MutCom 2017 – Escotismo na comunidade 2


MutCom 2017

O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, conhecido como MutCom, é uma atividade de mobilização nacional voltada à integração e colaboração dos Escoteiros do Brasil com a sociedade. É uma oportunidade do nosso grupo de exercer atividades de serviço que estimulam o envolvimento dos nossos jovens com a comunidade, criando consciência coletiva desenvolvendo neles a liderança e a proatividade.

Neste ano, realizamos o nosso 19º MutCom na Escola Municipal de Ensino Fundamental Izaura Marques da Silva, localizada no Bairro Andorinhas, em Vitória (ES).

Além das atividades de base que jovens e adultos do nosso Grupo Escoteiro realizaram em conjunto com alunos da escola, houve campanhas de arrecadação nas semanas que antecederam o evento e fizemos doações de material para a Escola.

Veja neste artigo um resumo do que ocorreu no nosso MutCom 2017.

 Atividades de base junto com os alunos da Escola

MutCom2017

Chefe Márcia orienta uma matilha formada por lobinhos do nosso Grupo e Alunos da E.M.E.F. Izaura Marques da Silva no transporte dos ovos da Kaa

Os papeis de anfitrião e convidado se misturaram neste MutCom pois, ao mesmo tempo em que fomos convidados pela Escola a desenvolvermos as nossas atividades em suas dependências, com o apoio do seu corpo docente e contando com a sua infraestrutura física, o nosso Grupo permitiu aos alunos da escola a oportunidade de vivenciar o Movimento Escoteiro e compartilhar de momentos de integração, aprendizado e diversão junto aos nossos jovens.

A programação de atividades desenvolvidas na Escola proporcionou não só a educação dos jovens do nosso Grupo Escoteiro, como também influenciou positivamente a comunidade do Bairro de Andorinhas pois oferecemos aos alunos da escola uma manhã de imersão no nosso Programa Educativo, especialmente aproveitando a oportunidade para reforçar os ensinamentos sobre coleta seletiva de lixo.

As atividades de base realizadas para os lobinhos e alunos da escola na faixa etária compatível foram:

  • Transportando os ovos da Kaa
  • Desviando dos Bandarlogs

Os escoteiros de nosso Grupo, por sua vez, se juntaram aos alunos da Escola para realizarem as seguintes atividades de base

  • Jogo do bastão
  • Pegar rabo da Las
  • Jogo da minhoca
  • Corrida maluca

O Clã Pioneiro Ilha de Socó e a Tropa Sênior Impisa apoiaram na atividade de base Escalão com Balões e conduziram uma roda de canção com todos os participantes na parte final do evento.

No desenvolvimento das atividades, tivemos como convidada especial a Chefe Vânia Binotti, Diretora Presidente do 033/ES Grupo Escoteiro Guerreiros do Helamã, que arregaçou as mangas e nos apoiou, com toda a sua disposição e experiência, na realização das atividades.

MutCom 2017

Escoteiros do Ilha em fila indiana, quase chegando à Escola

Além da experiência, da diversão e da interação com os alunos, participar de um Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária é um requisito para a conquista da Insígnia de Envolvimento na Comunidade para os nossos jovens dos ramos lobinhos, escoteiro e sênior.

As Insígnias de Envolvimento na Comunidade são uma forma de incentivar a participação comunitária ativa, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, participativa e fraterna, constituindo assim um importante instrumento do Programa Educativo para melhorar a consciência comunitária dos nossos jovens.

Recursos de reciclagem para a comunidade

Semanas antes do MutCom dirigentes e escotistas do nosso Grupo estiveram envolvidos na captação de doações e preparação de dispositivos de coleta de lixo, visando prover os recursos necessários para que os alunos, professores e funcionários da escola pudessem incorporar à suas rotinas os ensinamentos transmitidos pelo nosso Grupo, durante o MutCom.

Lixeiras Recicladas

A partir de doações de potes reciclados de margarina, recebidas de pais de jovens do nosso grupo, as Chefes Márcia, Enilene e Sylvia prepararam lixeiras com a devida identificação pelos nomes, símbolos e cores padrão para armazenarem lixo orgânico, papel, plástico, vidro e metal. Desta forma, a Escola agora tem condições de coletar seletivamente o seu lixo para entregá-lo no Posto de Entrega Voluntária (PEV) número 32, localizado ali perto, propiciando assim a participação no processo de reciclagem do lixo promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória.

