Dez vezes Ilha na Indaba Regional 2017


Formamos a maior delegação do Indaba Regional Escoteira 2017

Formamos a maior delegação do Indaba Regional Escoteira 2017

Ocorreu nos dias 5 e 6 de agosto a Indaba Regional Escoteira 2017, No Centro de Formação e Capacitação da Agricultura Familiar, na cidade de São Mateus (ES), patrocinado pelo 007/ES Grupo Escoteiro Agenor de Sousa Lé.

O 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória foi representado por um total de 10 participantes, sendo 3 dirigentes, 5 escotistas e 2 pioneiros, constituindo a delegação local mais numerosa do evento!

Saiba mais:  Indaba é uma palavra de origem Zulu, que significa “encontro de líderes” e no contexto do escotismo significa uma reunião de adultos voluntários para planejamento, troca de ideias e experiências, ações de formação e debate de problemas comuns. Normalmente se aproveita a oportunidade do Indaba para confraternização e fortalecimento das relações entre os participantes.

Premiações, nomeações e renovações

O nosso Grupo Escoteiro foi homenageado duas vezes logo na parte da manhã de sábado

  • Nosso Diretor Presidente, Jodelson Sabino, recebeu o Diploma de Mérito de Grupo do Grupo pelos relevantes serviços prestados ao 34º/ES Grupo Escoteiro Mimoso do Sul.
  • Nosso Grupo (além do 25º/ES Jequitibá e do 35º/ES Linhares) recebeu da União dos Escoteiros do Brasil o diploma de Grupo Padrão Ouro 2017 em reconhecimento pela excelência em qualidade do nosso Grupo Escoteiro na prática do Escotismo.
Hugo recebe certificado de agradecimento

Hugo recebe certificado de agradecimento

Além disso, dois voluntários do Ilha atualizaram os seus acordos firmados de participação da Equipe Regional de Comunicação

  • O nosso Pioneiro do Clã Ilha do Socó, Hugo Hemerly, que participa da Equipe de Comunicação do nosso Grupo Escoteiro recebeu o Certificado de Nomeação para a função de Designer Gráfico da Equipe de Comunicação da União dos Escoteiros do Brasil, Região do Espírito Santo.
  • O nosso Diretor Presidente, Jodelson Sabino, renovou o seu Acordo de Trabalho Voluntário na função de Webmaster da Equipe de Comunicação da União dos Escoteiros do Brasil, Região do Espírito Santo, comprometendo-se a continuar como responsável pelo web site do Escoteiros do Brasil – Região do Espírito Santo.

No final do Evento, ainda tivemos duas entregas de certificados

  • O nosso Pioneiro do Clã Ilha do Socó, Hugo Hemerly, recebeu das mãos da jovem Erika Hemerly, Diretora de Mobilização Juvenil da União dos Escoteiros do Brasil, Região do Espírito Santo o certificado de agradecimento por ter sido ele o responsável pelo Design Gráfico do distintivo do evento
  • O Chefe Paulo Abreu, assistente da Alcateia Lobos do Mar, recebeu o seu Certificado de Promessa das mãos do Diretor de Relações Institucionais Leonardo Vilar Costa.

Uma das tradições que mais aprecio no Movimento Escoteiro é a entrega, de surpresa, dos prêmios, medalhas e outras honrarias de merecimento. Isso dá um valor especial a cada premiação e multiplica a emoção de quem recebe. Fico muito agradecido pelo reconhecimento e pela homenagem do 34º/ES Grupo Escoteiro Mimoso do Sul 

Jodelson Sabino, Diretor Presidente do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória e Webmaster da Regional Espírito Santo

Ilha recebe Grupo Padrão Ouro

Membros do Ilha presentes à cerimônia de entrega do Certificado de Grupo Padrão Ouro 2017. À direta, chefes Luiz Severino e Ricardo Coelho

SAIBA MAIS: O que é o Grupo Padrão

A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual concedido pela União dos Escoteiros do Brasil para os Grupos Escoteiros que se destacam pela qualidade na prática do Escotismo.

O Processo de Certificação do Grupo Padrão, até 2016, baseou-se em uma avaliação que considera 7 Indicadores: Administração, Crescimento de efetivo, Formação de Adultos, Aplicação do Método Escoteiro, Participação na comunidade, Divulgação do Movimento Escoteiro e Realização de atividades. Os Grupos que atingem alto valor de pontuação total são classificados nas categorias bronze, prata e ouro.

Membros juvenis e adultos de Grupos Escoteiros agraciados com o Diploma de Grupo Padrão estão autorizados a utilizar, em seus trajes escoteiros, o Distintivo de Grupo Padrão durante o ano em que conquistaram o certificado. Por isso, neste ano de 2017 utilizamos o respectivo distintivo amarelo de Grupo Padrão 2017, sendo assim reconhecidos pelos demais membros da União dos Escoteiros do Brasil pela excelência de qualidade na prática do Escotismo em nosso Grupo.

Neste ano de 2017 a União dos Escoteiros do Brasil realizou modificações nas regras de certificação do Grupo Padrão. As novas regras podem ser conferidas neste documento.

 

Diversão e Cultura

Balé no Indaba

No sábado tivemos duas manifestações artísticas e culturais.

Logo na parte da manhã os participantes do Indaba foram agraciados com uma bela apresentação de Balé de uma escola local da qual faz parte uma jovem do Grupo Escoteiro anfitrião.

Na noite de sábado, após o jantar, tivemos a presença de uma banda local que animou o ambiente com seus acordes e vocal e propiciou momentos de alegria e descontração entre os participantes do evento.

Fotos do Evento

Quem tiver conta no facebook poderá ver mais fotos do evento disponibilizadas na fan page da União dos Escoteiros do Brasil – Região do Espírito Santo.


Redação e Edição: Jodelson Sabino; Fotos: G.E. do Mar Ilha de Vitória.