Fatos e fotos das atividades de 30/04/2016


Alguns visitantes ilustres, um marco oficial na formação da chefia, a integração e o aprimoramento do conhecimento entre as chefias e entre os jovens e uma doação de pais para o grupo. Veja abaixo o resumo do que ocorreu nas atividades de 30/4/2016 do 11º GEMar Ilha de Vitória.

Comprometimento com a formação da chefia

O Programa Educativo estabelecido pela UEB (União dos Escoteiros do Brasil) é um instrumento de apoio aos adultos em processo de formação, cujo conteúdo busca contribuir para o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício das atribuições de chefes e dirigentes no Movimento Escoteiro.

Nesse contexto, o nosso Grupo tem uma preocupação constante com a formação contínua de seus voluntários, especialmente os dirigentes e chefes.

No I.B.O.A. de abertura de 30/4/2016, a Assistente de chefia do Ramo Escoteiro, Aline Amaral, recebeu das mãos da Diretora Sylvia Lessa o diploma de conclusão do curso preliminar,que estava guardado nos arquivos do Grupo aguardando apenas o seu retorno do período de licença para lhe ser entregue.

Foco na integração entre os escoteiros

A assistente Aline preparou e coordenou as atividades do dia. Depois do “quebra gelo”, onde os escoteiros interagiram e correram muito em brincadeiras ao ar livre, coordenados pelos monitores, eles trabalharam em atividades que os levaram a aprofundar o conhecimento mútuo, com foco nos jovens que se integraram ao grupo mais recentemente, dando a esses a oportunidade de também conhecerem melhor os demais colegas. Essas atividades estão alinhadas com o Sistema de Progressão, do Método Escoteiro, no qual a vida em equipe passa a fazer parte da realidade dos jovens desde o seu ingresso no grupo, possibilitando a descoberta progressiva de responsabilidade e desenvolvendo a capacidade tanto para liderar quanto para cooperar.

Lobinhos revisam personagens e história do Livro da Jângal

Os lobinhos relembraram a atividade da semana passada que foi a sessão do filme Mogli o Menino Lobo, que eles assistiram juntos. As chefes Sylvia e Enilene revisaram a história, para os que não assistiram o filme, comparando os personagens do filme com os personagens correspondentes do Livro da Selva (Título Original “The Jungle Book” de Rudyard Kipling), que é a base do esquema de formação do Ramo Lobinho. Essa atividade foi especialmente importante para os lobinhos novatos pois eles ainda estão se familiarizando com os personagens da história e o que cada um representa.

Na sequência, os lobinhos foram orientados pela Chefe Enilene a uma atividade de preparação para o Acampalobos, durante o qual haverá uma apresentação sobre “Os 100 anos de lobismo ao redor do mundo” e cada Grupo Escoteiro escolheu um continente para apresentar. O continente do nosso Grupo será a America do Norte e os nossos lobinhos começaram os ensaios para essa apresentação.

 

Lobinhos distutem sobre o Livro da Selva

Lobinhos discutem sobre o Livro da Selva

Três visitantes do Movimento Escoteiro

Durante nossas atividades fomos surpreendidos pela visita extra-oficial de dois representantes da Direção Regional da UEB-ES: Leonardo Vilar, Diretor de Gestão Institucional e Luiz Severino Neto, responsável pela Administração do Escritório Regional. Foi a primeira visita que recebemos de ambos ao nosso novo local de encontro desde a mudança em Agosto de 2015. Eles circularam pelas redondezas, admirando a paisagem maravilhosa ao redor, interagiram com dirigentes e chefes ali presentes, observaram as atividades de escoteiros e lobinhos e constataram a importante presença e participação dos pais durante as atividades do nosso grupo. Mesmo em uma visita informal o instinto participativo de voluntariado se manifestou nos dois representantes da Diretoria Regional: Luiz Severino aproveitou a oportunidade para entregar alguns documentos e colher assinaturas e o Leonardo sugeriu, de improviso, algumas ações táticas para melhoria contínua do grupo.

O terceiro visitante foi o jovem chefe Thomas Jefferson Vilas Boas, que já atuava no movimento escoteiro em Salvador (BA), mudou-se recententemente para Jacaraípe e tem acompanhado as atividades do nosso grupo nos últimos finais de semana.

Chefe Richardson recebe os visitantes Luiz, Leonardo e Jefferson

Chefe Richardson recebe os visitantes Luiz, Leonardo e Jefferson

Trabalhos administrativos

Enquanto escoteiros e lobinhos realizavam suas atividades, a equipe de apoio administrativo recebeu e esclareceu dúvidas de pais e responsáveis da comunidade de Vitória interessados na filiação de novos jovens ao grupo, prosseguiu com a tarefa de atualização do cadastro dos jovens no SIGUE, realizou o registros de presença dos jovens em período de experiência e distribuiu a carteirinha de registro na UEB para os jovens e adultos que já tiveram suas inscrições renovadas em 2016.

A chefe Francine ajudou no apoio administrativo e interagiu com as chefias dos demais ramos, já que o ramo sênior, da qual ela é assistente de chefia, não teve atividades nesse sábado.

Chefes Richardson, Francine e Aline

Chefes Richardson, Francine e Aline: Integração entre as chefias do Grupo Escoteiro.

ALERTA: Renovação do Registro Escoteiro

Alerta todos!

Se você ainda não renovou o seu Registro Escoteiro em 2016, entre em contato urgente com a Diretoria do Grupo ou com a sua chefia! O Registro Escoteiro de 2015 é válido até 30 de Abril de 2016 e para participar das atividades escoteiras depois dessa data você precisa ter o seu registro renovado.

Com certeza você não vai querer ficar de fora de nenhuma atividade, não é mesmo?

Registro Escoteiro

Imagem: Escoteiros do Brasil – Espírito Santo

Doação

É muito importante a participação e a iniciativa dos pais e responsáveis, tanto em ações de apoio administrativo e operacional às atividades do grupo quanto em contribuições com material. Somos um grupo de voluntários e precisamos do compromisso dos adultos para que o grupo continue existindo e oferecendo atividades com qualidade para os nossos jovens.

Nesse contexto, no I.B.O.A. de encerramento das atividades de 30/4/2016, o casal Jacqueline e Jodelson Sabino, pais do escoteiro Eric, doaram ao grupo uma pequena bolsa contendo caixas com divisórias para organização dos distintivos e insígnias em estoque. A Sra. Jacqueline também organizou o material e criou uma planilha e um processo de controle de estoque para serem adotados pela equipe de apoio administrativo.

Álbum de fotos

Clique na foto abaixou ou acesse o álbum correspondente, diretamente em nossa página do Flickr, para ver a seleção de fotos das atividades do dia 30/4/2016.


Atividades 30/04/2016