O tempo não para … Nosso Grupo também não!


Estamos de férias e voltaremos com nossas atividades regulares em 12 de Agosto na mesma hora e no mesmo local de sempre, porém, quem pensa que férias significa que jovens e adultos do nosso Grupo estão parados está muito enganado! Nos bastidores as nossas atividades continuam…

Vejam, nesse artigo, o que aconteceu no nosso Grupo Escoteiro no primeiro final de semana de férias de meio de ano de 2017.

Escoteiros e seniores do Ilha aprendem astronomia Curso de introdução à Astronomia

Um dia para exploração do Universo … Isso mesmo! Nossos escoteiros e seniores participaram de uma grande exploração universal. A aventura foi um convite dos alunos de graduação em Física do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, Campus Cariacica. A manhã foi repleta de vivência com a ciência mais antiga do mundo, a Astronomia, que desde a pré-história aguça a curiosidade do homem em desvendar os mistérios dessa imensidão que cobre o planeta. São indagações que povoam as mentes humanas e que aos poucos vão sendo estudadas, observadas e respondidas.

As atividades exploratórias foram:

  1. Astronomia do dia a dia;
  2. Sistema Solar;
  3. Lua: Marés, Agricultura e eclipses;
  4. Constelações e Simulação do planetário;
  5. Experiência: Arco-Íris.

Mas algumas pessoas podem perguntar: O que Astronomia tem a ver com escotismo? Muita coisa!

Nesta experiência os jovens aprenderam a se localizar em uma floresta, no mar ou em qualquer meio em que estiverem através do Sol (sabendo os seus pontos cardeais). Sobre as estações do ano, o porquê deste frio intenso que está fazendo nos últimos dias. Por que no verão faz aquele calor insuportável? Eles curtiram um passeio inesquecível em uma simulação, vendo o planeta Terra passeando sobre as casas dos zodíacos e entenderam o porquê desses movimentos. Então tem a ver com o movimento da Terra? Com toda a certeza! E os jovens aprenderam muitas destas coisas neste passeio.

Promover uma intervenção científica sobre astronomia a um público tão jovem de escoteiros foi bastante proveitoso. Trabalhar com um público nessa faixa etária não é algo tão fácil, pois é comum nessa idade serem bem agitados. Mas, eles foram bastante atenciosos e um dos pontos mais marcantes foi a disciplina e também a participação deles com perguntas a respeito dos  trabalhos apresentados.

Rodrigo Miranda – Aluno de Graduação em Física

  Escotismo e curiosidade: tudo a ver!

Algumas perguntas foram respondidas e dúvidas foram esclarecidas. Você sabia que a lua tem influência sobre o mar e sobre a agricultura? Para nós, marujos desta embarcação, é importantíssimo saber sobre isso. E é claro, que esses aventureiros tiveram essa oportunidade: ver como é grande a influência da lua e as modificações que faz na terra. Realmente uma viagem!

Mas como ser um explorador sem vivenciar isso? Então, mãos a obra. E o passo seguinte foram as oficinas: uma de exploração ao Sol, onde usaram um óculo de sol ; e a outra com o espectroscópico, os jovens tiveram um experimento do arco íris e utilizaram o equipamento.

Vivenciar duas paixões ao mesmo tempo não é para qualquer um! Aprender e passar todo o conhecimento para os meus marujos foi maravilhoso. Gostaria de agradecer aos jovens, aos meus colegas de graduação e ao meu professor Robson, por terem me apoiado na realização deste momento esplêndido. Foi uma oportunidade de aprendizado tanto para mim, quando para os meus colegas e creio para os escoteiros também. Esse minicurso foi 1000!

Richardson Murta – Chefe da Tropa Escoteira Épsilon e aluno de graduação em Física

Nossos exploradores ficaram maravilhados com essa aventura, diferente de tudo que já tinham feito até agora, e isso que é apaixonante no escotismo. Estamos sempre sendo surpreendidos, aprendendo coisas novas. E a Astronomia é uma ciência encantadora, misteriosa, intrigante, pouco falada, mas que desperta a curiosidade de todos, e em qualquer idade.

Achou incrível? Converse com os nossos astronautas e eles te falaram mais sobre o assunto.

Escotistas e dirigentes realizam o Indaba de Grupo 2017/2

Conforme agenda geral definida pela Diretoria do Grupo, realizamos um Indaba de Grupo imediatamente antes do início de cada semestre, totalizando dois eventos deste tipo por ano. Em janeiro de 2017 realizamos o nosso primeiro Indaba de Grupo deste ano, na Enseada das Graças, em Praia Grande e nos dias 8 e 9/7/2017 realizamos o segundo Indaba de Grupo do ano em um sítio localizado no Município de Marechal Floriano, na região serrana do nosso estado.

Neste segundo encontro do ano foram discutidos, entre outros assuntos:

  • A revisão das atividades do primeiro semestre, com destaque para os pontos fortes os pontos fracos e seus respectivos planos de ação
  • A avaliação e revisão do plano de capacitação dos adultos
  • A programação de atividades do Grupo para o segundo semestre de 2017 e
  • As áreas e ações que receberão a nossa maior atenção e foco no nível tático, ou seja, para o segundo semestre de 2017.

Na noite de sábado houve um momento de descontração e confraternização onde os presentes puderam degustar um delicioso capeletti em uma roda de conversa montada em volta de um fogão de lenha.

Fiquei muito satisfeito com os resultados do Indaba de Grupo 2017/2. Conseguimos discutir, até com um nível de profundidade maior do que eu esperava, todos os assuntos propostos na pauta e ainda tivemos um momento de descontração e confraternização na noite de sábado, imersos em uma paisagem bucólica, curtindo o clima de montanha e aquecidos pelo fogão de lenha e pela animada conversa entre amigos. Foi mais uma experiência emociante que o escotismo me proporcionou!

Jodelson Sabino, Diretor Presidente do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

E ainda tem mais … !

AREPIO2017

AREPIO 2017

As atividades do nosso Grupo durante as férias de meio de ano não param por aí: Além da participação de todo o nosso Clã Pioneiro Ilha do Socó no AREPIO (Acampamento Regional Pioneiro), ocorrido no final de semana de 15 e 16/7 no Parque Estadual da Pedra Azul, o nosso Grupo está se organizando para a participação no Indaba Regional da União dos Escoteiros do Brasil, Região do Espírito Santo, que será realizado nos dias 5 e 6/8/2017 em São Mateus (ES). A maioria dos dirigentes que participou do Indaba de Grupo já confirmou presença no Indaba Regional.

Saiba mais:  Indaba é uma palavra de origem Zulu, que significa “encontro de líderes” e no contexto do escotismo significa uma reunião de adultos voluntários para planejamento, troca de ideias e experiências, ações de formação e debate de problemas comuns. Normalmente se aproveita a oportunidade do Indaba para confraternização e fortalecimento das relações entre os participantes.

O Indaba Regional tem os mesmos objetivos gerais do Indaba de Grupo mas os assuntos tratados são no âmbito da União dos Escoteiros do Brasil – Região do Espírito Santo.


Redação: Richardson Murta, Graziela Oliveira e Jodelson Sabino; Edição: Jodelson Sabino; Fotos: Jodelson Sabino, Marcelo Batista e Luiz Severino