Pernoite no Iemanjá e um I.B.O.A. para encerrar!


Antes do embarque

Pose para a foto oficial do evento na companhia do Chefe Edigard. Todos prontos para o embarque!

Embarque na hora certa

Às 21 horas do dia 7 de abril, nove tripulantes do nosso Grupo Escoteiro do Mar embarcaram no nosso veleiro Iemanjá! Foram 6 seniores acompanhados dos chefes Luciano, André e Thais.

No começo da atividade a turma se encontrou, fortuitamente, com o Chefe Edigard Battisti Guimarães que, no passado, já atuou no nosso Grupo como Chefe na Tropa Escoteira Épsilon. Chefe Edigard relembrou com saudades os velhos tempos, conheceu os jovens e chefes atuais ali presentes, participou da cerimônia de abertura da atividade e ainda nos honrou com a sua presença na foto oficial de abertura do evento.

Dormir… pra que?

O objetivo era pernoitar na embarcação. Embora alguns tenham dormido na parte interior do barco e outros no convés, no saco de dormir, na verdade todos apenas cochilaram, já que a música, o papo e o churrasco rolaram soltos quase durante a noite toda!

Papo sob a luz do luar

Noite no Iemanjá

Seniores embarcados

Sob a luz do luar, o assunto que rolou até altas horas foi o Tropilha 2017, que se realizou neste mesmo mês de abril, nos dias 21, 22 e 23 em Marechal Floriano, já preparando os jovens para fazer os seus projetos de pioneirismo, objetivando a progressões de alguns deles. O papo escoteiro foi regado a comes e bebes: churrasco e refrigerante à bordo!

Pernoitar em um barco com o balanço do mar, para aqueles que não estão acostumados, é sempre diferente, mesmo com o barco ancorado. Foi uma aventura só para os fortes, porém muito segura: todos estavam com colete salva-vidas o tempo todo e havia um bote inflável na embarcação, para qualquer emergência.

Bateria fraca

Segurança não quer dizer moleza e, de qualquer forma, essa aventura não é para qualquer um. Segundo a maioria dos nossos bravos seniores “Quando se pisa em terra firme é que se sente ainda mais o cansaço.”

A atividade terminou na manhã de sábado quando os seniores participaram do I.B.O.A. de abertura do encontro do nosso Grupo, no qual houve 5 promessas de adultos e, depois, se despediram para ir dormir … desta vez, de verdade!

Mas e a Chefe Thais … mudou de ramo?

Vocês podem estar estranhando que a Chefe Thais tenha participado dessa noite no barco, já que ela não é do Ramo Sênior. Nessa atividade era necessário que uma chefe mulher estivesse presente para acompanhar as meninas do grupo, e como o a Chefe Francine não estava em condições de participar, a Chefe Thais se voluntariou para embarcar com os seniores nessa jornada … aliás … nessa noitada , e assim pode passar pela sua primeira experiência de virar uma noite embarcada em um veleiro escoteiro.

Foi uma atividade inesquecível e enriquecedora! Foi muito bom ver os jovens da tropa sênior em ação. 

Thais Miranda César, Assistente de Chefia no Ramos Lobinho do 11º/ES Grupo Escoteiro do mar Ilha de Vitória

Thais e João Gabriel

Chefe Thais e o nosso Diretor de Métodos Educativos João Gabriel: Confirmação de promessa

 

Na manhã de sábado a Chefe Thais ainda teve disposição para comparecer ao I.B.O.A. de abertura, já de traje completo de Escoteira do Mar, e realizar a sua confirmação de promessa escoteira, que ela proferiu emocionada mas pronunciando as palavras de cor. O Chefe João Gabriel, nosso Diretor de Métodos Educativos, coordenou a cerimônia e teve a honra de entregar à Chefe Thais o lenço do nosso Grupo.

Bem-vinda Chefe Thaís! Este artigo merece fechar com uma segunda citação sua, capturada de sua página do facebook :

Hoje eu renovei a promessa e recebi o lenço do meu novo grupo!
Uma nova etapa começa na minha caminhada escoteira! Não vejo isso como uma troca de grupo mas sim como um presente de uma nova família!

Thais Miranda César, Assistente de Chefia no Ramos Lobinho do 11º/ES Grupo Escoteiro do mar Ilha de Vitória

 

 


Redação: Larissa Gastmann, edição: Jodelson Sabino, fotos: Frank Komati e Luciano Raposo