ELO 2017 – Escoteiros Locais em Operação


ELO 2017 - foto oficial

A União dos Escoteiros do Brasil mobilizou todos os Grupos Escoteiros do Brasil para realizarem o evento no mesmo final de semana, mas de maneira descentralizada: O 27º ELO envolveu milhares de jovens de todos os cantos do país em um grande evento.

Para o 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, o ELO deste ano foram 12 horas ininterruptas de atividades interessantes que despertaram em nossos jovens o interesse e promoveram o conhecimento sobre o desenvolvimento sustentável e, no final, o evento concluiu com uma festa de confraternização a fantasia tendo como tema o dia das bruxas.

  Atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável

Os jovens dos ramos lobinho, escoteiro e sênior do nosso Grupo Escoteiro foram divididos em patrulhas mistas, contendo jovens de todos os ramos e, orientados pelos pioneiros e supervisionados pelos chefes e assistentes de seção realizaram 10 das 18 atividades sugeridas pela União dos Escoteiros do Brasil, todas baseadas no tema anual 2017 dos Escoteiros do Brasil Escotismo e Desenvolvimento Sustentável  e nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU que visam fortalecer a paz e a liberdade, erradicar a pobreza e oferecer uma nova perspectiva econômica, social e ambiental para o planeta.

distintivo elo 2017

As atividades escolhidas pelo nosso Grupo foram:

  1. Jogo de corrida de orientação
  2. Pista de obstáculos e cordas
  3. Safari fotográfico
  4. Carta prego/ caça ao tesouro
  5. Monte sua cidade
  6. Construção filtro
  7. Vida sobre a Terra
  8. Corrida reciclável
  9. Demonstração de aproveitamento de comida
  10. Construir um utensílio com material reciclado
17 ODS da ONU

Os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU

O Hallow-Ilha

Assim que o sol se pôs os Escoteiros do Ilha se transformaram em magos, monstros, múmias, mortos-vivos, vampiros, bruxos e bruxas e se reuniram para uma confraternização final em clima de dia das bruxas: Hallow-Ilha, o Halloween do Ilha.

Foi neste clima que foi servida a última refeição do dia e, no final, todos se divertiram com o concurso de fantasias improvisado pelo Chefe João Gabriel, com direito a performance dos candidatos ao desfilarem. A cor predominante das fantasias foi o preto e os recursos mais utilizados nas maquiagens foram o sangue artificial e a pintura e decalques simulando cortes e cicatrizes.

Os responsáveis pelos momentos mágicos do dia

Hugo e Mariana

Hugo e Mariana: aprendendo a organizar um evento escoteiro

Além dos lobinhos, escoteiros e seniores que trouxeram a alegria e a animação dignos de fazer deles a razão de ser do nosso evento, o Clã Pioneiro Ilha do Socó, representado  pelo Mestre João Gabriel e pelos pioneiros Hugo e Mariana, contribuiu de forma decisiva para sucesso do ELO ao assumir as tarefas de planejamento e organização.

A Comissão de cozinha designada para o ELO também teve um papel fundamental, cuidando da alimentação e hidratação dos participantes. Eles prepararam desde cachorro quente a frango assado, além do delicioso suco de melancia, uma das bebidas mais ELOgiadas pelos participantes.

Nossos agradecimentos vão também para os anfitriões Chefe Eliana e Chefe Jânio, que nos acolheram e nos ofereceram a infraestrutura para a realização do evento e ao Point Language School que este ano, pela segunda vez, patrocinou a decoração da nossa festa do dia das bruxas.

 A atividade, além de ter o objetivo de proporcionar o aprendizado para os jovens dos outros ramos, serviu também para o aprendizado dos pioneiros do nosso clã, pois entendemos muito mais sobre como organizar um evento escoteiro. Afinal, queremos nos tornar bons chefes para nossos jovens no futuro!

Hugo Hemerly, jovem do Clã Pioneiro Ilha do Socó do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Point Language School

video clips

Clique nas imagens abaixo e curta os dois vídeos sobre o ELO do nosso Grupo Escoteiro.

Fotos

Clique na foto abaixo, em que o Lobinho Lucas Paraguassú exercita as sua habilidades de equilíbrio na Falsa Baiana para acessar o álbum de fotos selecionadas do nosso ELO 2017 disponíveis em nossa página no flickr.

 

ELO 2017


Redação e Edição: Jodelson Sabino, Vídeo Clips: Luciano Raposo