Escoteiras do Ilha são Medalhistas em Matemática e Xadrez


O 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória anuncia mais duas medalhista em nosso meio … e outras medalhas podem estar pintando por aí!

Veja neste artigo outras importantes conquistas de nossos jovens no campo intelectual, em alinhamento com os objetivos finais do programa educativo do Movimento Escoteiro que é o de levar os jovens a ampliarem continuamente seus conhecimentos, mediante o autodesenvolvimento e a aprendizagem sistemática.

Escoteira Carol Silveira Valladão, medalhista das Olimpíadas

Escoteira medalhista de matemática

Uma das Medalhistas é a Carol, de  11 anos, irmã da lobinha Bruna Silveira Valladão. Ambas iniciaram no Movimento Escoteiro em fevereiro deste ano.

Carol recebeu a medalha no concurso Canguru de Matemática Brasil, existente no Brasil desde 2009 e que hoje conta com centenas de milhares de jovens participantes que fazem uma prova, simultaneamente, pelas escolas do nosso país.

A cerimônia de entrega das medalhas ocorreu na quinta-feira, dia 13/07, às 8 horas da manhã em sua escola, com a presença de todos os  alunos dos 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental e dos respectivos pais.

Eu sempre sonhei com o dia que ia ganhar essa medalha, demorou dois anos de muito esforço para conseguir isso.

A matemática não é só mais uma matéria chata da escola, mas uma grande aliada para a vida. A Canguru não é só uma prova de Matemática, mas também de raciocínio lógico que é essencial para o escotismo pois te ajuda a resolver problemas. Você tem que saber o ângulo correto para construir um tripé, o peso e precisão da corda para lançar sobre um galho. Eu entendo que a matemática abre portas para você então nunca desista de seus sonhos. 

Carol Silveira Valladão, Escoteira do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória.

Curiosidade emocionante: Na escola da Carol, os alunos não são avisados que receberam medalhas. Apenas os pais de medalhistas são orientados e convidados para a cerimônia e quando chegam entram no salão antes de todo mundo e ficam nas fileiras da frente. Após os alunos entrarem, os organizadores pedem para que os pais se levantem e aplaudam seus filhos sendo chamados por turma. Só então é que as crianças descobrem que obtiveram a premiação.Muitos choram, como aconteceu com a nossa Carol.

Guia medalhista em Xadrez

Nossa outra Medalhista é a Guia Raíssa Barreira. A única jovem Lis de Ouro do nosso Grupo Escoteiro atualmente.

Raíssa participou de uma fase do Campeonato de Xadrez do IFES em Itapina, nos dias 22, 23, 24 e 25 de Julho deste ano, em que a sua equipe passou da fase estadual para a fase regional, fazendo assim jus a uma medalha e a um troféu.

O xadrez é um jogo de tabuleiro, de caráter competitivo, disputado entre dois participantes. Cada um é representado por peças de cores opostas, geralmente são utilizadas pretas e brancas. O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário, momento no qual se usa a popular expressão “cheque mate!”.

 

 


Jovens do Ilha tem histórico e potencial de sucesso em outras Olimpíadas Escolares

Além de matemática há jogos e competições similares como, por exemplo, as olimpíadas nacionais de físicaquímica e português, sendo essa última restrita a estudantes de escolas públicas.
Alguns jovens do nosso Grupo Escoteiro tem conseguido resultados acadêmicos consideráveis no passado e outros estão trilhando o caminho em direção a conseguirem mais resultados de destaque no futuro, por exemplo:
  • Em 2014, o ex-Escoteiro do Ilha Gabriel Guimarães foi eleito pela Business Insider como um dos 19 alunos mais brilhantes da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos;
  • Em 2016, a então Escoteira do Ilha (hoje Guia) Thamyris foi uma das ganhadoras de um concurso nacional de redação, o que lhe valeu a indicação para ser a primeira pessoa a portar a Tocha Olímpica no município de Vitória, conforme reportado neste artigo do nosso blog, por ocasião da realização dos Jogos Olímpicos Internacionais no Brasil;
  • Também em 2016,  a Escoteira Aitana Eler Lucas, monitora da Patrulha Tubarão, foi Medalha de Bronze na XIX OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia Astronáutica):
  • O Escoteiro do Ilha Eric Sabino, monitor da Patrulha Arraia, foi selecionado para a segunda fase da OBF (Olimpíada Brasileira de Física) e fará a próxima prova em 19/8/2017;
  • A própria Raíssa também foi selecionada para a segunda fase da OBF (Olimpíada Brasileira de Física) e da Olimpíada de Robótica.

Parabéns a todos os jovens referenciados nesse e em outros artigos do nosso blog pelas suas conquistas acadêmicas e intelectuais! O nosso Grupo Escoteiro está orgulhoso de vocês! Espero que continuem desenvolvendo seus intelectos e influenciando positivamente os demais jovens de nossa comunidade. 

Jodelson Sabino, diretor presidente do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória


Redação e edição: Paulo Abreu, fotos: Claudia Silveira e Isabel Barreira