Sumário das atividades do grupo em 11/6/2016


Promessas e investidura, entrega de Insígnias de Boa Ação, jogos na areia e orientações dadas por Guarda-vidas profissionais. Esse foi o resumo das atividades desse último sábado que seguem detalhadas nos parágrafos e fotos seguintes.

Dia 11/6 foi o Dia do Escoteiro do Mar e a chefia havia planejado uma manhã plena de atividades na praia e no mar para todos os ramos, mas o tempo não estava muito apropriado à diversão na água, especialmente pela temperatura local que baixou de forma incomum para a nossa região naquela manhã.

A chefia então decidiu realizar o plano B, ou seja, o segundo plano de atividades que eles tem sempre à mão para o caso de algum evento imprevisível que impossibilite a realização das atividades do plano principal. E esse foi o caso.

Pausa para uma foto da Equipe 3 na base do Chefe André, montada  em um barco em terra,

Pausa para uma foto da Equipe 3 na base do Chefe André, montada em um barco em terra,

Escoteiros e Seniores

As atividades na areia puderam ser mantidas e foram criadas equipes mistas, constituídas de escoteiros, seniores e guias que realizaram alguma competições e tarefas na areia da praia.

Ao final das atividades, os jovens dos ramos escoteiros e seniores e os chefes do Ramo Escoteiro tiveram uma reunião com a equipe de Guarda-vidas da Prefeitura Municipal de Vitória, destacada para o apoio às atividades no mar do nosso grupo. Nessa reunião foram dados esclarecimentos e explicações sobre os cuidados necessários durante as nossas atividades no mar naquela área da praia, bem como instruções gerais sobre o serviço de salvamento marítimo realizada na orla de Vitória. Os jovens esclareceram dúvidas e ao final agradeceram com uma palma escoteira.

A Equipe de Guarda-vidas foi representada pelos cabos

  • Cassio Borges da Silva
  • Gleicione Costa
  • Iveraldo Valadares do Nascimento

Que não pouparam esforços e cortesia ao lidar com nossos jovens e se colocaram à disposição para apoio em nossas futuras atividades no mar.

Lobinhos

Enquanto os escoteiros e seniores se divertiam na areia, os lobinhos se reuniram em um trabalho interativo em que os que já obtiveram a Insígnia de Boa Ação passaram suas orientações e falaram de suas experiências para os demais que estão se preparando para obtê-la. O próximo passo para a turma que ainda vai conquistar a Insígnia é preparar  um relatório sobre a comunidade em que cada um mora. Esse relatório é uma parte importante do item “Explorar a sua comunidade” como segue:

Explorar a sua comunidade:

  1. Conhecer os principais problemas sociais de sua rua ou bairro e conversar com seus pais ou velhos lobos sobre como você poderia contribuir para resolvê-los.
  2. Conhecer instituições de sua comunidade que realizam ações assistenciais a pessoas necessitadas ou orientação para a melhoria da vida das pessoas, procurando saber de que forma sua Alcateia poderia ajudá-las.

 

Lobinhos e seus certificados

Lobinhos e seus certificados de Insígnia da Boa Ação

Depois da explicação dada aos demais sobre a sua jornada para a conquista, os seguintes lobinhos que já concluíram todos os itens necessários receberam, das mãos da Akelá, as suas merecidas Insígnias de Boa Ação:

  • Anabelle Batista
  • Bárbara Tavares
  • Conrad Pinkus
  • Isis Rocha
  • Maria Eduarda Oliveira
  • Murilo Passigati
  • Sarah Nascimento
  • Sophia Pereira
  • Thiago Oliveira

Para saber mais sobre os requisitos para conquista da Insígnia da Boa Ação desses aplicados lobinhos, veja o artigo do nosso blog sobre Insígnias de Envolvimento com a Comunidade – Ramo lobinho.

Além da atividade relacionada à insígnia, o seguinte lobinho fez investidura

  • Arthur Santos Silva

E os seguintes lobinhos fizeram promessa

  • Sophia Rezende Pereira
  • Thiago Rezende de Oliveira

 

Por fim, os lobinhos começamos os preparativos para o grande evento de nome “Que seja doce” que ocorrerá para os jovens do Ramo Lobinho em 3 de Julho, quando eles cumprirão itens para a especialidade Confeiteiro.Os lobinho já se dividiram em grupos de 3, escolheram os doces que vão preparar e dividiram as tarefas de preparação entre eles. Enquanto eles se preparam para o dia do veredito a chefia do Ramo Lobinho organizará o evento, definindo local, lista de jurados e o procedimento a ser adotado no dia da avaliação.

Reunião de chefia

Alguns adultos do Grupo estenderam suas atividades escotistas pelo período da tarde do dia 11/6: A partir das 14:00 foi realizada a reunião mensal de chefia, com a participação de 12 pessoas entre diretores, chefes, assistentes, dirigentes e pais.

Nessa reunião, como de costume, foi feito o acompanhamento das ações em andamento e realizado o planejamento integrado das próximas atividades do grupo.

Selfie da Reunião de Chefia de 11/6/2016

Selfie da Reunião de Chefia de 11/6/2016

Para ver mais fotos sobre as atividades de 11/6, visite o álbum correspondente em nossa página no flickr.