Atividades, especialidades e parceria!


A manhã de sábado foi cheia de novidades para o nosso Grupo. Recebemos visitantes de outro Grupo Escoteiro do Distrito Escoteiro Rio Jucu e de representantes da União dos Escoteiros do Brasil, Regional Espírito Santo. Vários lobinhos e  até a nossa Akelá recebeu um distintivo! No âmbito do relacionamento institucional do Grupo foi anunciada uma nova parceria com uma importante empresa da Grande Vitória, cuja linha de produtos tem tudo a ver com a nossa identidade de Escoteiros do Mar.

Veja abaixo o resumo dos fatos mais importantes para o nosso Grupo no dia primeiro de outubro desse ano.

Promessas, investidura e entrega de distintivos para os lobinhos

Durante a cerimônia de abertura (I.B.O.A.), Chefe Sylvia recebeu das mãos do Diretor Administrativo e Financeiro da União dos Escoteiros do Brasil, Região do Espírito Santo, Albert Sholl, o Distintivo da Patrulha Coruja, que foi a patrulha da qual ela fez parte quando foi aluna do Curso Avançado (CA), da grade de treinamento da União dos Escoteiros do Brasil.

Logo após o I.B.O.A.,a Akelá iniciou uma sequência de cerimônias importantes para todos os jovens da alcateia: Os gêmeos Lucas e Mateus Bottecchia e depois o jovem Ury Amorim fizeram as suas promessas. Já o lobinho Anthony Rocha Portes fez a sua investidura, isto é, foi aceito entre os Lobinhos, passando então a usar o lenço do grupo. Foram quatro cerimônias de curta duração mas de muita emoção.

caio-cesar-muitos-certificados-de-especialidades

Caio Cesar: Muitos certificados de especialidades

E as cerimônias não acabaram por ai! Chefe Sylvia fez a entrega dos distintivos da Jornada de Especialidades da qual Lobinhos e Escoteiros participaram no mês de Julho desse ano. Várias especialidades foram conquistadas pelos nossos jovens: biblioteconomia, segurança doméstica, prevenção ao uso de droga, decoração, etiqueta, rastreamento … entre outras. Depois de registrados todas as conquistas no Sistema SIGUE, adquiridos os distintivos e confeccionados os respectivos certificados, chegou a tão esperada hora das premiações pelo mérito conquistado. Os Lobinhos ficaram radiantes com o crescimento e reconhecimento de seus esforços e agora eles vão mostrar, com orgulho os novos distintivos de especialidade em suas camisas. Bravo, bravo, bravo!

dia_zen_3d_wooden_text_effect

aitana-e-eric-em-atividade-zen

Escoteiros em atividade zen. Aitana e Eric em primeiro plano

Para reforçar o dia Internacional da Paz, que é comemorado no dia 30 de setembro, as atividades dos escoteiros tiveram como tema o DIA ZEN.
Os jovens tiveram três atividades baseadas na espiritualidade: Primeiro tiveram um momento de relaxamento, com olhos fechados escutando apenas os sons da natureza. Depois conversaram sobre a Regra de Ouro, fundamental para a boa convivência: “Não faça com o outro o que não quer que façam com você”. A terceira atividade abordava as qualidades de cada um: Cada jovem escrevia num papel seu nome, este papel era passado para outro escoteiro que escrevia uma qualidade que via no colega, após todos fazerem a dinâmica podiam ler o que foi escrito sobre eles, aí então era passado para o chefe que colocava os papéis em uma cápsula do tempo. Mais tarde eles poderão ler o que foi escrito e analisar se cada qualidade continua, se conseguiram adquirir outras. Essa foi uma atividade muito propícia para os dias turbulentos que vivemos.

Mais um troféu para nossa galeria

Mais um troféu para nossa galeria

Apresentação do Troféu

Os escoteiros que participaram do Jogo Naval em Cabo Frio (RJ), receberam nossa saudação e trouxeram para nosso grupo o Troféu de equipe mais distante a participar deste evento. Muita experiência para ser compartilhada, parabéns jovens e que venha o VII Acampilha !!!

