com publicidade em retribuição.

Para efetuar doações ou para discutir sobre as possíveis formas de contribuição e participação no grupo, favor entrar em contato direto com algum membro da diretoria ou preencher o formulário de contato da página FALE CONOSCO.