Domingo Azul para os escoteiros do Ilha


juntossomosAMAESDomingo quente de muito sol marcou a atividade do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória. Neste dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, nossos jovens, escotistas, dirigentes e pais apoiadores se juntaram à AMAES (Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo) em uma caminhada pela orla da Praia de Camburi – Vitória (ES), com o objetivo de levar à população informações sobre o mundo dos autistas.

A AMAES é uma associação privada, de utilidade pública municipal e estadual e sem fins lucrativos. Nossa renda é através do Bazar Solidário. Iniciamos 2016 com 50 autistas sendo atendidos, hoje estamos com cerca de 100 e uma fila de espera de 400 autistas. 

Pollyana Paraguassú – Presidente da AMAES

O encontro foi às 8h em frente ao Píer de Iemanjá, que foi definido como o ponto de partida da caminhada . Aos poucos, lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros foram chegando e se juntando aos demais participantes e apoiadores do movimento. Com a disposição e alegria característica do escotismo os jovens logo se dispuseram a entregar panfletos que traziam informações sobre o autismo e sobre a AMAES.

 Azul é a cor do céu

Antes de iniciar a caminhada teve aquecimento com um carro de som que animou a galera. Foram distribuídos aos participantes balões azuis, cor símbolo do autismo. Reunidos em torno de uma mesma causa, crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade faziam parte de uma onda azul que mesmo debaixo de um sol quente se mantiveram firmes no propósito do evento.

Saiba mais: O DIA MUNDIAL DO AUTISMO

Autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina, daí porque o azul foi definida como a cor símbolo do autismo.

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day em inglês). Este foi o nono ano do evento mundial, que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo).

No Brasil, é preciso alertar, sobretudo, as autoridades e governantes para a criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo, além de apoiar e subsidiar pesquisas na área. Somente com o diagnóstico precoce e conseqüente inicio prematuro de intervenção podemos oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo.

Para reforçar a importância do evento e sensibilizar a população em torno da causa, nessa  data, além das caminhadas, cartazes e matérias publicadas na imprensa e na Internet, vários prédios e monumentos importantes foram iluminados de azul nesse dia. Entre eles, no Brasil, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Ponte Estaiada, em São Paulo, os prédios do Senado e do Ministério da Saúde, em Brasília. Nos Estados Unidos, o prédio Empire State, em Nova York e a Casa Branca, em Washington e no Canadá, a CN Tower, em Toronto.

A informação abre as portas para a inclusão e ilumina a ignorância que gera o preconceito. A participação de todos os segmentos da sociedade é sempre muito bem-vinda e a presença colaborativa e organizada dos escoteiros engrandece o movimento. 

Maria Regina Amorim – Amiga de um autista

#Juntos somos AMAES

Escoteiros do Ilha e do Barão

Escoteiros do Ilha e do Barão: #juntossomosAMAES

A caminhada foi um sucesso! Contou com aproximadamente 500 participantes, entre crianças atendidas pela AMAES, pais, amigos de autistas, escoteiros e pessoas da comunidade que vieram buscar mais informações sobre o autismo e prestigiar a causa. Estiveram presentes também o deputado estadual Doutor Hércules além de representantes da secretaria de Assistência Social, da secretária de saúde Cátia Cristina Lisboa e do secretário de esportes Wallace Valente, todos representante da Prefeitura de Vitória.

O 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória e o 16º/ES Grupo Escoteiro Barão de Teffé juntos participaram ativamente do evento e assim fortaleceram e demonstraram o trabalho relevante do Movimento Escoteiro mundial, que tem entre outros objetivos a participação e envolvimento dos jovens em atividades de ações sociais e comunitárias, que visam o crescimento e desenvolvimento de toda a sociedade.

O trabalho em equipe dos Escoteiros do Ilha e do Barão contou com a alegria dos lobinhos, a disposição dos escoteiros e a proatividade dos seniores e pioneiros. à moda escoteira, rapidamente eles se organizaram e com muito empenho e descontração foram para a areia da praia, quiosques, calçadão e fizeram uma verdadeira varredura na orla da Praia de Camburi.

Parabéns a todos, o objetivo foi alcançado. Bravo! Bravo! Bravo!

Investidura de lobinho

Investidura do Vinicius Leal

Investidura do Vinicius Leal

Lobo, lobo, lobo!

No encerramento do evento, após serem soltos os balões azuis, ainda aconteceu a investidura de mais um lobinho do nosso Grupo Escoteiro. Na presença dos pais Márcio Leal e Adriana Ferreira Gomes, Vinícius Gomes Leal recebeu das mãos de sua Akelá Sylvia Lessa, o tão almejado lenço e a partir de agora ele foi aceito e integrado como membro do nosso Grupo Escoteiro e passa a fazer parte da Alcateia. A cerimônia ocorreu no calçadão da Praia de Camburi e contou com a presença dos lobinhos ali presentes e dos Assistentes de Chefia da Alcateia Lobos do Mar Roger, Thaís, Josimar e César.

A Alcateia Lobos do Mar deu boas-vindas com uma palma escoteira para o jovem Vinícius, desejando-lhe muitas aventuras na Jângal e muitas realizações pessoais em nosso convívio.

Você precisa saber e divulgar

  • Há mais de 70 milhões de autistas no mundo;
  • No Brasil, segundo pesquisa são mais de 2 milhões de autistas;
  • Há mais crianças com espectro autista do que crianças com câncer, síndrome de down, HIV/AIDS, paralisia e diabetes juntas;
  • 90% dos autistas no Brasil ainda não foram diagnosticados.
Autismo

Mais fotos

Veja mais fotos do evento de ontem visitando o álbum correspondente em nossa página no flickr 


Redação: Gaziela Oliveira, edição: Jodelson Sabino, fotos; Josimar Thomy e Jodelson Sabino. A foto dos monumentos brasileiros são do site sembarreira.jor.br e a foto da Casa Branca iluminada de azul é do