Comemorando o aniversário da EAMES


marinheiros-da-EAMES-em-formacao

 

O aniversário da EAMES

A Escola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) é uma das quatro escolas de formação de marinheiros para a esquadra existentes no Brasil e está localizada na Enseada do Inhoa, na Prainha, em Vila Velha-ES. Esse ano, a EAMES completa 66 anos e organizou um evento hoje, 29/11/2016, para marcar essa data especial, do qual participamos como representantes da Coordenação Nacional do Escotismo do Mar, por indicação do CONAMAR Adjunto Marcelo Teixeira.

A comitiva e a recepção

A comitiva que representou o nosso Grupo escoteiro foi composta pelos Escotistas Luciano Raposo e Luis Paulo Lopes, pelo Dirigente Rogelio Amorim e sua esposa Indiara e pela Lobinha Gabriela Gratival Raposo.

Fomos muito bem recebidos pelos oficiais, marinheiros e grumetes locais e aguardamos o início da cerimônia em uma sala confortável e climatizada.

Nosso contato com o comando da Marinha do Brasil

Essa foi uma iniciativa que faz parte do programa de aproximação com os órgãos públicos e governamentais, desenvolvido pela equipe de Relacionamento Institucional e pela diretoria do nosso Grupo Escoteiro.

A comitiva que nos representou teve a oportunidade de conversar com o Comandante do 1º Distrito Naval, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel e com o Capitão de Fragata Fábio Casaes Passos, Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo que, em Agosto desse ano nos forneceu o melhor apoio possível e nos recebeu para a realização do CTMAR.

Na ocasião, a nossa comitiva manifestou, junto ao Almirante Leonardo Puntel  e ao Capitão de Fragata Fábio Casaes Passos a satisfação por estar participando daquela cerimônia, sobre a nossa simpatia pela Marinha do Brasil, nossa vocação pelas atividades náuticas, o nosso interesse em estreitar nossas relações com aquela instituição e o interesse comum do Escotismo e da Marinha em cultivar, junto à sociedade, os valores cívicos patrióticos e de conduta ética e moral, especialmente com foco nos nossos jovens, que serão os cidadãos do Brasil de amanhã!

Os nossos representantes saíram encantados do evento e confiantes de que estamos no caminho certo, ao cultivar uma parceria que nos trará bons frutos em um futuro, que esperamos que seja breve.

Parabéns  pela representação do Grupo na EAMES. 2017 vem com tudo! 

Richardson Murta, Chefe do Ramo Escoteiro do 11º/ES Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória


Redação e edição: Jodelson Sabino, fotos: Luciano Raposo