Conhecendo a Energia da Língua Portuguesa 1


Escoteiros, pioneiros, escotistas, dirigentes e diretores do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória estiveram presentes, na tarde de sábado, dia 20/8/2017, na visita à exposição interativa sobre rodas “Energia da Língua Portuguesa”.

Trata-se de uma mostra realizada pela EDP do Brasil que conta com diversas atividades relacionadas à língua portuguesa falada no Brasil e em outros países.

A exposição foi montada em uma estrutura móvel de um caminhão, com 300 metros quadrados. A decoração, a iluminação e as diversas atividades e jogos multimídia prendem a atenção do visitante e o levam a conhecer mais sobre a nossa língua de uma forma interativa e divertida.

Há atividades que permitem que o visitante conheça melhor os países que falam a língua portuguesa, as diferenças entre o português do Brasil e de Portugal e ainda curiosidades sobre expressões comuns deste idioma, considerado o quinto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul.

Gostei mais do mirante, onde você escolhe um dos 10 países que falam português com base nos nomes deles escritos em uma rosa dos ventos desenhada no chão e utiliza um óculos de realidade virtual para ter acesso a várias informações sobre o país escolhido. Por exemplo, eu escolhi Moçambique e fiquei surpreso ao saber que a sua independência foi em 1975! 

Eric Sabino, monitor da Patrulha Arraia da Tropa Escoteira Épsilon

Conhecendo sobre os países lusófonos Conhecendo sobre os países lusófonos Todos+Thais
Renata_e_Jodelson
Grazi e o livro

Graziela ganhou um livro soletrando

Sem tergiversar

Enquanto esperavam na fila, os Escoteiros do Ilha puderam ouvir uma show ao vivo de uma banda de pop rock que estava se apresentando ao lado do caminhão, como parte das facilidades oferecidas aos visitantes.

Já dentro do espaço da exposição, Graziela Oliveira, mãe das escoteiras Sophia e Cecília e participante ativa de nossa Equipe de Comunicação, participou de um jogo interativo onde ela foi desafiada a soletrar corretamente cinco palavras da língua portuguesa selecionadas aleatoriamente. Contando com a torcida dos Escoteiros do Ilha presentes, Graziela venceu o desafio e levou para casa, de presente, um livro. A última palavra soletrada corretamente pela Graziela foi Tergiversar.

 Próxima parada é para o 035/ES

O projeto é itinerante e foi inaugurada no dia 22 de julho, sendo a primeira exposição no Parque Ibirapuera, na capital paulista. Depois disto, o caminhão passou por por Paraty, no Rio de Janeiro e seguiu em direção ao nosso estado, tando visitado Cachoeiro de Itapemirim antes de chegar em Vitória.  A próxima parada será em Linhares, ótima pedida para os nossos amigos do 035/ES Grupo Escoteiro Linhares.

Mais fotos

Quem quiser ver mais fotos de nossa visita basta clicar na foto abaixo para visitar o álbum correspondente em nossa página no flickr. No final deste álbum há um vídeo do Chefe Roger no gerador de sotaques.

 


Visita ao Caminhão da Língua Portugues 20/08/2017


Redação e edição: Jodelson Sabino, fotos: Jodelson e Jacqueline Sabino


Um pensamento em “Conhecendo a Energia da Língua Portuguesa

  • Jacqueline Sabino

    Excelente iniciativa! Combinando Educação, Cultura e Lazer!

Os comentários estão desativados.