Lobinho do Ilha é medalhista em matemática 2


É festa na Jângal!

Nesta quinta-feira, dia 13/7/2017, o lobinho Caio Martins, da Matilha Preta da Alcateia Lobos do Mar do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória, recebeu a medalha de prata no Concurso Canguru de Matemática Brasil, uma competição de abrangência nacional que ocorre anualmente com o objetivo de promover a matemática entre jovens.

Uma verdadeira olimpíada de matemática

O Canguru de Matemática existe no Brasil desde 2009 e hoje conta com centenas de milhares de jovens participantes que fazem uma prova, simultaneamente, pelas escolas do nosso país.
Estudantes com idade entre 7 e os 18 anos podem participar do evento. Eles são divididos em seis diferentes categorias etárias e participam resolvendo 24 questões de múltipla escolha de dificuldade crescente em 90 minutos.

O evento é acompanhado por uma distribuição maciça de literatura matemática e é realizado, simultaneamente, em vários países do mundo, oferecendo aos jovens participantes a oportunidade de vivenciar uma experiência de cultura, diversão e conhecimento.

A premiação

A cerimônia de entrega da premiação ocorreu no dia 13/7 as 13h30 no espaço cultural do colégio onde o Caio estuda, com a presença dos colegas de todas as turmas dos 4° e 5° anos e também dos pais e familiares dos premiados.
Após uma breve introdução, apresentando como a matemática está presente em todas as coisas e criaturas de nossas vidas e da abrangência Mundial da Olimpíada Canguru de Matemática, foi iniciada a entrega das medalhas. A cada nome chamado, uma enorme ovação era feira, em reconhecimento a importante conquista obtida por aqueles jovens estudantes.
Um momento emocionante e inesquecível para pais e alunos, independente da cor da medalha recebida.

Eu fiz a prova apenas para conhecer e porque gosto de matemática. Nem sabia que tinha premiação. Fiquei muito feliz com o resultado e ano que vem vou tentar fazer ainda melhor! 

Caio Martins, lobinho do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

Uma competição de abrangência mundial

banner-matematica

A rede internacional Kangourou sans Frontières (KSF) é uma associação independente, que organiza o concurso anual cujo objetivo é promover a matemática entre jovens de todo o mundo. Sendo assim, a KSF é uma organização de abrangência global cujas ações contribuem para a educação dos jovens, assim como a Organização Mundial do Movimento escoteiro.

Mais do que uma competição descompromissada, a prova, na verdade, é uma espécie de jogo que ocorre simultaneamente em vários países na terceira quinta-feira do mês de março de cada ano. O jogo surgiu como competição nacional na Austrália em 1991 (daí o nome CANGURU) e, a partir daí, alastrou-se pelo mundo de modo que neste último concurso, do qual o Caio participou, mais de 6 milhões de jovens em mais de 70 países fizeram a prova.

No Brasil a competição é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com sede na cidade do Rio de Janeiro e as medalhas são concedidas de acordo com um ranking nacional calculado em função do desempenho dos alunos que participaram das provas em cada ano. Em 2017 participaram da prova pouco mais de 280 mil jovens brasileiros, dentre os quais o nosso lobinho Caio teve um desempenho qualificado entre os 2% melhores resultados, o que lhe valeu o prêmio da medalha de prata.

Saiba mais sobre o lobinho medalhista e sua família

O lobinho Caio Martins tem nove anos, ingressou no Movimento Escoteiro no primeiro semestre de 2017 e atualmente cursa o quarto ano do Ensino Fundamental no Colégio Sagrado Coração de Maria, em Vitória (ES). Caio é irmão do pequeno Kevin, de um ano e meio, e filho de Christianne e Sergio.

O Sergio é presença constante nos nossos encontros na Praia de Santa Helena e faz parte da Equipe de Festas e eventos do nosso Grupo, tendo provido a sonorização da nossa Confraternização de 21 anos, quando nos encantou com sua voz e violão. Christianne atua na Equipe de Planejamento e Execução Financeira, tendo desenvolvido processos e controles importantes para o aprimoramento da gestão financeira do nosso Grupo Escoteiro.

Sergio e Christianne estão de parabéns, não só pelo lobinho medalhista que tem em casa como também pela atuação efetiva de ambos com seu trabalho voluntário, servindo de exemplo para os demais e nos ajudando a construir um mundo melhor.


Redação e edição: Jodelson Sabino, fotos: Christianne Carvalho


2 pensamentos em “Lobinho do Ilha é medalhista em matemática

  • Sandra Regina Fiorio

    Caio, parabéns!
    Esta conquista é sua. Fiquei muito feliz em saber que você está se preparando para fazer o seu Melhor Possível para o próximo desafio. Isso demonstra que você é um Lobinho comprometido e dedicado. Ouça os Velhos Lobos (pais, chefes e professores). Eles te ajudarão a conquistar a “próxima caça”.

  • Elaine

    Parabéns ao lobinho Caio e aos pais. Que o Senhor continue abençoando a família.

Os comentários estão desativados.