Caixa de coleta de óleo

Além da doação das lixeiras e pensando em dar mais uma contribuição para a sustentabilidade do planeta, o nosso Grupo Escoteiro obteve, através de uma parceria com a a empresa FortLev, maior produtora de soluções em armazenamento de água do Brasil, uma caixa de coleta de óleo de cozinha usado, com capacidade de armazenamento de 310 litros.

A caixa de coleta foi doada para a Escola, que agora tem condições de coletar o óleo de cozinha da comunidade localizada em seu entorno, evitando o impacto ambiental, que o mesmo causaria se fosse descartado no Rio Santa Maria, que corta o Bairro, ou se fosse despejado diretamente no esgoto, pois encareceria o tratamento deste, além de provocar entupimento e causar refluxos e alagamentos. A Escola agora produzirá sabão em seu laboratório, utilizando o óleo coletado.

 SAIBA MAIS – Curiosidades sobre a reciclagem

  • A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas
  • Uma tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas
  • Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado
  • Um litro de óleo de cozinha é capaz de poluir cerca de um milhão de litros de água, ou seja, o equivalente a quantidade média consumida por uma pessoa durante 14 anos.
  • O lacre da latinha não vale mais e não deve ser vendido separadamente. As empresas reciclam a lata com ou sem o lacre. Isso porque o anel é pequeno e pode se perder durante o transporte
Distintivo MutCom 2017

Contribuindo para o acervo da biblioteca

MutCom - Doação de revistas

A bibliotecária da escola, Sra. Analice Fernandes, recebe de nossa Akelá, Chefe Sylvia, as revistas doadas pelo nosso Grupo Escoteiro

Aproveitamos também a oportunidade do contato com a Escola para identificar eventuais oportunidades de reciclagem de livros ou revistas, nos mesmos moldes do projeto que desenvolvemos no primeiro semestre de 2017 para coleta e doação de livros para a Escola Ogawanela, localizada em Moçambique. Pensando nisso, a Chefe Sylvia realizou, antecipadamente uma entrevista com a Sra. Analice Fernandes e identificou que a biblioteca da Escola precisava de um aporte de revistas em quadrinhos para o seu acervo. Assim, nossa Equipe de Comunicação iniciou, um mês antes da data do MutCom, uma campanha interna incentivando os jovens do nosso Grupo Escoteiro a separarem as suas revistas em quadrinhos usadas que pudessem ser descartadas.

O resultado foi a doação de centenas de revistas para a biblioteca da escola, num gesto que combinou reciclagem e incentivo à leitura para os jovens da Comunidade do Bairro Andorinhas, o que encerrou com chave de ouro o nosso MutCom 2017.

O 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha e Vitória agradece à Diretora da Escola, Sra. Marlene Busato, por ter nos recebido e nos apoiado nesta nossa manhã de envolvimento com a comunidade e às Chefes Sylvia e Márcia pelas suas atuações destacadas na coordenação, planejamento, preparação e operacionalização deste nosso emocionante e espetacular MutCom 2017

Jodelson Sabino, Diretor Presidente do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha e Vitória

Fotos e filmes do nosso MutCom

Clique na foto abaixo para ter acesso ao álbum de fotografias do evento em nossa página no Flickr, com 70 flagrantes de nossas atividades na manhã do dia 23/9/2017.

Quem tem conta no facebook pode visitar a fan page do nosso Grupo Escoteiro e ver os vídeos que foram transmitidos ao vivo durante o evento.

 

MutCom 2017 - 23/09/2017


Redação, edição e fotos: Jodelson Sabino

 


2 pensamentos em “MutCom 2017 – Escotismo na comunidade

  • Eliana Rigo

    Parabéns aos organizadores e participantes desse encontro do escotismo com a comunidade. Dessa maneira é que fazemos a diferença e podemos contribuir para deixarmos o mundo melhor a cada dia…

  • Analice

    Tudo lindo! Obrigada por nos ajudar nessa caminhada pela promoção da leitura.

Os comentários estão desativados.