Escoteiros do Ilha no OptiBRA 2017


Opti BRA 2017 atleta no treino

Atleta se preparando para a primeira regata do OptiBRA 2017. foto: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA CLASSE OPTIMIST

Verão, ferias escolares, recesso, período de descanso e todo o Grupo Escoteiro fica um tempo sem atividades …. Só que não!

Jovens e adultos do nosso Grupo estão participando, como voluntários, em atividades de apoio na realização do evento mais importante de navegação da Grande Vitória nesse mês de Janeiro/2017: O 45º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist (OptiBRA 2017) que está sendo realizado no Iate Clube do Espírito Santo (ICES) de 7 a 14/1/2017.

logo OptiBRA2017

O campeonato conta com a presença de 160 velejadores de dez estados do Brasil, além de 7 velejadores da Alemanha. A flotilha do Espírito Santo foi composta por 16 atletas.

A competição é considerada o maior evento de vela disputado no país na quantidade de barcos dentro da água e no número de pessoas envolvidas.

É no OptiBRA 2017 que será definida a equipe que representará o Brasil em campeonatos europeus, norte-americanos e mundiais. Além disso, os 15 primeiros colocados nesta competição já estarão classificados automaticamente para o campeonato sul-americano, no Paraguai, no próximo mês de março.

 

A participação do nosso Grupo no OptiBRA 2017 faz parte do plano de ação da nova diretoria para estreitamento do relacionamento com a comunidade local e com instituições públicas e privadas que compartilham conosco interesses e ideais. Nesse caso, a instituição em foco é o ICES, representado pelo seu Diretor de Vela, Péricles Martini, com o qual a diretoria do nosso Grupo se reuniu, em Novembro de 2016, quando foi formalizado o convite para que escoteiros, seniores e pioneiros, bem como adultos voluntários do Grupo (escotistas, dirigentes e pais) contribuíssem com seu trabalho voluntário em atividades de suporte e apoio operacional durante o campeonato.

A nossa diretora Eliana Rigo está à frente da comissão de apoio constituída no nosso Grupo Escoteiro para atuar nesse campeonato.

Os jovens do nosso Grupo estão tendo uma experiência única de voluntariado onde estão vivenciando o dia a dia de uma competição de nível nacional em uma modalidade esportiva que está diretamente relacionada a uma das principais metas definidas pela nossa diretoria de métodos educativos: Propiciar aos nossos jovens mais conhecimento teórico em atividades relacionadas ao escotismo do mar.

João Gabriel Tristão, Diretor de Métodos Educativos do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória

A participação dos Escoteiros do Ilha no Campeonato Brasileiro de Optimist está sendo fundamental, principalmente pelo carinho, pelo bom humor e pela simpatia de todos os escoteiros que estiveram presentes. Eu queria agradecer a presença e contar, se possível, com o retorno de vocês novamente daqui a 20 anos no próximo Campeonato Brasileiro da Classe Optimist a ser realizado no ICES 🙂 ! Um abraço e um beijo no coração da Eliana e de todos os Escoteiros do Ilha!

Pericles Martini, Diretor de Vela do Iate Clube do Espírito Santo (ICES)

Escoteiros do ilha no OptiBra2017

Eliana, Péricles, Jadilson, André, Aitana, Vitor, Richardson e Ana Luisa

SAIBA MAIS: O que é Optimist?

Optimist é um pequeno barco a vela monotipo e de bolina. Trata-se de um dos barcos a vela mais populares do mundo, geralmente feito de plástico e reforçado com fibra de vidro. Recomendado para crianças de 7 a 15 anos, com no máximo 60 kg, a popularidade do Optimist deve-se, provavelmentem, ao fato do mesmo ser suficientemente seguro e simples para ser pilotado por uma criança de 7 anos e ao mesmo tempo técnico e desafiador quando pilotado por crianças maiores. Esse tipo de barco é muito utilizado em escolas de vela para crianças na faixa etária que compreende os ramos lobinhos e escoteiros e existe uma comissão constituída no nosso Grupo Escoteiro, denominada Comissão Optimist,  com a meta de viabilizar a primeira turma de aulas de vela constituída exclusivamente por lobinhos e escoteiros do nosso Grupo.

Clique na foto abaixo e acompanhe a publicação das fotos sobre a participação do Nosso Grupo no OptiBRA 2017 no álbum correspondente em nossa página no flickr. A cada dia serão acrescentadas mais fotos, até o final do campeonato.

 

Campeonato Brasileiro de Optimist - 2017


Redação e edição: Jodelson Sabino, Fotos: Richardson Murta, Eliana Silva e Jodelson Sabino.