Seniores interagindo com os lobinhos

Seniores-orientam-lobinhos

As Guias Vitória e Rosa orientam os lobinhos e se divertem igualmente

Os seniores coordenaram vários jogos com os Lobinhos. Num deles, eles dividiram-se em bases e separaram os lobinhos em filas indianas por matilhas. O último lobinho que era o “segundo” colocava o lenço amarrado na bermuda como um “rabo”, as matilhas tinham que tirar o maior número de “rabos” que conseguissem. Depois disso cantaram músicas escoteiras e tiveram uma ótima integração.

Anúncio de uma nova parceria

Na parte de avisos do I.B.O.A. de abertura, a Chefe Sylvia apresentou ao Grupo o Senhor Levy Sossi, gerente de marketing da Casa Marlin e anunciou o estabelecimento de uma parceria do nosso Grupo com essa empresa.

selo_apoiador-padrao-casa-marlin A Casa Marlin é uma loja de esportes outdoor com unidades em Vitória, localizada no Mercado da Vila Rubim e em Vila Velha, localizada à Avenida Luciano das Neves, 1089. Com uma equipe sólida e criativa, os clientes têm à disposição um atendimento diferenciado e uma linha de produtos de diversos segmentos ligados à prática do escotismo tais como aventura, camping, lazer, mergulho, pesca e praia. Tudo isso em um layout de loja atualizado e agradável. Externamente, a Casa Marlin atua no apoio em eventos de terceiros e eventos próprios e estabelece parcerias que visam estimular a prática de esportes de forma ética e com consciência ambiental e social.
Palma escoteira para a Casa Marlin

Palma escoteira para o Sr. Levy Sossi, que nos visitou representando a Casa Marlin

Adultos e jovens inscritos na União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e registrados no nosso Grupo podem comprar na Casa Marlin com um desconto exclusivo, bastando, para tanto, identificar-se em uma de suas lojas e apresentar a carteira de registro na UEB. Além do desconto oferecido aos seus membros o nosso Grupo Escoteiro, como instituição, terá direito a bonificações, espaços para divulgação de nossas atividades e do Grupo e outros benefícios e facilidades cujos detalhes estão discriminados em contrato firmado entre as duas partes, que estará disponível na secretaria do Grupo para consulta.

Mas a visita do Senhor Levy não foi só para ser apresentado e dirigir algumas palavras aos jovens e adultos presentes no I.B.O.A. de abertura. Ele também realizou a entrega do nosso novo gazebo, com o nome e escudo do nosso grupo e logotipo da Casa Marlin, celebrando a nossa parceria.

O gazebo foi o último item entregue da compra realizada com o valor arrecadado com a Campanha Concha do Mar (lembram?).

Além dos banquinhos e da mesa de alumínio que tinham sido comprados anteriormente com desconto na Casa Marlin, o gazebo foi fornecido em condições muito especiais.

Os termos da parceria preveem muitas formas de relacionamento e ações de apoio mútuo entre o nosso Grupo e a Casa Marlin. Uma delas será a inclusão do logo da Casa Marlin na página inicial do nosso site, divulgando para o mundo a nossa parceria.

Visitantes

Recebemos visita de membros da Equipe Regional da União dos Escoteiros do Brasil e de dois lobinhos do 016/ES Grupo Escoteiro Barão de Teffé, de Vila Velha (ES,) acompanhados de seus chefes, que foram participar conosco de atividades para cumprir requisitos de progressão.

Nessas visitas de jovens e adultos de outros grupos trocamos ideias, interagimos, aprendemos muito e contribuímos para a construção da grande fraternidade escoteira.

Visitantes-em-1-10-2016


Fotos: Roger Trancozo e Josimar Thomy, Texto: Gaziela Oliveira, Edição: Jodelson Sabino