Marco histórico: Curso de vela para os Escoteiros do Ilha 1


1ª turma vela do IlhaNosso Grupo Escoteiro começou o ano de vento em popa! …

Às 8h do dia 11 de março, dois lobinhos e quatro escoteiros do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória iniciaram a primeira aula da primeira turma de vela exclusiva do nosso Grupo.

Esse é um evento histórico que certamente fará do ano de 2017 um marco importante na história do nosso Grupo.

Um projeto que saiu rapidamente do papel

Tudo começou conforme anunciado no artigo do nosso blog sobre a participação do nosso Grupo Escoteiro no OptiBRA 2017 (clique no link e veja o quadro SAIBA MAIS: O que é Optimist, no final daquele artigo). A diretoria do nosso Grupo Escoteiro constituiu, ainda no final de 2016, a “Comissão Optimist”, cujo objetivo era viabilizar uma escolinha de vela em barcos da classe Optimist para lobinhos e escoteiros. No começo, havia mais perguntas que respostas e parecia impossível realizar um sonho de muitos anos em tão pouco tempo, mas a “Comissão Optimist” atuou de forma rápida e eficiente, elaborou planos, realizou reuniões, discutiu sobre as estratégias e resolveu os problemas, negociou com parceiros, avaliou alternativas e transformou o sonho em uma realidade! Agora nossos jovens mais novos tem a opção de incluir o conhecimento teórico e prático sobre navegação à vela em suas progressões.

O instrutor dessa primeira turma é o velejador Marlon Oliveira, experiente no ramo e detentor de muitos prêmios em regatas capixabas. As aulas estão ocorrendo nas manhãs de domingo, no Iate Clube do Espírito Santo (ICES), como extensão do programa educativo que já ocorre para todos os jovens nas manhãs de sábado.

A primeira aula, que vai ficar para a história, contou com a presença do seguintes jovens:

Alcateia Lobos do Mar

  • Laís Komati
  • Luana Borges

Patrulha Escoteira Épsilon

  • Bárbara Campos
  • Eric Sabino
  • Erick Kenzo
  • Sofia Borges

E além deles, estavam presentes também a Diretora Financeira do nosso Grupo, Eliana Rigo e um grupinho de fãs incondicionais constituídos de pais e mães dos personagens principais dessa primeira turma. Ao final, os nossos jovens tiveram ainda a visita do Diretor de Vela do ICES, Péricles Martini, que foi levar a sua palavra de incentivo para os escoteiros e lobinhas do Ilha.

Imagens que registram muita ação

Fotos expressam melhor as cores, a beleza do dia e os detalhes das atividades que as palavras, então, clique aqui ou na foto abaixo para ter acesso ao álbum em nossa página no flickr com uma seleção de fotos da primeira aula.

Optimist na prática

Erick Kenzo: Aprendendo a lidar com o leme para dar direção ao barco

Palavras que transmitem a emoção

Vejam abaixo alguns depoimentos de pessoas que participaram, direta ou indiretamente, do projeto que nos conduziu a esse momento histórico:

A turma de Optimist é um sonho que está sendo realizado. Desde 2011, quando mudamos o Grupo para a modalidade do Mar, esta já era a visão que eu tinha para o Grupo, onde todos os nossos jovens fossem formados nas técnicas marítimas e que pudessem aproveitar ao máximo o potencial da nossa região. Finalmente tivemos o nosso primeiro passo …!

João Gabriel Tristão, Diretor de Métodos Educativos do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

A Bárbara está animadíssima com a ideia de aprender o esporte. E eu, como mãe, percebo que se a minha pouca intimidade com o mar gera, por um lado, certa insegurança, por outro,  me leva a estimular  minhas Filhas à prática de esportes náuticos, sob a devida orientação, pois só o domínio do desconhecido afasta os medos infundados. Além disso, minhas filhas são  Escoteiras do Mar e moram numa cidade lindamente vocacionada a atividades no mar. 

Maria Teresa Moreira, mãe de uma lobinha da primeira turma

As crianças voltaram encantadas da aula de optmist!! O instrutor tem muito jeito com crianças… até o Erick e a Laís que estavam um pouco receosos agora não veem a hora da próxima aula!

Márcia Shigetomi, mãe de uma lobinha e de um escoteiro da primeira turma

Sinto-me muito feliz de ter presenciado esse momento sublime em que nossos jovens, literalmente, embarcaram nessa nova aventura que os tornará, cada vez mais, genuinamente, Escoteiros do Mar!

Jodelson Sabino, pai de um escoteiro da primeira turma

Fico muito feliz em ter feito parte dessa “comissão optmist”, que agora acaba de cumprir sua missão. Sempre  idealizei nossos jovens aprendendo este esporte que tem tudo a ver com a nossa cidade. Para mim a realização foi ainda maior por poder estar à frente dessa primeira aula da primeira turma!!! Os jovens ficaram atentos no que o instrutor falava e depois “fizeram bonito” com a prática no mar!!!

Eliana Rigo, Diretora Financeira do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

 


Redação e edição: Jodelson Sabino, fotos: Márcia Shigetomi e Marcelo Borges, arte gráfica: Glen Leão.


Um pensamento em “Marco histórico: Curso de vela para os Escoteiros do Ilha

  • Larissa Gastmann

    Que delícia! Esses marujos mirins serão a vanguarda da navegação do nosso Grupo Escoteiros do Mar!

Os comentários estão desativados.